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A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2

Título
A densidade de ideias e a complexidade gramatical na avaliação da produção escrita em português L2
Tipo
Artigo em Revista Científica Nacional
Ano
2021
Autores
Lopes, Ângela Filipe
(Autor)
Outra
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Fonte académica
Classificação Científica
CORDIS: Humanidades > Ciências da linguagem
Outras Informações
Resumo (PT): A avaliação da produção escrita em L2 de nível avançado é de difícil quantificação, como também são os objetivos estabelecidos para esta competência no mesmo nível. A correção não é suficiente. Procura-se a qualidade da escrita, traduzida na precisão e na riqueza lexicais, bem como na complexidade frásica. No sentido de medir estas características da escrita sofisticada, propõem-se a Densidade de Ideias e a Complexidade Gramatical como parâmetros de avaliação da escrita já explorados por Snowdon et al. (1996) e por Kemper et al. (2001) no âmbito do Nun Study (Snowdon 2001). A sua aplicação ao contexto da aprendizagem do português L2 no nível avançado (C1/C2) é feita no sentido de estudar a natureza das frases produzidas em duas tarefas de produção escrita: uma síntese e uma réplica. Verificou-se, em primeiro lugar, uma variabilidade elevada nos resultados que decorre da heterogeneidade do grupo de estudantes em questão. Em segundo lugar, ambas as medidas evidenciaram uma associação significativa em ambas as tarefas de escrita, levando a concluir que quem escrever com riqueza e precisão lexicais produzirá também frases de complexidade gramatical mais elevada. Por último, verificou-se a influência da leitura sobre a escrita, na medida em que os estudantes que leem por hábito são aqueles que obtiveram marcas mais elevadas nos dois parâmetros medidos.
Abstract (EN): Advanced L2 written production assessment is difficult to quantify as are learning goals established for this competence in the same level. Correction is not enough. Quality in writing is expected to translate into lexical precision and richness, as well as sentence complexity. In order to measure these characteristics of sophisticated writing, Idea Density and Grammatical Complexity are proposed as assessment parameters as they were explored by Snowdon et al. (1996) and by Kemper et al. (2001) in the Nun Study (Snowdon 2001). Its adoption to the advanced Portuguese L2 learning context (C1/C2) underlied the study of sentences produced in two writing tasks: a synthesis and a writing prompt. First, results were highly variable due to the heterogeneity of the group of participants. Both measures were found to be correlated in both writing tasks, which led to the conclusion that participants who write with lexical precision and richness also produce higher complexity sentences. Lastly, the results confirmed that reading has an influence on writing quality, insofar as the students who usually read as the ones who got the highest scores in both parameters.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/LinguarumArena/article/view/11038
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
1_AngelaLopes 512.44 KB
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