Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 113

Introdução à Medicina

Código: 113     Sigla: 113

Ocorrência: 2005/2006 - A

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 0 Plano oficial a partir de 2000 1 2 2 -

Objetivos

Com a disciplina de Introdução à Medicina pretende-se que os alunos tenham um primeiro contacto com o mundo da Medicina. Reflectir-se-á sobre os principais problemas de saúde que afectam os povos, sobre as soluções para eles encontradas pela Medicina ao longo dos tempos (estudados na História da Medicina) e, sobretudo, sobre os métodos de aquisição e avaliação do conhecimento, necessário a uma prática de qualidade (ou seja, uma prática norteada por princípios éticos, cientificamente eficaz, economicamente efectiva e socialmente eficiente).
Na verdade, o exercício da Medicina pressupõe uma combinação de saberes, não apenas do âmbito médico do diagnóstico e terapêutica (estudados nas disciplinas básicas – relativas ao conhecimento da anatomia e fisiologia e patologia do corpo humano e clínicas – relativas à semiologia das doenças e à prestação de cuidados de saúde) mas também de saberes, provenientes originalmente de outras áreas científicas mas aplicados entretanto aos problemas de Saúde, tais como a Bioestatística, a Informática Médica, a Economia da Saúde ou a Bioética.
Acreditamos que, sem os conhecimentos, aptidões e atitudes, ensinadas/aprendidas nesta Disciplina, os futuros médicos encontrarão mais dificuldades em aprender a aprender (fundamental para a sua formação básica, especializada e contínua), em aprender a investigar (importante para o avanço da Medicina), em aprender a avaliar (essencial para a auditoria médica e melhoria continuada da qualidade da prestação de cuidados), em aprender a partilhar (base para divulgação de informação e comunicação entre profissionais de saúde), em aprender a decidir (problemática constante na contextualização individual e social do acto médico) e, finalmente, em aprender a humanizar-se (condição primeira na relação médico-doente e inter-profissional).

Programa

1. Medicina pré-histórica (paleopatologia). Medicina Egípcia. Medicina do crescente fértil.
2. Origens da medicina científica – Medicina da Grécia antiga. Escolas filosóficas. Medicina Hipocrática. Medicina pós-hipocrática. Medicina romana. Medicina Galénica.
3. Idade média mediterrânica. Medicina árabe. Universidades médicas no Ocidente. Medicina Portuguesa medieval.
4. O renascimento – os anatomistas.
5. Medicina do séc. XVII e XVIII. Medicina em Portugal.
6. Medicina do séc. XIX. Medicina de laboratório. Raios X. Penicilina.

Bibliografia Principal

Jean-Charles Sournia. História da Medicina. Instituto Piaget.
A. Tavares de Sousa. Curso de História da Medicina. Das origens aos fins do século XVI. 2ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian.



Bibliografia Complementar

Maximiliano Lemos. História da Medicina em Portugal. Publicações Dom Quixote

A Medicina e a Sua História. EPUC – Editora de Publicações Científicas, Lda, 1989

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Obtenção de frequência

Vigora o regime de frequência da FMDUP (vide Regulamento Académico).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

As componentes teórica e prática são consideradas indispensáveis para a aprovação de todos os alunos. Os alunos cujo estatuto permita o regime de avaliação especial, poderão ser avaliados fora do calendário normal e no respeito pelas componentes de avaliação. No entanto, para conhecimento das regras legalmente estipuladas para cada caso, deverão consultar os seguintes regulamentos consoante a situação:
- Decreto-lei 358/70 de 29 de Julho
- Decreto-lei 152/91 de 23 de Abril
- Portaria n.º 947/87 de 10 de Dezembro
- Lei n.º 90/2001 de 20 de Agosto
- Decreto-lei n.º 125/95 de 31 de Maio

Observações

Disciplina semestral (1º semestre), leccionada no 1º ano da licenciatura de Medicina Dentária correspondente a 2 ECTS da estrutura curricular do curso.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-10-08 às 18:56:29 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico