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Projeto/Contrato PS:2023.15776.PEX

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto Em CursoEm Curso
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 83456
 
Referência: 2023.15776.PEX
Nome Curto: uRisk
Título: Avaliação de comportamentos de risco ao volante com recurso a simulador de condução
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: I&DT - Projectos de I&DT em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2024-12-16
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2025-01-15
Data de Conclusão Prevista: 2026-01-14
Data de Conclusão Efetiva: 2026-07-14
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 49.938,81 EUR
Detalhes
Resumo: A segurança constitui um desígnio para todo o sistema de transportes. Contudo, a segurança rodoviária merece especial atenção, dado o número muito elevado de acidentes e vítimas. A Comissão Europeia define objetivos ambiciosos: eliminar as mortes na estrada causadas por erro humano até 2050 e manter a UE na liderança mundial da segurança nos transportes. A estratégia "Visão Zero" está altamente dependente da automação dos veículos que, no seu estado mais avançado, permitirá remover a intervenção humana na condução. Contudo, a automação completa não será imediata, tendo a UE definido indicadores-chave de desempenho na sua política de segurança rodoviária para 2021-2030. Sendo o erro humano total ou parcialmente responsável por 95% dos acidentes, a definição de indicadores sobre o comportamento ao volante afigura-se como natural.
Após anos de fortes investimentos em infraestruturas e na formação, educação e fiscalização dos condutores, nos quais a UE observou um decréscimo sustentado do número de mortes e feridos graves, os esforços para reduzir ainda mais esses números estão a ser focados em novas tecnologias de monitorização e alerta. Estas permitem atuar proativamente na prevenção de acidentes, fornecendo informação em tempo real ao condutor sobre o seu estado e desempenho, bem como sobre a estrada. De facto, durante a transição para a automação completa, os sistemas de assistência e monitorização da condução continuarão a ser desenvolvidos no sentido de uma melhor fiabilidade e resposta às expetativas dos condutores.
O projeto uRisk irá contribuir para este desígnio através de um estudo exploratório sobre erro humano e comportamentos de risco ao volante. Irá ser proposto um índice generalizado para a caraterização da condução insegura, combinando múltiplos parâmetros de monitorização da condução e do estado do condutor cuja variação está associada ao risco na condução e, consequentemente, à ocorrência de incidentes. Este índice permitirá incorpora Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Tiago Fonseca (Autor) (Outra); Sara Ferreira (Autor) (FEUP)
2025
Artigo em Revista Científica Internacional
Tiago Fonseca (Autor) (Outra); Sara Ferreira (Autor) (FEUP)
2025
Resumo de Comunicação em Conferência Internacional
Sérgio Pedro Duarte (Autor) (FEUP); Nuno Figueiredo (Autor) (FEUP); Sara Ferreira (Autor) (FEUP); António Lobo (Autor) (FEUP)
2025
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Proponente
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 49.938,81 EUR
Valor Financiado Aprovado: 49.938,81 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 0,00 EUR
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Ana Luísa Correia Dias Loureiro ALCDL Investigador 2025-10-22 2026-01-21
FEUP Carlos Manuel Rodrigues CMR Investigador 2025-01-15 2026-07-14
FEUP José Pedro Maia Pimentel Tavares JPT Investigador 2025-01-15 2026-07-14
FEUP Sara Maria Pinho Ferreira SPF Investigador 2025-01-15 2026-07-14
FEUP Sérgio Pedro de Matos Duarte SPMD Investigador Responsável na UO 2025-01-15 2026-07-14

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 423364 Maria Isabel Esteves Peres 220413579
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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