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Avaliação da Alexitimia em Crianças Portuguesas com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção

Título
Avaliação da Alexitimia em Crianças Portuguesas com Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2019
Autores
Teixeira, S
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Barbosa, JP
(Autor)
FMUP
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Lourenço, L
(Autor)
Outra
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Gonçalves, D
(Autor)
FMUP
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Guardiano, M
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Outras Informações
ID Authenticus: P-00V-ZJC
Abstract (EN): <jats:p>INTRODUÇÃO: Diversos estudos têm demonstrado existir uma perturbação do processamento emocional em crian-ças com perturbação hiperatividade/ défice de atenção (PHDA). No entanto, existem poucos estudos relativos à as-sociação entre alexitimia e PHDA tanto em adultos como em crianças, e nenhum na população portuguesa. MÉTODOS: A amostra acidental inclui 50 crianças previamente diagnosticadas com PHDA e sob tratamento e 51 crianças saudáveis sem PHDA, com idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos. Com o intuito de avaliar a alexiti-mia foi aplicada a versão portuguesa do questionário de alexitimia para crianças.RESULTADOS: Comparando os dois grupos, não se verificaram diferenças significativas em nenhum dos três fatores da escala de alexitimia: dificuldade em identificar sentimentos, dificuldade em descrever sentimentos e pensamento orientado externamente, assim como na pontuação total da escala. DISCUSSÃO: No nosso estudo, crianças com PHDA sob intervenção farmacológica e psicoterapêutica apresentaram níveis de alexitimia sobreponíveis à população controlo. CONCLUSÃO: O nosso estudo pretende reforçar a importância da avaliação do processamento emocional na PHDA e a sua relação com as intervenções terapêuticas realizadas, abrindo portas a que outras investigações se dediquem a este tema.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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