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Projeto: POCI-01-0145-FEDER-031479

Designação do projeto: BooST - Impulsionar a Bicicleta em Cidades Principiantes
Código do projeto: POCI-01-0145-FEDER-031479
Objetivo Principal: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção: Norte, Centro
Instituição proponente/ Promotor líder/ Entidade coordenadora: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Parceiro(s) / Co-promotor(es) / Instituição(ões) participante(s): Universidade de Aveiro
Data de aprovação: 2018-02-27
Data de início: 2018-06-01
Data de conclusão: 2021-07-30
Custo Elegível do Projeto
Custo Total Elegível: 238.035,85 EUR
Custo Elegível na Universidade do Porto: 186.582,73 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 186.582,73 EUR
Apoio Financeiro Global
União Europeia - FEDER: 202.330,47 EUR
Orçamento de Estado: 35.705,38 EUR
Apoio Financeiro à Universidade do Porto
Total da Universidade do Porto: 186.582,73 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 158.595,32 EUR
Nacional/Regional | Orçamento de Estado | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 27.987,41 EUR
Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos
Objetivos e Atividades
O projeto visa oferecer conhecimentos técnicos especializados para a promoção da bicicleta como meio de transporte em Cidade-Principiantes no uso da bicicleta. É um projeto de investigação aplicada que está a desenvolver um Roteiro para Cidades-Principiantes, que fornece um conjunto de ferramentas de apoio ao planeamento. As atividades do projeto dividem-se em 6 tarefas principais:
1. Revisão do estado da arte e da prática;
2. Modelo de avaliação do Potencial Bruto para a Bicicleta (PBB)
3. Modelo de avaliação do Valor Económico da Bicicleta (VEB);
4. Modelo Selecionador de Medidas para a Bicicleta (SMB).
5. Roteiro para Cidades-Principiantes e suas ferramentas;
6. Comunicação e disseminação.

Resultados Esperados/Atingidos
O principal resultado do projeto é o desenvolvimento de conhecimento sobre a realidade específica das cidades-principiantes e a disponibilização de um Roteiro para Cidades-Principiantes, sob a forma de um manual, uma página Web interativa e através de workshops envolvendo autoridades locais e outros stakeholders, o qual integra as ferramentas:
* PBB - ferramenta SIG que mapeia as áreas com maior potencial bruto para a promoção da bicicleta;
* VEB - estima o valor económico da bicicleta a nível local, regional e nacional, considerando as dimensões ambiental, energética, de saúde, entre outras;
* SMB - apoia a identificação de medidas de gestão da mobilidade mais adequadas para incentivar o uso da bicicleta em cidades-principiantes.

Juntamente com um ranking de cidades-principiantes nacionais (de potencial bruto), o projeto irá capacitar a política local com conhecimentos técnicos e argumentos para promover a mudança para a mobilidade ciclável.
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