Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:2018-1-BE02-KA201-046844

Projeto/Contrato PS:2018-1-BE02-KA201-046844

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 73230
 
Candidatura: Erasmus+ | taalCULTuur
 
Referência: 2018-1-BE02-KA201-046844
Nome Curto: taalCULTuur/ArtiCULan
Título: Art, Time, Culture and Language
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 4
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Internacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: Erasmus+
Instituição Financiadora: Comissão Europeia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-10-25
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-09-01
Data de Início Efetivo: 2018-09-01
Data de Conclusão Prevista: 2021-08-31
Data de Conclusão Efetiva: 2021-08-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 263.545,00 EUR
Detalhes
Resumo: This project aims to develop international and interdisciplinary artistic workshops in multilingual classrooms including children from 5 to 12 years old. We focus on refugee classes including pupils with a migrant background and on CLIL-schools willing to focus on multiple literacies and participation in civic and socio-cultural life. Stimulating the learning potential of each child via focus on multiple literacies and different learning preferences strengthens their personal development and enhances high-quality cognitive intellectual, social and aesthetic skills. It creates opportunities to work on transversal key competences through the monitored application of the features of creative processes that are characteristic for artistic activities in visual arts, music and drama. The starting point will be how arts strengthen the learning process in multilingual classrooms with the aim of promoting social inclusion processes. The project will strengthen the profile of in-service and pre-service teachers dealing with diversity in the classroom and will intensify the transformative potential of schools. It will foster open, nuanced and integer mindsets in order to contribute to the development of a high standard, conscious, multicultural citizenship, making careers more personally profiled and thus more attractive.
Target group. The refugee crisis prompted primary school to apply a multilingual approach both in refugee classes for newly-arrived pupils and in regular classes to develop awareness of different languages and multicultural identity and reinforce an open mind, dialogue and cooperation. Flanders and Brussels (northern regions of Belgium) welcome pupils from South East Europe, Venezuela, Asia, Pakistan, Afghanistan, Iraq and Iran. Belgium also has a large community of migrants from Italy, Turkey and Morocco who came for work in the period from 1970 to 1980. In Turkey, schools welcome mainly Syrian refugees, but also refugees from Azerbaijan, Turkmenistan, A Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Psicologia

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Publicação Didática
Karen Reekmans (Autor) (Outra); Carla Swerts (Autor) (Outra); Kris Nauwelaerts (Autor) (Outra); Joana Cadima (Autor) (FPCEUP); Catarina Grande (Autor) (FPCEUP); Diana Alves (Autor) (FPCEUP); Elisa Ramón Molina (Autor) (Outra); Fabiola Ubani (Autor) (Outra); Daniela Cecic Mladinic (Autor) (Outra); Ivalla Ortega-Barrera (Autor) (Outra); Tuncer Can (Autor) (Outra); Fehime Nihal Kuyumcu (Autor) (Outra); Irfan Simsek (Autor) (Outra)
2021
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Hogeschool PXL Bélgica S Proponente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Parceiro Joana Cadima jcadima@fpce.up.pt
Istanbul Üniversitesi IU Turquia Universidade Parceiro
UNIVERSIDAD DE LAS PALMAS DE GRAN CANARIA ULPGC Espanha Universidade Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Diana Rute Pereira Alves DRPA Investigador 2018-09-01 2021-08-31
FPCEUP Joana Dias Cadima JDC Investigador Responsável na UO 2018-09-01 2021-08-31
FPCEUP Maria Catarina Leite Rodrigues Grande MCLRG Investigador 2018-09-01 2021-08-31

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 553518 Elsy Karina Araújo Gonçalves
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-15 às 11:24:05 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico