| Código: | CINF014 | Sigla: | HAP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | História |
| Ativa? | Sim |
| Página e-learning: | https://moodle.up.pt/ |
| Unidade Responsável: | Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciência da Informação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CINF | 82 | Plano Oficial em vigor (2022) | 1 | - | 6 | 41 | 162 |
| HISTO | 1 | Plano Oficial do ano letivo 2022 | 3 | - | 6 | 41 | 162 |
| Docente | Responsabilidade |
|---|---|
| Lisbeth de Oliveira Rodrigues | Regente |
| Teorico-Prática: | 3,00 |
| Tipo | Docente | Turmas | Horas |
|---|---|---|---|
| Teorico-Prática | Totais | 1 | 3,00 |
| Lisbeth de Oliveira Rodrigues | 3,00 |
Nos finais desta UC, os/as estudantes serão capazes de:
Ao longo do semestre será indicada e disponibilizada bibliografia específica para os diversos módulos do programa. As leituras que servem de base aos debates orientados são obrigatórias. Espera-se, por isso, que, semanalmente, os estudantes dediquem algumas horas de estudo autónomo para se prepararem para os debates em sala de aula (cf. componentes de avaliação). Donde, os documentos disponibilizados no Moodle da Unidade Curricular são de consulta obrigatória; o estudante é obrigado a conhecê-los, não podendo alegar o seu desconhecimento.
As aulas serão teórico-práticas. Em cada um dos módulos, a docente da unidade curricular fará uma exposição dos diferentes temas, apresentando as suas linhas gerais, autores e diferentes interpretações historiográficas. Nas aulas, faz-se uso de material gráfico, estatístico e cartográfico. A exposição por parte da docente não dispensará a convocação dos estudantes, que serão incentivados a participar das questões lançadas para discussão. Complementarmente, adota-se uma abordagem crítica e reflexiva sobre os temas abordados na disciplina. Para cada módulo, será indicado um texto de apoio que os alunos devem ler previamente, primeiro de forma individual e, depois, em grupo, para, assim, consolidarem os conteúdos programáticos e prepararem a discussão do texto em sala de aula. Os textos e fontes a serem discutidos serão previamente indicados pela docente e disponibilizados no Moodle da UC. O debate em torno das leituras semanais será moderado pela docente, conforme as regras estabelecidas no documento relativo aos debates em sala de aula, disponível no Moodle. Também serão realizados alguns exercícios de pesquisa ao longo do semestre, de modo a dotar os/as estudantes das competências necessárias à aquisição de conhecimentos de forma autónoma.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 60,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 87,00 |
| Frequência das aulas | 40,00 |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 5,00 |
| Trabalho escrito | 30,00 |
| Total: | 162,00 |
CF = TEG + AO + EX
CF (Classificação Final)
TEG (Trabalho Escrito de Grupo): 30%
AO (Apresentação oral do trabalho escrito) = 10%
EX (Exame) = 60%
Importante: Todos os componentes de avaliação (trabalho escrito, apresentação oral e exame) são obrigatórios para a conclusão da Unidade Curricular. Os/as estudantes têm de obter, no mínimo, 8,5 valores no exame da UC. Note-se que os/as estudantes não serão considerados/as aprovados/as se a nota do exame for inferior a 8,5, mesmo que a média ponderada de todos os componentes de avaliação seja positiva. Os/as estudantes devem consultar o documento disponibilizado no Moodle, que estipula as regras do trabalho escrito e da apresentação oral, bem como a calendarização das diferentes etapas do trabalho.
Os/as estudantes detentores/as de estatuto especial, incluindo Trabalhador/a-Estudante, devem contactar a docente no início do ano letivo para combinar os elementos de avaliação que substituirão o trabalho escrito e a apresentação oral. No caso de estudantes com necessidades educativas específicas, serão seguidas as orientações fornecidas pelo Núcleo de Apoio à Inclusão.
A avaliação é idêntica para todos os/as estudantes, salvo para o que estiver estritamente de acordo com o previsto na lei. A UC seguirá os calendários previstos para as provas de avaliação especial. Todos os/as estudantes devem cumprir as modalidades e critérios de avaliação previstos.
No caso de Estudantes com Necessidades Educativas Específicas serão seguidas as orientações fornecidas pelo Núcleo de Apoio à Inclusão. Estudantes sujeitos/as a regimes especiais de avaliação poderão solicitar acompanhamento específico.
A melhoria da classificação está prevista apenas por repetição do exame.