Estruturas Administrativas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
História |
Ocorrência: 2024/2025 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MHP |
18 |
MHP - Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
41 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: The course will be taught in Portuguese. Erasmus students who wish to take the assessment in English or Spanish should contact the instructor in advance.
Objetivos
Um dos objetivos fundamentais é o de suscitar nos/nas estudantes a compreensão das diferentes dinâmicas de organização e apropriação do território, como se estrutura de forma mental, identitária e normativa; em segundo lugar compreenderem que tais dinâmicas se traduzem em informação e a forma como esta se organiza e pode ser organizada em arquivos públicos e privados. Este objetivo é essencial, tendo em consideração que alguns/algumas estudantes escolheram o ramo de arquivos históricos. Nesta mesma linha, compreender como se estruturam os processos de tutela e como se diversificam, nomeadamente, como as estruturas de poder incluem as famílias será também tópico de análise. Um outro objetivo prende-se com a monitorização dos mecanismos e dispositivos de regulação dos comportamentos (controlo social). Torna-se fundamental, que os/as estudantes adquiram competências na leitura atenta de uma bibliografia marcada pela história do direito, incorporando conceitos e terminologia que marcam a historiografia atual.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar, descrever e analisar criticamente as estruturas administrativas e as suas implicações para o património. Deverão ainda ser capazes de compreender os contextos históricos e os desafios na administração do património em diferentes cronologias, geografias e escalas. Por fim, os estudantes deverão desenvolver competências teórico-metodológicas passíveis darem resposta aos problemas de investigação.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável
Programa
1. As políticas de ordenamento do território
a. Representações, memória e invenções
b. Os quadros normativos
2. Relações entre centro e periferia
a. Administração central, regional e local: articulação entre níveis de poder
b. Estruturas orgânicas, competências e funções
3. Instituições e redes de poderes
a. Administração laica e administração religiosa
b. Administração pública e administração privada – entre centralização e autonomia
c. Administração de patrimónios: familiares, associativos, empresariais, etc.
4. Disciplinar a sociedade
a. Aparelhos corretivos: o sistema judicial e prisional
b. Aparelhos disciplinadores: do informal ao formal
Bibliografia Obrigatória
Capela, José Viriato et al. (coord); O Município Português na História na Cultura e no desenvolvimento Regional, Braga: Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, 1998. ISBN: 9729589860
Castells, Manuel ; A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Vol. I, A Sociedade em Rede, Lisboa: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. ISBN: 9789723114119
Cunha, Mafalda Soares da e Fonseca, Teresa (eds); Os Municípios no Portugal Moderno: Dos Forais Manuelinos às Reformas Liberais, Évora: Publicações do CIDEHUS, 2005. ISBN: 978-972-772-526-7
Foucault, Michel; Vigiar e Punir. O nascimento da prisão, Lisboa: Edições 70, 2013. ISBN: 978-972-44-1766-0
Herzog, Tamar; Fronteiras da posse. Portugal e Espanha na América e na Europa, Lisboa: ICS, 2018. ISBN: 9789726714675
Hespanha, António Manuel ; “A constituição do império português. Revisão de alguns enviesamentos correntes”, in João Fragoso, Maria de Fátima Silva Gouvea, Maria Fernanda Bicalho (org), O Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII), Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. ISBN: 978-8520005644
Hespanha, António Manuel ; As vésperas do Leviathan. Instituições e Poder Político em Portugal no Século XVII, Coimbra: Almedina, 1994. ISBN: 9789724007823
Hespanha, António Manuel; História das Instituições na época medieval e moderna, Coimbra: Almedina, 1982
Oliveira, César (dir); História dos municípios e do poder local. Dos finais da Idade Média à União Europeia, Lisboa: Círculo de Leitores, 1996. ISBN: 972-756-071-3
Silveira, Luís Nuno Espinha da; Território e poder. Nas origens do Estado contemporâneo em Portugal, Cascais: Patrimonia Histórica, 1997. ISBN: 972-744-021-5
Tomás, Ana, Valério, Nuno; Autarquias locais e divisões administrativas em Portugal: 1836-2013, Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão – GHES. Documento de trabalho/Working Paper https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/19157, 2019
Bibliografia Complementar
Caetano, Marcelo; Estudos de História da Administração Pública Portuguesa, Coimbra: Coimbra Editora, 1994. ISBN: 972-0644-7
Homem, António Pedro Barbas; O Espírito das Instituições. Um Estudo de História do Estado, Coimbra: Almedina, 2006. ISBN: 9789724027395
Silva, Cristina Nogueira da, Xavier, Ângela Barreto, Cardim, Pedro (org); António Manuel Hespanha: entre a história e o direito, Coimbra: Almedina, 2015. ISBN: 9789724057965
Observações Bibliográficas
Ao longo das sessões será indicada bibliografia específica para cada temática.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia adotada articula aulas de natureza mais teórica que suscitam o subsequente trabalho laboratorial de exploração bibliográfica e de identificação e localização de fontes primárias nos respetivos arquivos, repositórios, etc. A análise de informação em sala de aula permitirá desenvolver capacidade crítica de pesquisa e intensificará o desenvolvimento de outras competências científicas. Procura-se articular as abordagens programáticas definidas com os projetos de investigação individuais, objetivo pedagógico essencial, tanto mais que esta u.c. faz parte da estrutura curricular do 1.º semestre, altura em que os/as estudantes, frequentemente, ainda não apresentam planos de trabalho bem definidos e respaldados em fundamentada informação bibliográfica.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências políticas > Governação
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
65,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
25,00 |
Trabalho de investigação |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A frequência é obtida através da presença obrigatória em 75% das unidades letivas.
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = TE+PL+AO
TE (Trabalho escrito) = 65%
PL (Práticas Laboratoriais) = 15%
AO (Apresentação oral) = 20%
* As Práticas Laboratoriais consistirão na discussão de textos previamente disponibilizados pela docente.
** As normas de realização do trabalho serão apresentadas na primeira aula da Unidade Curricular e devidamente publicadas na página Moodle.
A avaliação é de natureza distribuída, sem exame final, de acordo com as normas de avaliação da FLUP. Como tal, inclui um trabalho escrito (ponderação de 65%), a participação nas aulas, a partir da análise de textos de natureza historiográfica ou de documentação primária, disponibilizados previamente (15%) e a apresentação e discussão do trabalho escrito (20%). Esta fase precede a redação final do texto escrito, de modo a que os/as estudantes consigam incorporar as sugestões realizadas em ambiente de trabalho, na sala de aula.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não aplicável
Melhoria de classificação
Através da reformulação do trabalho escrito.