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Projeto/Contrato PS:PTDC/EMS-ENE/2390/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016669

Início Aprovado Em Curso Concluído Encerrado

Estado
Estado ConcluídoConcluído
Publicação
PublicadoPublicado
Dados Gerais
Código: 70098
 
Referência: PTDC/EMS-ENE/2390/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016669
Nome Curto: ELLES
Título: Desenvolvimento de modelos sub-malha para simulação das grandes escalas com fluidos viscoelásticos
Financiamento Competitivo: Sim
Envolve empresas?: Não
Nº de Instituições Participantes: 2
Âmbito
Tipo: Projeto Financiado
 
Âmbito Geográfico: Nacional
 
Tipo de Ação: I&DT
Financiamento
Programa: P2020|COMPETE - Projetos em Todos os Domínios Científicos
Instituição Financiadora: FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Âmbito Geográfico Financeiro: Nacional
Data de Contrato de Financiamento: 2016-05-02
Entidade Pagadora: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Calendarização
Data de Início Efetivo: 2016-07-01
Data de Conclusão Prevista: 2020-03-31
Data de Conclusão Efetiva: 2020-03-31
Orçamento
Moeda: EUR
 
Orçamento Global Aprovado: 150.000,00 EUR
Detalhes
Resumo: Escoamentos turbulentos de fluidos com aditivos poliméricos ou tensio-ativos de reologia viscoelástica são utilizados no transporte de petróleo [1], nos escoamentos de fluidos térmicos em sistemas de climatização comunitários [2] e na perfuração de poços de petróleo. A significativa redução de atrito e de transferência de calor tem motivado extensa
investigação em escoamentos de parede [3], mas os métodos de previsão modernos para fluidos viscoelásticos baseam-se quase exclusivamente nas equações de Reynolds (RANS) e só estão calibrados para escoamentos de parede [B]. Ora, estes modelos são inerentemente limitados em muitos escoamentos de engenharia envolvendo, por exemplo, forte curvatura, transitoriedade ou rotação [4]. Daí que, em situações novas e complexas, para as quais não existem calibrações de modelos RANS, possam ocorrer desvios significativos da realidade [4]. Além disso, informações de natureza transiente tais como as frequências características, não são acessíveis em RANS [4]. Por estas razões, as simulações das grandes escalas (LES) são cada vez mais utilizadas em aplicações de engenharia.
Em LES as maiores escalas do movimento são explicitamente simuladas, e os efeitos das pequenas escalas são modelados por um modelo das tensões sub-malha (SGS). O LES é hoje a técnica de modelação mais avançada e mais precisa para a simulação de escoamentos turbulentos de fluidos newtonianos [5], mas a possibilidade de utilizar LES com fluidos viscoelásticos continua difícil de concretizar, como demonstrado pelo reduzido número de estudos LES com estes fluidos [6]. Além disso, algumas destas tentativas resultaram em modelos demasiado complexos e dispendiosos, que só foram calibrados para escoamentos de parede, sendo desconhecido o seu comportamento em escoamentos de corte livre turbulentos [6].
A caracterísica mais importante que um modelo submalha deve representar é o fluxo de energia cinética das escalas resolvidas (ou escalas da malha) para as escalas não res Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Resultados:
Enquadramento Científico
Domínio Científico (FOS - Nível 2): Ciências da engenharia e tecnologias > Engenharia mecânica

Áreas Científicas (CORDIS - Nível 5)

Mais informações Não existem Áreas Científicas associadas ao Projeto.

Palavras Chave

  • Equação constitutiva viscoelástica FENE-P
  • Jatos turbulentos planos
  • Simulação de grandes escalas (LES)
  • Simulação numérica direta (DNS)
Documentos
Mais informações Não existem Documentos associados ao Projeto.

Publicações associados ao Projeto

Artigo em Revista Científica Internacional
Pedro O. Ferreira (Autor) (Outra); Fernando T. Pinho (Autor) (FEUP); Carlos B. da Silva (Autor) (Outra)
2016
Instituições Participantes no Projeto
Instituição Contacto Criar Tab?
Nome Nome Curto País Tipo Participação Nome Telefone Email
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto FEUP Portugal Universidade Proponente
Instituto de Engenharia Mecânica - Pólo IST IDMEC/IST Portugal Instituto de ID Parceiro
 
Orçamentos e Equipas
Orçamento Aprovado: 79.947,00 EUR
Valor Financiado Aprovado: 79.947,00 EUR
Valor co-financiado Aprovado: 0,00 EUR
Taxa de Financiamento: 100 %
Orçamento Confidencial:

Pessoas no Projeto

Instituição Nome Nome Curto Função Dedicação (%) Contribuição (%) Afetação
Data de Início Data de Fim
FEUP Fernando Manuel Coutinho Tavares de Pinho FTP Investigador Responsável na UO 40 29
FEUP Mohammadali Masoudian Mohammad Investigador
FEUP Saeed Parvar SP Bolseiro 100 71 2017-02-22 2020-02-21

Técnicos no Projeto

Técnico Contacto
FEUP 423364 Maria Isabel Esteves Peres 225082170
Laboratórios
Mais informações Não existem Laboratórios associados ao Projeto.
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