Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > Cursos/CE > EORTO

Cursos

Especialização em Ortodontia

A Especialização em Ortodontia tem como objetivo geral a formação e o treino dos médicos dentistas para serem especialistas em ortodontia, com uma ampla e sólida preparação de base e experiência clínica adequada para a utilização de diferentes métodos de tratamento, tendo em atenção as recomendações do “Regulamento de Criação, Acreditação Interna e Creditação dos Cursos de Formação na Área da Educação Contínua da Universidade do Porto”, do “Relatório Final do Projecto Erasmus para os Cursos de Pós-Graduação em Ortodontia”, do “Regulamento de Atribuição de Títulos de Especialidade da Ordem dos Médicos Dentistas” e do “Regulamento Interno do Colégio de Ortodontia da Ordem do Médicos Dentistas”.
A Ortodontia é uma das áreas de especialidade da medicina dentária oficialmente reconhecidas e reguladas a nível europeu (diretiva 78/686/CEE do Conselho de 25 de Julho de 1978).
Em Portugal, a candidatura ao exame de especialidade para obtenção do título de especialista em ortodontia pela OMD, é obrigatoriamente precedida de formação curricular pós-graduada, com formação mínima teórico-prática e o mínimo de três anos de duração a tempo inteiro ou equivalente, em departamento ou unidade de ensino superior de medicina dentária, e com prévio reconhecimento de idoneidade pela OMD.
É internacionalmente reconhecida a necessidade de formação especializada nesta unidade curricular da medicina dentária, na medida em que tanto a evidência científica como a experiência clínica demonstram que a aquisição de competências clínicas na área da ortodontia exige educação teórica e prática adicional, efectuada após a conclusão dos estudos pré-graduados que cumpram requisitos e critérios específicos.
A nível europeu, a Ortodontia é uma especialidade na área da medicina dentária em muitos Países, tal como acontece em Portugal. Assim sendo, a formação pós-graduada que permite o acesso ao respetivo título encontra-se em Portugal já regulamentada. Seguindo os padrões europeus, a mesma deve cumprir 180 ECTS e a sua formação distruibuir-se pelo mínimo de três anos de duração a tempo inteiro ou equivalente, em departamento ou unidade de ensino superior de medicina dentária, e com prévio reconhecimento de idoneidade pela Ordem dos Médicos Dentistas (OMD). Neste sentido, o curso aqui apresentado vai encontro com as especificações quer do ponto de vista dos horários, quer dos conteúdos pedagógicos e científico, quer do reconhecimento prévio de idoneidade pela OMD.

Objetivos

O estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento das más-oclusões e deformidades dento faciais. Para esse efeito deverá desenvolver competências ao nível do diagnóstico, elaboração de planos de tratamento e abordagens terapêuticas nas áreas da diferentes areas científicas deste curso, em estreita coordenação com as demais especialidades médico dentárias. Desenvolverá ainda novas redes de investigação para uma maior produção científica da FMDUP.

Áreas de Especialização

Medicina Dentária - Ortodontia

Competências Profissionais

No final do curso, o estudante deverá ficar competente para o diagnóstico e tratamento das más-oclusões e deformidades dentofaciais. Para esse efeito deverá estar apto a:
- reconhecer os desvios do desenvolvimento normal da dentição e do crescimento craniofacial;
- diagnosticar anomalias da dentição, estruturas craniofaciais e condições funcionais;
- analisar a oportunidade de tratamento ortodôntico;
- desenvolver planos de tratamento opcionais e respetivo prognóstico;
- avaliar os aspetos psicológicos relevantes da ortodontia;
- conduzir métodos intercetivos ortodônticos;
- praticar técnicas de tratamento ortodôntico, simples e complexas;
- cooperar em equipas pluridisciplinares no tratamento de pacientes com necessidades especiais, com comprometimento funcional e estético, incluindo o tratamento de deformidades dentofaciais e fendas lábiopalatinas;
- exercer a especialidade com altos padrões profissionais e deontológicos;
- atuar como um perito em ortodontia e em assuntos com ela relacionados;
- desenvolver as competências profissionais ao longo da vida.

Saídas Profissionais

Como médico dentista com terá desenvolvido competências clínicas acrescidas na Ortodontia e áreas cientificas relacionadas, assim como a capacidade de investigar na área da especialidade de Ortodontia.

Contactos

Informações Adicionais:
Unidade de Gestão Académica - Pós-Graduação
Dr.ª Sara Pereira
Telefone: +351 220 901 114
E-mail: pos-graduacao@fmd.up.pt

Dados Gerais

Código Oficial: 3620
Docente Responsável: Jorge Dias Lopes
Sigla: EORTO
Tipo de curso/ciclo de estudos: Especialização
Início: 2011/2012
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Diplomas

  • Especialização em Ortodontia (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-11-30 às 11:20:04 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico