Cirurgia Oral III
Ocorrência: 2008/2009 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MD |
44 |
Plano oficial a partir de 2000 |
6 |
3 |
5 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
- conhecer a anatomia da região oro-maxilo-facial
- estabelecer um diálogo empático com o doente
- observar um doente
- estabelecer um diagnóstico e propor um plano de tratamento
- anestesiar um doente para os actos de medicina dentária
- praticar actos de medicina dentária com o doente sob anestesia geral
- conhecer e usar técnicas de assépsia e anti-sépsia
- efectuar extracções dentárias
- realizar a cirurgia de lesões dos tecidos moles
- colher fragmentos e interpretar resultados anatomo-patológicos
- realizar actos de cirurgia endodôntica, ortodôntica, tumoral e de inclusões dentárias.
Programa
Actividade cirúrgica, prática, das matérias aprendidas, teoricamente em Cirurgia Oral I e Cirurgia Oral II
Bibliografia Obrigatória
Donado Rodríguez Manuel;
Cirugía bucal. ISBN: 84-458-1533-4
Graziani, Mario;
Cirurgia bucomaxilofacial. ISBN: 85-277-0302-5
Hubertus Spiekermann; Implantology (Color Atlas of Dental Medicine), Thieme Medical Publishers, Inc, 1995. ISBN: 313100231X
Nevins M.; Mellonig J.T.; Implant Therapy: Clinical Approaches & Evidence of Success, Quintessence Publishing. ISBN: 0867153415
Hermann Sailer, Gion Pajarola; Oral Surgery for the General Dentist, Thieme Medical Publishers, Inc, 1999. ISBN: 0865777071
Peterson, Larry J. 340;
Principles of oral and maxillofacial surgery. ISBN: 0-397-51232-5
Fonseca, Raymond J.;
Reconstructive preposthetic oral and maxillofacial surgery. ISBN: 0-7216-3307-2
Neville, Brad W. [et.al.];
Oral & maxillofacial pathology. ISBN: 0-7216-9003-3
Shear, Mervyn;
Cysts of the oral regions. ISBN: 0-7236-0987-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino contínuo: O aluno aprende a manejar a informação de forma crítica, tornando-se um participante activo na solução dos vários problemas que vão surgindo com a colaboração, obviamente dos docentes responsáveis.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final