Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > 611

Medicina Dentária Preventiva II

Código: 611     Sigla: 611

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Página Web: http://www.homestead.com/apso/AreaCientifica.html
Curso/CE Responsável: Medicina Dentária

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MD 48 Plano oficial a partir de 2000 6 2 4 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Medicina Dentária Preventiva II
• Objectivos

O objectivo principal da cadeira é dar aos futuros Médicos Dentistas as armas necessárias com que poderão enfrentar os problemas da Saúde Oral Comunitária.
-A base de dados que se iniciou em 1984, que permanentemente se actualiza, constitui uma base fundamental para os estudos epidemiológicos sobre a Saúde Oral das populações e para a metodologia da Medicina Dentária Preventiva que nos permitem a melhoria dos níveis dos índices de Saúde Oral e de Qualidade de Vida dos cidadãos e das comunidades bem como proporcionar ao estudante um campo científico onde pode participar na aplicação dos métodos preventivos colhendo a experiência enriquecedora do trabalho e do contacto directos com a realidade.
Os trabalhos de campo e a prática clínico permitem conhecer em detalhe e profundidade os factores condicionantes da Saúde Oral das populações e, além disso, possibilitam ao estudante a observação dos problemas reais e constituem uma excelente área de investigação duma parte importante das matérias científicas desta disciplina.
Em média, por ano, têm sido observados cerca 1000 indivíduos. Em cada ficha são recolhidos, em regra, dados de mais de 50 variáveis, dependendo do modelo de estudo adoptado, dos índices eleitos e também das condições de trabalho.
A estrutura da cadeira, ao longo do tempo, foi evoluindo naturalmente e foi-se apurando, permitindo aos docentes da disciplina a conquista de conhecimentos práticos e teóricos que lhes confere especial destreza face à problemática inerente.
O aluno é integrado em equipas de trabalho, ocupando sucessivamente as funções de Motivador, Anotador, Examinador, Clínico e Supervisor. Ao longo do curso participa na recolha dos dados, actualização da base de dados, aplicação de métodos preventivos, e procedendo a trabalhos de Saúde Oral Comunitária, análise epidemiológica e desenho e implementação de programas de Saúde Oral.

Programa

Introdução. A placa bacteriana. O desenvolvimento das lesões de cárie. O papel da placa bacteriana na etiologia e progresso das doenças periodontais inflamatórias. Escovagem da boca. Higiene oral pessoal. Dentífricos, elixires e irrigações orais. Flúor. Selantes de fissura. Defesas biológicas orais e desmineralização e remineralização dos dentes. Verificação da actividade de cárie. Prevenção das doenças periodontais. Sacarose e outros adoçantes. Nutrição e doenças provocadas pela placa bacteriana. Motivação. Programas de saúde Oral Comunitária. Programas de Saúde Oral Escolares. Cuidados de Saúde Oral para diminuídos físicos e mentais. Medicina Dentária preventiva ao nível hospitalar. Aplicações clínicas da Medicina Dentária Preventiva. Investigação – o futuro da Medicina Dentária Preventiva.
Aulas Práticas.
A – Clínica: .
Determinação dos índices de CPO e CPOS. Determinação dos índices de doença periodontal. Métodos clínicos de motivação. Higienização oral. Aplicação de selantes de fissura. Aplicação tópica de flúor. Destartarização e polimento dos colos dentários. Controlo de traumatismos oclusais. Controlo da erupção dentária. Controlo das disfunções mastigatórias.
B – Trabalho de campo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas Teóricas.
Aulas Práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 80,00
Total: - 0,00

Fórmula de cálculo da classificação final

(2P+1T)/3

Provas e trabalhos especiais

Trabalho de campo (rastreio da patologia da boca; recolha de dados para determinação de índices e actualização da base de dados)

Observações

Na 3º aula realiza-se um teste-diagnóstico (sem carácter avaliativo) contendo perguntas que percorrem todos os capítulos da matéria.

Há mais de 10 anos o Regente desta diciplina vem permanentemente chamando a atenção aos órgãos competentes da FMDUP para o seguinte problema: Medicina Dentária Preventiva I e Medicina Dentária Preventiva II são obviamente sequenciais e complementares, sendo certo que MDP II(cadeira semestral) tem como precedente obrigatória a MDP I (cadeira anual). Ora, não faz qualquer sentido que os dois semestres de MDP I sejam administrados no 3º ano do curso e o semestre de MDP II seja dado no 6º ano. No nosso entender, o ideal seria distribuir os três semestes de tal forma que o aluno possa receber as matérias de Medicina Dentária Preventiva I e II sem interrupções absurdas. Deste modo, a nossa sugestão é que cada um dos três semestres seja distribuido por três anos sucessivos, ou seja, o primeiro semestre no 3º ano, o segundo semestre no 4º ano e o terceiro no 5º ano. Pela nossa parte, iremos insistir veementemente por esta mais que necessária correcção.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-21 às 20:14:02 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico