Apresentação Pessoal
Professor Catedrático do ICBAS – Universidade do Porto. Integra o centro de investigação CIIMAR.
Licenciado em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS (18/20 valores, Prémio Fundação Eng.º António Almeida). Aprovado nas Provas de Aptidão Pedagógica e de Capacidade Científica (Histologia e Embriologia). Doutorado em Ciências Biomédicas e Agregado em Histologia e Embriologia. Frequentou disciplinas do 1.º ao 3.º ano do curso de Medicina (17/20 valores).
Iniciou o seu percurso científico em outubro de 1987 como estagiário no Laboratório de Biologia Celular (sob orientação do Prof. Carlos Azevedo), tendo sido bolseiro de investigação do então INIC (1989). Iniciou a atividade docente em dezembro de 1989, como Monitor de Biologia Celular (mentor: Prof. Carlos Azevedo). Em 1991, após concurso público, foi contratado como Assistente Estagiário de Histologia e Embriologia (mentor: Prof. Rogério Monteiro). Alcançou o topo da carreira académica (Professor Catedrático) em dezembro de 2008.
Desde 1991, desempenha funções de gestão no ICBAS, no CIIMAR e em apoio a estruturas centrais da Universidade do Porto. No ICBAS, destaca o ter sido membro do Conselho Pedagógico durante 30 anos, tendo sido seu Presidente durante 8 anos, membro do Conselho Científico durante 24 anos, bem como Diretor de 2.º e 3.º ciclos de estudos, de Laboratório e de Departamento. No CIIMAR, foi Membro da Direção durante 7 anos e Presidente da Assembleia Geral durante 6 anos. Atualmente, é Diretor do Laboratório de Histologia e Embriologia (ICBAS) e Investigador Principal do grupo equipa AMTOX – Morfologia Animal e Toxicologia (CIIMAR).
A sua atividade pedagógica inclui lecionação de cursos de histologia e embriologia humana e comparada, métodos de investigação e comunicação, exposição e destino de xenobióticos no organismo e toxicopatologia de animais aquáticos.
No âmbito da investigação, os seus principais tópicos de interesse são: microanatomia comparada do fígado e dinâmica hepatocelular; exposição, mecanismos e efeitos de desreguladores endócrinos, especialmente no fígado e gónadas; regulação estrutural e funcional da hepatocelularidade, dos peroxissomas hepáticos e de vias lipídicas por esteroides sexuais e ligandos de PPARs; citotoxicidade de compostos naturais de origem marinha sobre células neoplásicas.