Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Publicações > Visualização > A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA

Título
A QUEDA DOS CORPOS PARA ALÉM DO QUE SE VÊ: CONTRIBUIÇÕES DAS IMAGENS ESTROBOSCÓPICAS E DA VIDEOANÁLISE PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2018
Autores
Dias, MA
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Vianna, DM
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Carvalho, PS
(Autor)
FCUP
Revista
A Revista está pendente de validação pelos Serviços Administrativos.
Vol. 20
ISSN: 1415-2150
Classificação Científica
CORDIS: Ciências Sociais > Ciências da educação > Educação > Ensino experimental
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
ID Authenticus: P-00R-3EX
Abstract (EN): <jats:p>RESUMO: Apresentamos os resultados de uma pesquisa que vem desenvolvendo intervenções didáticas investigativas que utilizam como recursos imagens estroboscópicas e videoanálise, buscando confirmar se elas contribuem para a alfabetização científica. Imagens estroboscópicas e videoanálise permitem um ensino em diversos contextos, pois com sua utilização pelo professor, os alunos estudam movimentos reais que foram anteriormente filmados e transformados em material didático. Considerando o potencial desses recursos para a aprendizagem científica, investigamos de que forma sua utilização numa intervenção sobre a queda dos corpos colabora para a alfabetização científica. Na análise dos diálogos entre os alunos durante a construção dos argumentos em resposta à situação problema proposta pelo professor, identificamos um grande número dos indicadores de alfabetização científica.</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Using image modelling to teach Newton's Laws with the Ollie trick (2016)
Artigo em Revista Científica Internacional
Dias, MA; Carvalho, PS; Vianna, DM

Das mesmas áreas científicas

Vlab-Fis: Queda livre – um vídeo preparatório à atividade AL 1.1 do 11º ano (Física) (2018)
Outras Publicações
Carvalho, PS; Machado, NA; João Nuno Barros; Pedro Alves
AL 1.2 - Forças nos movimentos (2018)
Outras Publicações
Carvalho, PS; Léo Macena dos Santos
Students learning about chemical kinetics, a case study of real-time graphs (2006)
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Fernanda Esteves; M. Gabriela T. C. Ribeiro
UM EXPERIMENTO SIMPLES PARA MOSTRAR A CONSERVAÇÃO DO MOMENTO LINEAR (2018)
Artigo em Revista Científica Internacional
Ferreira, VS; Carvalho, PS

Ver todas (12)

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-31 às 21:44:06 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico