Estruturas Culturais e Religiosas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MHP |
20 |
MHP - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A u.c. tem como objectivo geral promover uma reflexão sobre as dinâmicas culturais e de que como elas se articulam com as sociedades. Sublinha-se o carácter plural do conceito de “cultura” e de como esta reflecte as transformações vividas pelas sociedades.
Resultados de aprendizagem e competências
- Desenvolver, de forma independente, investigação no âmbito da história cultural.
- Contribuir de modo original para os estudos histórico-culturais, em diálogo com a historiografia existente.
- Produzir conhecimento crítico sobre qualquer aspecto da história da cultura.
- Ser capaz de entender os contextos histórico-culturais do património.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Fundamentos Teóricos e Metologias no Estudo das Culturas
- Cultura e Poder
- Cultura e disciplinamento Social
- Resistência cultural
- Identidade(s) e cultura(s)
- A construção de comunidades (locais, nacionais, transnacionais e diaspóricas)
- Representações de género
- Etnicidade e cultura
- Religiosidade e Representações Sociais
- Religião e identidade cultural
- Representações religiosas na arte e literatura
- Religião como ferramenta de poder e resistência
- Cultura Material
- Os objectos e as estruturas sociais
- Consumos e cultura Material
- Visita de estudo (local a definir em cada ano lectivo e em articulação com outras uc.s do mestrado
Bibliografia Obrigatória
Carlo Ginzburg ; A Micro-História e Outros Ensaios
Peter Burke;
Formas de hacer historia. ISBN: 84-206-2765-8
Roger Chartier;
A^história cultural
Stuart Hall;
Cuestiones de identidad cultural. ISBN: 950-518-654-1
Bibliografia Complementar
AZEVEDO, Carlos M. (dir.) ; - Dicionário de História Religiosa de Portugal, Círculo de Leitores, 2000
AZEVEDO, Carlos M. (dir.) ; História Religiosa de Portugal, Círculo de Leitores, 2000
DIAS, Geraldo J. A. Coelho ; Vila das Aves: história da paróquia e sua toponímia, Câmara Municipal de Santo Tirso, 1993
LIMA, José da Silva, ; Etnografia religiosa em Portugal, Círculo de Leitores,, 2002
PALOMO, Federico ; A Contra-Reforma em Portugal, 1540-1700., Livros Horizonte, 2006
Portugaliae Monumenta Misericordiarum , , União das Misericórdias Portuguesas, 2007. ISBN: 978-972-98904-5-1
José Manuel Sobral; "O Genuíno, o Espúrio e a Identidade Local: um Estudo de Caso das Políticas de Património em Meio Rural"., Etnográfica, VIII (2), pp. 243-271., 2004
Philip D. Curtin;
Cross-cultural trade in world history. ISBN: 0-521-26931-8
Zygmunt Bauman;
La^cultura como praxis. ISBN: 84-493-1184-5
Observações Bibliográficas
Para cada temática será indicada bibliografia específica.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas têm uma forte componente prática, com discussão de bibliografia obrigatória indicada pelo docente.
É essencial a leitura prévia dos textos. Os/as estudantes devem trazer para as sessões não só esses materiais (em papel ou em formato digital), mas também as suas notas e comentários.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Antropologia > Antropologia cultural
Humanidades > História > História da igreja
Ciências Sociais
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História da ciência
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
70,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
83,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Trabalho de investigação |
55,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
É fundamental que os estudantes estejam presentes em todas as sessões.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = P + AT + TE
P (participação semanal) = 15%
AT: Apresentação do trabalho final = 15%
TE (trabalho escrito) = 70%
TE: o trabalho escrito deverá ter entre 2700-3000 palavras (excluindo lista final de bibliografia, mas incluindo notas de rodapé).
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Estudantes que não possam frequentar as aulas regularmente devem apresentar três relatórios de leitura que substituirão a participação oral nas sessões semanais. Contudo, a apresentação oral do trabalho final é obrigatória.
Melhoria de classificação
A melhoria só é possível à componente escrita.
Observações
As sessões têm uma forte componente prática e de discussão.