Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:41786

Projeto/Contrato PS:41786

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Projeto Em CursoEm Curso
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 80286
 
Candidatura: MedDietMenus4Campus
 
Referência: 41786
Nome Curto: MedDietMenus4Campus
Título: Promoting stakeholder adherence to Mediterranean diet in campus through social marketing strategies
Financiamento Competitivo: Sim
Tipo de participação Universidade do Porto: Promotor
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 1
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Section 2 Multi-topics 2022
Instituição Financiadora: Partnership for Research and Innovation in the Mediterranean Area
Âmbito Geográfico Financeiro: Internacional
Data de Contrato de Financiamento: 2023-07-07
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Previsto: 2023-05-15
Data de Início Efetivo: 2023-05-15
Data de Conclusão Prevista: 2026-05-14
Data de Conclusão Efetiva: 2026-05-14
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 374.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: Food service comprises the production of meals consumed outside the home, including consumers from all age groups and in different sectors. This service sector has evolved through the years, providing an increasing number of meals, which have been drifting away from the Mediterranean Food Pattern. Food service is an important setting for public health interventions, educating consumers and modulating behaviours through the meals provided.
Prior research on eating habits has mainly focused on a single stakeholder - typically consumers - and on a narrow set of outcome variables. Although these studies provide important clues about the determinants of adherence to food offer, research has yet to address this issue using an integrative approach of multiple stakeholders (e.g., the consumers, food providers, decisors) across a set of different variables. Also, intervention initiatives, usually act only on the environment without strategies that efficiently engage all the stakeholders involved.
Social Marketing is one of the strategies, empirically verified, designed to promote change behavior, which contributions to health and well being of citizens are positively recognized by many. Establishing and managing long-term partnerships that include different groups of stakeholders - consumers, government, retailers and other players - are key elements in the application of mid and upstream social marketing to complex issues.
This project, developed in Portugal, Spain, Turkey, and Croatia, aims to identify the compliance of food service menus with the Mediterranean Diet in public high education institutes canteens, pinpointing opportunities to intervene, namely: 1) promoting changes in the food offer addressing proximity to the Mediterranean Food Pattern, creating, and offering plant-based meals, with seasonable and local food products and 2) developing tailored social marketing strategies to engaging stakeholders to encourage healthier and sustainable food habits. It Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Observações: Submissão 1st stage: 22/03/2022 Submissão 2nd stage: 13/09/2022 ---- Financiamento nacional através de FCT: https://www.fct.pt/apoios/cooptrans/artigo185/prima.phtml.pt
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências médicas e da saúde > Outras ciências médicas

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Gomes, S. (Autor) (Outra); Nogueira, M. (Autor) (Outra); Viegas, C. (Autor) (Outra); Neto, B. (Autor) (Outra); Prada, M. (Autor) (Outra); Souza, C. (Autor) (Outra); Ferreira, L. (Autor) (Outra); Rocha, Ada (Autor) (FCNAUP)
2024
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto FCNAUP Universidade Proponente Ada Rocha adarocha@fcna.up.pt
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 95.785,35 EUR
Valor Financiado Aprovado: 95.785,35 EUR
Valor co-financiado Aprovado: -
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FCNAUP Ada Margarida Correia Nunes da Rocha AMCNR Investigador Responsável na UO 2023-05-15 2026-05-14
SPUP Maria Benilde Oliveira Lopes MBOL Técnico 2023-06-15 2026-05-14
SPUP Rafaela Laurinda Moreira Pereira RLMP Técnico 2023-06-15 2026-05-14

Técnicos no Projeto

Mais informações Não existem Técnicos associadas ao Projeto.
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-08-24 às 21:16:19 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico