Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Centros de Investigação & Desenvolvimento > Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA)

Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA)

Esta unidade não está activa.
Sigla: CETAC.MEDIA Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) - Abre numa nova janela
Responsável: Armando Malheiro
Missão: O Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação (CETAC.MEDIA) tem como objetivos:
• contribuir para o desenvolvimento da investigação científica, através da realização de projetos de investigação coletivos ou individuais, e proporcionar um espaço para o diálogo e desenvolvimento de projetos entre investigadores da engenharia, das ciências sociais e da comunicação e das artes, de forma a estabelecer um campo comum que permita transcender as habituais dificuldades entre as áreas tecnológicas e as não tecnológicas;
• desenvolver sistematicamente a investigação científica fundamental, aplicada e experimental nas áreas das Ciências da Comunicação, das Ciências Sociais e Humanas, do Audiovisual e das Novas Tecnologias do Conhecimento e da Informação, numa perspetiva inter e transdisciplinar;
• contribuir para a melhoria da comunicação científica da Universidade do Porto à comunidade;
• apoiar a formação superior avançada (doutoramentos, mestrados e pós-graduações);
• criar redes nacionais e internacionais de cooperação científica e tecnológica entre investigadores, universidades, centros de investigação e empresas, nomeadamente na área da comunicação;
• promover a publicação e edição de trabalhos científicos e a produção de conteúdos para os media (escritos, audiovisuais e em novas tecnologias do conhecimento e da informação).
Descrição:
O CETAC.MEDIA - Centro de Estudos das Tecnologias e Ciências da Comunicação é uma unidade de investigação na área científica das Ciências e Tecnologias da Informação e da Comunicação. Criado em 2007, o CETAC.MEDIA organizou-se inicialmente em dois polos, um na Universidade de Aveiro (Departamento de Comunicação e Arte) e outro na Universidade do Porto (Faculdade de Letras), mantendo atualmente apenas este.
A investigação no CETAC.MEDIA está centrada em estudos sobre Informação e Comunicação em novos contextos com mediação tecnológica e inclui os seguintes tópicos principais: Comportamento Informacional; Organização e Representação de Informação; Processos de Comunicação em Novos Media; Aplicações de Media Participativos.
O CETAC.MEDIA tem vindo a desenvolver uma rede de parcerias de suporte às atividades de investigação, que inclui a FCT, a PT Inovação, a PT Comunicações e a Fundação Calouste Gulbenkian. Outras parcerias com PME têm vindo também a ser estabelecidas, das quais já resultaram vários projetos com financiamento do QREN. Tem, também, uma rede internacional assente em convénios com outras universidades, de que se destacam as brasileiras. 
Em 2008, o CETAC.MEDIA promoveu a criação do programa doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais (ICPD), o qual é conjuntamente lecionado pelas Universidades de Aveiro e do Porto e oferece uma abordagem integrada ao estudo das Ciências e das Tecnologias da Informação e da Comunicação, que é única em Portugal.                                                                                                                                                        
Horário: Das 9 h às 12 h e 30 m e das 13 h e 30 m às 17 h
Email: cetac.media@gmail.com
Telefone: 220 408 410
Morada: Praça Coronel Pacheco, 15 - 3.º
Código Postal: 4050-453
Localidade: PORTO
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-11-21 às 21:39:44 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais