Psicologia I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Psicologia Clínica |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos
A Disciplina de Psicologia I tem como primeiro objectivo Introduzir a área científica da Psicologia, apresentando os principais conteúdos, modelos e questões da Psicologia e, numa perspectiva interdisciplinar, identificar os possíveis interfaces com a Medicina Dentária.
Tem depois como grande objectivo promover uma visão abrangente do ser humano enquanto ser bio-psico-social e em constante desenvolvimento ao longo de todo o ciclo de vida.
Finalmente, sendo a Medicina Dentária uma área de prestação de cuidados ao outro, interessa promover nos futuros médicos dentistas o desenvolvimento de competências de interacção e comunicação interpessoal.
Competências
Espera-se que, no âmbito desta disciplina, o aluno adquira competências de modo a:
- ser capaz conhecer e aplicar os principais conceitos da Psicologia;
- ser capaz de identificar as várias dimensões do funcionamento do ser humano, encarando a pessoa como um todo complexo numa perspectiva humanista;
- ser capaz de reconhecer que o ser humano está em constante desenvolvimento, identificando as suas principais etapas e as características específicas de cada uma;
- conhecer os vários modelos explicativos sobre a interacção entre pessoas e identificar as principais competências de interacção e de comunicação interpessoal;
- ser capaz de utilizar as principais competências de interacção e de comunicação interpessoal, tanto de uma forma espontânea e natural nas várias situações do dia-a-dia, como deliberada e intencionalmente em situações específicas.
Resultados de aprendizagem
Espera-se que sejam os seguintes, os principais resultados de aprendizagem:
- Aquisição do corpo de conhecimentos teórico-práticos afectos à disciplina;
- Aquisição das competências anteriormente descritas;
- Produção de reflexões teóricas e teórico-práticas sobre os conteúdos expostos nas aulas;
- Definição e ensaio de estratégias para gerir as relações interpessoais;
- Participação activa nas actividades de role-playing e respectiva reflexão crítica, perspectivando os vários contextos e situações relacionais em que o aluno se possa envolver.
Programa
Unidade 1 – Psicologia como ciência
1.1. Definição, objecto e método da Psicologia
1.2. Relação da Psicologia com a Medicina Dentária
1.3. Os princípios de uma Ciência Desenvolvimental Aplicada
Unidade 2 – O ser humano como ser bio-psico-social
2.1. Estruturas, funções e dinâmicas psicológicas
2.1.1. Noções breves sobre percepção, memória e aprendizagem
2.1.2. Noções breves sobre inteligência, emoção e personalidade
2.1.3. Noções breves sobre motivação e processos motivacionais
2.2. Crenças e percepções pessoais: auto-estima, auto-imagem, auto-conceito
2.3. Breve alusão à perspectiva ecológica e sistémica do funcionamento humano
Unidade 3 – Desenvolvimento humano
3.1. Conceitos chave sobre o desenvolvimento
3.2. Dimensões do desenvolvimento humano
3.2. Perspectiva ontogénica do ser humano
Unidade 4 – Competências de interacção e comunicação interpessoal
4.1. Modelos explicativos das competências de interacção e comunicação interpessoal
4.2. Competências de interacção fundamentais
4.3. Competências de comunicação para objectivos específicos
Bibliografia Obrigatória
Gleitman Henri;
Psicologia. ISBN: 978-972-31-1059-3
Dworkin, Samuel F.;
Behavioral science and dental practice. ISBN: 0-8016-1484-8
Ridruejo Alonso, P.;
Psicología médica. ISBN: 84-486-0143-2
Mostofsky David I.;
Behavioral dentistry. ISBN: 978-0-8138-1273-7
Silverman Jonathan;
Skills for communicating with patients. ISBN: 978-1-85775-640-1
DeVito Joseph A.;
The^interpersonal communication book. ISBN: 978-0-205-62570-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas
1 hora semanal
Exposição e discussão dos conteúdos programáticos.
Aulas teórico-práticas
1,5 horas semanais
Realização de actividades práticas de aplicação dos conhecimentos (rôle-playing, debates,…)
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas > Psicologia
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
40,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
A obtenção da frequência implica que o aluno:
- cumpra o nível mínimo de 75% de assiduidade nas aulas;
- realize e entregue os trabalhos solicitados;
- realize o exame de avaliação;
- obtenha a nota mínima de 9,0 valores em cada componente de avaliação (contínua, processual e descontínua, terminal).
Fórmula de cálculo da classificação final
De acordo com o “Regulamento da Harmonização do Sistema de Avaliação para as unidades curriculares do Plano de Estudos do Mestrado Integrado em Medicina Dentária”, o cálculo da classificação final será feito da seguinte forma:
45% Contínua, processual - Participação e trabalho final (inclui apresentação oral nas últimas aulas TP e entrega do material produzido)
45% Descontínua, terminal - exame final em época normal
10% Assiduidade
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos que tenham acesso à época especial de conclusão de ciclo de estudos - finalistas (art. 9, do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes da UP), estão dispensados da frequência das aulas. No entanto, em substituição da frequência, deverão realizar uma componente contínua processual, através da elaboração e apresentação de trabalhos especiais definidos pelos docentes. Aconselha-se estes alunos a falarem com os docentes no início do semestre para a definição atempada do plano de trabalhos.