Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Projetos > Projeto/Contrato PS:POCI-01-0145-FEDER-028017

Projeto/Contrato PS:POCI-01-0145-FEDER-028017

Início Candidatura Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 72411
 
Candidatura: NORTE-01-0145-FEDER-028017
 
Referência: POCI-01-0145-FEDER-028017
Nome Curto: ReKINDLE+50
Título: ReKINDLE+50 - Migrações digitais e inovação curricular: ressignificar a experiência e (re)encantar a profissão docente depois dos 50
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Instituição Financiadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2018-06-07
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Previsto: 2018-01-01
Data de Início Efetivo: 2018-07-02
Data de Conclusão Prevista: 2021-01-28
Data de Conclusão Efetiva: 2021-06-28
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 185.715,14 EUR
Detalhes
Resumo: Portugal apresenta um corpo docente envelhecido. Em vinte anos de história do país, o tempo de trabalho aumentou em média 10 anos. Os professores portugueses vivem situações de instabilidade, constrangimento e desmotivação, isto é, de desencanto. Algum desse desencanto resultará da diferença geracional existente entre professores e seus alunos, acentuada pela familiaridade digital que caracteriza o perfil dos alunos atuais e pela alteridade de interesses, de linguagens e de raciocínio que caracteriza professores e alunos. Como consequência, encontra-se um sentimento de ineficácia do trabalho curricular desenvolvido, que despoleta processos de burnout, agravados pelo aumento da idade da reforma. Simultaneamente, à escola e à educação em geral pedem-se cada vez mais tarefas, dão-se mais responsabilidades e espera-se mais qualidade da ação educativa desenvolvida.
Este projeto foi desenhado para responder a esse desencontro, contrariando alguns dos efeitos do envelhecimento dos professores, invertendo o círculo vicioso identificado e transformando esse envelhecimento num potencial de inovação curricular. É sua finalidade potenciar a relação entre a agência curricular assumida pelos professores e as práticas de ação educativa mediadas pelas tecnologias móveis. O carácter inovador do projecto reside na ressignificação da experiência profissional dos professores com mais de 50 anos para promover a renovação do seu compromisso com a docência e com a inovação curricular, mediadas pelo recurso às tecnologias móveis.
De um ponto de vista metodológico este é um projeto que associa a investigação à intervenção e à formação de professores do ensino básico e secundário.
ReKindle+50 projeta diagnosticar, monitorizar e avaliar a mudança de práticas, no que intitulamos migrações digitais, e sua sustentabilidade a curto e médio prazo. Convoca dois Centros de Formação que têm estado ativamente envolvidos no projeto "Salas de aula do Futuro". Convoca também uma equipa Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências sociais > Ciências da educação

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

Mais informações Não existem Palavras Chave associados ao Projeto.
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Fátima Pereira (Autor) (FPCEUP)
2019
Artigo em Revista Científica Nacional
Leanete Thomas Dotta (Autor) (Outra); Angélica Monteiro (Autor) (FPCEUP); Ana Mouraz (Autor) (REIT)
2019
Capítulo ou Parte de Livro
Ana Mouraz (Autor) (FPCEUP); Amélia Lopes (Autor) (FPCEUP); José Carlos Morgado (Autor) (Outra); Ana Cristina Torres (Autor) (FPCEUP)
2020
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal Universidade Proponente Ana Mouraz 220400629 anamouraz@fpce.up.pt
Centro de Investigação em Educação - Universidade do Minho Portugal Instituto de ID Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FPCEUP Ana Cristina de Castro Torres ACT Investigador 25 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Ana Maria Mouraz Lopes AMML Investigador Responsável 50 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Angélica Maria Reis Monteiro AMRM Investigador 15 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Fernando Ricardo Ferreira Santos FFS Investigador 15 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Leanete Teresinha Thomas Dotta LTTD Investigador 100 2018-11-01 2021-06-28
FPCEUP Maria Amélia da Costa Lopes AL Co Investigador Responsável 40 2018-07-02 2021-06-28
FPCEUP Maria de Fátima Carneiro Ribeiro Pereira FP Investigador 15 2018-07-02 2021-06-28

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-07-28 às 12:22:39 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico