Histologia e Embriologia
Ocorrência: 2006/2007 - A
Ciclos de Estudo/Cursos
Objetivos
O principal objectivo da Histologia e Embriologia consiste na descrição da estrutura microscópica e submicroscópica dos tecidos e órgãos que constituem os organismos biológicos, bem como o seu desenvolvimento embrionário e pós-natal.
É no entanto necessário que o aluno entenda a morfologia numa perspectiva funcional, não só para aumentar a motivação para o estudo da forma, mas, mais importante, para que possa compreender melhor como as modificações da forma levam a alterações da função e vice-versa.
Para atingir estes objectivos o programa curricular consta de um núcleo de conhecimentos básicos, fundamentais para a formação de qualquer médico, sendo fornecidas aos alunos as informações necessárias para um maior aprofundamento dos conhecimentos, à medida dos seus interesses e capacidades.
Programa
Aulas Teóricas: Introdução à Histologia e Tecidos Epiteliais; Tecidos Conjuntivos Moles; Tecidos Conjuntivos Duros; Tecidos Musculares; Sangue e Hematopoiese; Sistema Cardiovascular; Embriologia Cardiovascular; Órgãos Hematopoiéticos; Embriologia do Sistema Nervoso; Tecido Nervoso; Embriologia do Olho e do Ouvido; Olho; Ouvido; Aparelho Digestivo I; Aparelho Digestivo II; Glândulas Anexas do Aparelho Digestivo; Embriologia do Aparelho Digestivo; Glândulas Endócrinas I; Glândulas Endócrinas II; Aparelho Respiratório; Pele e Anexos; Aparelho Urogenital; Aparelho Genital Feminino; Aparelho Genital Masculino; Embriologia do Aparelho Urogenital.
Aulas Práticas: Tecidos Epiteliais; Tecidos Conjuntivos Moles; Tecidos Conjuntivos Duros; Tecido Muscular; Sangue e Hematopoiese; Sistema Cardiovascular; Órgãos Hematopoiéticos; Tecido Nervoso I; Tecido Nervoso II; Olho; Ouvido; Aparelho Digestivo I; Aparelho Digestivo II; Glândulas Anexas e Embriologia do Aparelho Digestivo; Glândulas Endócrinas I; Glândulas Endócrinas II; Aparelho Respiratório; Pele e Anexos; Aparelho Urinário; Aparelho Genital Feminino; Aparelho Genital Masculino.
Bibliografia Principal
Histologia
Bloom and Fawcett's Concise Histology, Fawcett, D.W. and Jensh, R.P.- 2nd Edition, Arnold Publishers, 2002
Histologia Básica - Junqueira & Carneiro, 10ª edição, Guanabara Koogan, 2004
Functional Histology - Wheater�s � , 4th edition, Young, B. & Heath, J.W., Churchill Livingstone, 2000 (existe tradução brasileira da edição anterior, Guanabara Koogan, 1994)
Embriologia
Langman´s Medical Embryology - Sadler, T.W.- 9th edition, Williams and Wilkins, 2004 (existe tradução brasileira da edição anterior, Guanabara Koogan, 1997)
Developmental Biology - Gilbert, S.F.- 6th edition, Sinauer Associates Inc., 2000
Human Embryology - Larsen, W.J., 3ª ed., Churchill & Livingston, 2001
Bibliografia Complementar
Histologia
Basic Medical Histology - Kessel, R.G.,Chapman & Hall, 1st Edition, Oxford University Press, 1998;
Atlas de Histologia - Vegue, Jesús Boya -, Editorial Médica Panamericana, S.A., 1999;
Atlas of Functional Histology - Kerr, J.B.-,Mosby, 2000.
Embriologia
The Developing Human - Moore, K.L. and Persaud, T.V.N. - Clinically Oriented Embryologic, 6th Edition, Saunders Company, 1998;
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas
As aulas teóricas serão constituídas por prelecções de 50 minutos cada, com frequência semanal. Destinam-se a transmitir aos alunos de forma clara os conhecimentos básicos sobre um determinado tema. Não visam abordar global e aprofundadamente qualquer assunto, pois a constante expansão do conhecimento biológico o impede, mas deverão possibilitar ao aluno, face a um livro de texto ou um artigo científico, conseguir distinguir o fundamental do acessório.
Aulas práticas
As aulas práticas são constituídas por blocos de duas aulas semanais de duas horas cada. Na primeira aula da semana o docente apresentará de forma sucinta os objectivos da aula e seguidamente os alunos deverão observar as estruturas microscópicas de acordo com um sumário previamente distribuído, fomentando deste modo a sua capacidade de auto-aprendizagem. Na segunda aula da semana os alunos discutirão com o docente as dúvidas surgidas e será efectuada uma análise geral da matéria em estudo.
Estudo individual
No ano lectivo em curso, por falta de espaços disponíveis, os alunos apenas poderão efectuar o estudo do material das aulas práticas durante as próprias aulas e durante 2 horas nas tardes de quarta-feira. No período que precede a avaliação prática haverá maior possibilidade de estudo, segundo horário a estabelecer.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Obtenção de frequência
Obtenção de nota mínima (9,5 valores) na prova prática (ou no conjunto das duas provas práticas parciais no caso de realização de frequências);
Obtenção de nota mínima (8,5 valores) na prova teórica (ou no conjunto das duas provas teóricas parciais no caso de realização de frequências);
Obtenção de classificação final mínima de 9,5 valores;
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final é calculada pela fórmula:
(Prova Teórica x 3 + Prova Prática)/4
A aprovação na disciplina obriga a classificação final mínima de 9,5 valores (escala de 0 a 20).