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Geografia dos Grandes Espaços Mundiais

Código: GEOGR030     Sigla: GGEM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geografia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geografia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 39 Plano Oficial em vigor(2023) 2 - 6 41 162
3

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Teresa Maria Vieira de Sá Marques Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
Helder Fernando da Costa Santos 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial, designadamente a informação estatística, a documental e a bibliográfica.
- Apreender a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos.
- Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade.
- Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança.
- Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades.
- Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais.
- Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico
- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade, perspectivando desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção a diferentes escalas.

Resultados de aprendizagem e competências

- Pesquisar, tratar e interpretar, de forma criteriosa, as principais fontes de informação utilizada na análise espacial ( informação estatística, documental e bibliográfica)

- percecionar a diversidade tipológica dos espaços mundiais e os seus fundamentos.

- Compreender alguns dos problemas do mundo contemporâneo, sua diversidade e mutabilidade.

- Percepcionar lugares e regiões como componentes de um sistema global em constante mudança.

- Apreender o valor das diferentes culturas e sociedades.

- Compreender a interacção existente entre os processos globais e as suas manifestações locais.

- Relacionar a capacidade de transformação da organização espacial com diferentes graus de desenvolvimento científico e tecnológico

- Trabalhar em equipa, partilhando ideias, métodos e estratégias, num ambiente de grande interactividade

- desenvolver competências tendentes à definição de estratégias de intervenção suatentável a diferentes escalas.

- apreensão de metodologias e quadros teóricos fundamentais 

- Questionar a sustentabilidade/revitalização de diversos espaços numa perspectiva de ordenamento integrado 

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O Sistema Mundial Contemporâneo: um mundo globalizado


1.1- Algumas notas introdutórias


1.2. Antecedentes geopolíticos e geoestratégicos: diferentes fases evolutivas e seus fundamentos


1.3. O reforço da mundialização e as novas dinâmicas territoriais: principais fluxos e atores num meio em transformação


1.4. A interação entre os processos globais e as suas manifestações locais


1.5. Estratégias de intervenção num mundo tendencialmente sustentável



  1. Um Mundo de Contrastes


2.1. As dinâmicas naturais e os seus impactes


2.2- Diversidade territorial e as diferentes sociedades e culturas


 2.3. Espaços de fluxos e atores mundiais: as cidades globais e as macro-regiões


2.4. A prevalência das desigualdades sócio-económicas: o contraste Norte-Sul


2.5. Os recursos naturais e as fontes de energia: que posicionamento estratégico?
2.6. Os riscos naturais e a resiliência das sociedades.



  1. Novas tendências e suas projeções no cenário mundial

Bibliografia Obrigatória

PNUD; Informe sobre Desarrollo Humano 2013- El ascenso del Sur: progresso humano en un mundo diverso. , PNUD, Nueva York, USA, 2013
Woolgar. S. et al ; Globalisation in Practice, Oxford University Press, Oxford, 2014
European Environment Agency ; Environmental signals 2009, Europ. Envir. Agency. Copenhaga, 2010
Teló, M. ; Globalisation, multilateralism- Europe towards a better global governance?. , Ashgate. Burlington. USA, 2013
Comissão Comunidades Europeias ; Communication de la Commission au Conseil- Repport conjoint sur l’emploi 2009/2010., Comissão Comunidades Europeias , 2011
ADDA, J.; A mundialização da economia, Terramar Editores, 1996
ASCÓN, R. e al. (coord.); Gran Geografia Universal, Editions 62, 2000-2002
HARDY, S.; MEDINA-NICOLAS, L.; L'Amérique Latine, Temps, Nantes, 2005
FOX, R.; ROWNTREE, K.; The geography of South Africa in a changing wold, Oxford University Press, 2000
ALVERGNE, Christek; TAULELLE, François; Du local à l'Europe. Les nouvelles politiques d'aménagement du territoire, Presses Universitaires de France, 2002
CEBRIÁN ABELLÁN, A.; Geografía de Iberoamérica, Albacete, Moralea, 2001
BRUNET, R. (coord); Géographie universelle, Paris, 2006
Bénichi, R. ; Histoire de la mondialisation, Vuibert. Paris, 2008
International Energy Agency ; Key world energy statistic, OECD/IEA, Organisation for Economic Co-operation and Development, 2011
ISDR; - Living with risk. A global review of disasterreduction initiatives, UN Inter-Agency Secretariat for the International Strategy for Disaster Reduction (ISDR), 2004

Bibliografia Complementar

DOWLER, E.; FINER, C. J. ; The welfare of food- rights and responsabilities in a changing wold, Blackwell Publishing, 2003
HABITAT, UNITED NATIONS CENTRE FOR HUMAN SETTLEMENTS; Cities in globalizing Wold-Global Report on Human Settlements, Easthscan Publications, Ltd., 2001

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teorico-práticas com a combinação de uma componente prática com outra teórica.
- Na componente teórico-prática na primeira fase da aula serão leccionados os conteúdos programáticos fundamentais, predominando a componente expositiva com recurso ao apoio de meios audiovisuais; perspectiva-se um ambiente construtivo do saber.
- A segunda parte da aula será de cariz essencialmente prática, concretizando-se trabalhos de aplicação das temáticas apreendidas; estes trabalhos realizar-se-ão em grupo.
- Estes trabalhos terão por base a exploração das grandes problemáticas mundiais e concretizar-se-ão sob orientação tutorial.
- Procurar-se-á ainda que o discente adquira competências metodológicas diversificadas no sentido de ser capaz de organizar um trabalho devidamente enquadrado, questionando a realidade e sendo propositivo no sentido de solucionar os problemas diversos que incidem nos espaços mundiais. 

Software

Microsoft office Excel
Microsoft Office Word

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia > Geografia económica
Ciências Sociais > Geografia > Geografia humana
Ciências Sociais > Geografia > Geografia regional

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Teste 30,00
Trabalho prático ou de projeto 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 30,00
Estudo autónomo 46,00
Frequência das aulas 41,00
Trabalho de investigação 35,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. Para a validação da disciplina o aluno deverá obter uma classificação que, no mínimo, deverá ser de 9,5 valores. Recorda-se que as aulas teórico-práticas estão sujeitas a um regime presencial obrigatório, razão pela qual a assiduidade será uma das componentes a considerar na avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei. A classificação final decorre do resultado do teste que incide sobre a matéria teórica, a que se adiciona a classificação dos trabalhos escritos (relatório síntese da conferência de cada uma das aulas abertas). A dimensão prática corresponde ao trabalho prático de aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e à respetiva apresentação oral.
A componente prática apenas será validada se a teórica for igual ou superior a 7,5 valores.
A média final da disciplina decorre da combinação de todas as componentes anteriores, propondo-se a seguinte fórmula:
- teórica- 60% (teste 30% + trabalho escrito 30%)
- prática - 40% (trabalho prático- 30% + apresentação oral - 10%)

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes devem fazer:

1) um trabalho prático (40% da avaliação). Este trabalho deve ser desenvolvido com acompanhamento do corpo docente.

2) Em termos de avaliação individual, será realizadaa uma prova escrita (60% da avaliação). 

Melhoria de classificação

Só o teste poderá ser objeto de melhoria de classificação.

Observações

Língua de ensino: Português Bibliografia de apoio: português, inglês, francês e espanhol.

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