Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Exame Oficial de Aptidão da Língua Japonesa

Exame Oficial de Aptidão da Língua Japonesa



Note-se que como a pandemia ainda não está 100% sob controlo, os pedidos de exame serão limitados aos que residem em Portugal. Agradecemos a vossa compreensão.

IMPORTANTE: Devido à Pandemia, foi decidido dividir o horário entre a manhã e a tarde para evitar a aglomeração de pessoas.
Relembramos que os exames N1, N2, N3 e N4 se realizam às 9h e o exame N5 será às 15h (embora venha indicado no test voucher 9h).

O que é o JLPT?

Japanese Language Proficiency Test (Exame Oficial de Aptidão da Língua Japonesa) é um teste de qualificação reconhecido internacionalmente para as pessoas cuja língua materna não é o japonês.
Desde 2015, o teste é administrado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em parceria com a Japan Foundation.


  EDIÇÃO 2022
  • Data inscrição: 23 de março a 06 de abril
  • Data exame: 03 de julho de 2022
  • Local: FLUP
  • Horário: 9h00 (N1, N2, N3 e N4) | 15h00 (N5)
  • Taxa: 50¤
    (Data limite para pagamento com cartão de crédito: 04 de abril)

CONSULTAR:

(Os inscritos podem estacionar gratuitamente num dos parques da Faculdade de Letras. A entrada das viaturas far-se-á pela Via Panorâmica. Junto da barreira, devem tocar à campainha do intercomunicador e identificarem-se ao segurança).

Como me posso inscrever?


Para se poder inscrever no exame, terá, previamente, de se autenticar no sistema de informação.
 
1) Se já frequentou um curso na U.Porto ou na FLUP deve utilizar as suas credenciais.

- Caso não se recorde das mesmas, pode fazer um pedido de recuperação de senha de acesso
- Se mesmo assim não conseguir obter as credenciais antigas, deverá solicitá-las ao Serviço de Informática para o email si@letras.up.pt, indicando os seguintes dados pessoais:  Nome completo | Nº de documento de identificação pessoal (ex.: Cartão de Cidadão / Passaporte) | Nº de Contribuinte/NIF | Email )

2) Se é a primeira vez que se candidata a um curso na U.Porto, terá de solicitar um utilizador temporário, através do preenchimento do formulário de pedido de utilizador

3) Para mais informações, consultar o manual de instruções (utilizador temporário).



Em que nível me devo inscrever?


O JLPT tem cinco níveis de teste que se adequam a diferentes escalões de proficiência da língua japonesa. O nível mais simples é o N5, e o mais complexo é o N1. Para o ajudar a determinar em qual se deve inscrever, consulte a tabela abaixo, que indica o número de horas de estudo, de kanji e de palavras que se espera para cada nível:



Consultar aqui mais informações.

Informações úteis


  1. Não é permitido mudar o local do teste e o nível em que se inscreveu, após ter feito a inscrição.
  2. Recursos para estudo: website oficial do JLPT
  3. A taxa de inscrição não é reembolsável.
  4. Obrigatoriamente deverá indicar a sua morada completa.
  5. Deverá submeter uma fotografia tipo passe e com fundo neutro.
  6. As pessoas com algum tipo de necessidade educativa especial devem informar a Faculdade de Letras as condições adequadas à realização do exame. (download ficheiros para preenchimento)
  7. O test voucher será enviado findo o período de inscrições, e obrigatoriamente deverá ser apresentado no dia do exame.



RESULTADOS DO EXAME:
  • A Faculdade de Letras enviará pelo correio a notificação com os resultados do exame. Caso não receba a notificação, entre em contacto por e-mail (jlpt@letras.up.pt) indicando o número de examinando (Examinee Registration Number).
  • Os inscritos poderão ver os resultados online por volta de início de setembro se tiverem preenchidos o campo password no formulário da inscrição. Os resultados em papel serão enviados até ao final de outubro de 2022.



Contactos:


Email: jlpt@letras.up.pt

Unidade de Educação Contínua

Piso 1, sala G 143
Horário de atendimento: 2.ª/4.ª/6.ª feira das 10h00 às 13h00 | 3.ª/5.ª feira das 14h00 às 16h30
Telefone: +351 226 077 152
Email: uec@letras.up.pt

Recomendar Página Voltar ao Topo