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Estruturas Administrativas

Código: MHP004     Sigla: EADM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL História

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Mestrado em História e Património

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MHP 18 MHP - Plano de Estudos 1 - 6 41 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Lisbeth de Oliveira Rodrigues Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,50
Práticas Laboratoriais: 1,00
Orientação Tutorial: 0,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,50
Lisbeth de Oliveira Rodrigues 1,50
Práticas Laboratoriais Totais 1 1,00
Lisbeth de Oliveira Rodrigues 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Lisbeth de Oliveira Rodrigues 0,50
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2024-09-14.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Pre_requisitos, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Provas e trabalhos especiais, Bibliografia Complementar, Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Avaliação especial

Língua de trabalho

Português
Obs.: The course will be taught in Portuguese. Erasmus students who wish to take the assessment in English or Spanish should contact the instructor in advance.

Objetivos

Um dos objetivos fundamentais é o de suscitar nos/nas estudantes a compreensão das diferentes dinâmicas de organização e apropriação do território, como se estrutura de forma mental, identitária e normativa; em segundo lugar compreenderem que tais dinâmicas se traduzem em informação e a forma como esta se organiza e pode ser organizada em arquivos públicos e privados. Este objetivo é essencial, tendo em consideração que alguns/algumas estudantes escolheram o ramo de arquivos históricos. Nesta mesma linha, compreender como se estruturam os processos de tutela e como se diversificam, nomeadamente, como as estruturas de poder incluem as famílias será também tópico de análise. Um outro objetivo prende-se com a monitorização dos mecanismos e dispositivos de regulação dos comportamentos (controlo social). Torna-se fundamental, que os/as estudantes adquiram competências na leitura atenta de uma bibliografia marcada pela história do direito, incorporando conceitos e terminologia que marcam a historiografia atual.

Resultados de aprendizagem e competências

No final da Unidade Curricular espera-se que os estudantes sejam capazes de identificar, descrever e analisar criticamente as estruturas administrativas e as suas implicações para o património. Deverão ainda ser capazes de compreender os contextos históricos e os desafios na administração do património em diferentes cronologias, geografias e escalas. Por fim, os estudantes deverão desenvolver competências teórico-metodológicas passíveis darem resposta aos problemas de investigação.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Não aplicável

Programa

1. As políticas de ordenamento do território
a. Representações, memória e invenções
b. Os quadros normativos

2. Relações entre centro e periferia
a. Administração central, regional e local: articulação entre níveis de poder
b. Estruturas orgânicas, competências e funções

3. Instituições e redes de poderes
a. Administração laica e administração religiosa
b. Administração pública e administração privada – entre centralização e autonomia
c. Administração de patrimónios: familiares, associativos, empresariais, etc.

4. Disciplinar a sociedade
a. Aparelhos corretivos: o sistema judicial e prisional
b. Aparelhos disciplinadores: do informal ao formal

Bibliografia Obrigatória

Capela, José Viriato et al. (coord); O Município Português na História na Cultura e no desenvolvimento Regional, Braga: Universidade do Minho, Instituto de Ciências Sociais, 1998. ISBN: 9729589860
Castells, Manuel ; A Era da Informação: Economia, Sociedade e Cultura. Vol. I, A Sociedade em Rede, Lisboa: Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002. ISBN: 9789723114119
Cunha, Mafalda Soares da e Fonseca, Teresa (eds); Os Municípios no Portugal Moderno: Dos Forais Manuelinos às Reformas Liberais, Évora: Publicações do CIDEHUS, 2005. ISBN: 978-972-772-526-7
Foucault, Michel; Vigiar e Punir. O nascimento da prisão, Lisboa: Edições 70, 2013. ISBN: 978-972-44-1766-0
Herzog, Tamar; Fronteiras da posse. Portugal e Espanha na América e na Europa, Lisboa: ICS, 2018. ISBN: 9789726714675
Hespanha, António Manuel ; “A constituição do império português. Revisão de alguns enviesamentos correntes”, in João Fragoso, Maria de Fátima Silva Gouvea, Maria Fernanda Bicalho (org), O Antigo Regime nos Trópicos: a dinâmica imperial portuguesa (séculos XVI-XVIII), Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. ISBN: 978-8520005644
Hespanha, António Manuel ; As vésperas do Leviathan. Instituições e Poder Político em Portugal no Século XVII, Coimbra: Almedina, 1994. ISBN: 9789724007823
Hespanha, António Manuel; História das Instituições na época medieval e moderna, Coimbra: Almedina, 1982
Oliveira, César (dir); História dos municípios e do poder local. Dos finais da Idade Média à União Europeia, Lisboa: Círculo de Leitores, 1996. ISBN: 972-756-071-3
Silveira, Luís Nuno Espinha da; Território e poder. Nas origens do Estado contemporâneo em Portugal, Cascais: Patrimonia Histórica, 1997. ISBN: 972-744-021-5
Tomás, Ana, Valério, Nuno; Autarquias locais e divisões administrativas em Portugal: 1836-2013, Lisboa: Instituto Superior de Economia e Gestão – GHES. Documento de trabalho/Working Paper https://www.repository.utl.pt/handle/10400.5/19157, 2019

Bibliografia Complementar

Caetano, Marcelo; Estudos de História da Administração Pública Portuguesa, Coimbra: Coimbra Editora, 1994. ISBN: 972-0644-7
Homem, António Pedro Barbas; O Espírito das Instituições. Um Estudo de História do Estado, Coimbra: Almedina, 2006. ISBN: 9789724027395
Silva, Cristina Nogueira da, Xavier, Ângela Barreto, Cardim, Pedro (org); António Manuel Hespanha: entre a história e o direito, Coimbra: Almedina, 2015. ISBN: 9789724057965

Observações Bibliográficas

Ao longo das sessões será indicada bibliografia específica para cada temática.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia adotada articula aulas de natureza mais teórica que suscitam o subsequente trabalho laboratorial de exploração bibliográfica e de identificação e localização de fontes primárias nos respetivos arquivos, repositórios, etc. A análise de informação em sala de aula permitirá desenvolver capacidade crítica de pesquisa e intensificará o desenvolvimento de outras competências científicas. Procura-se articular as abordagens programáticas definidas com os projetos de investigação individuais, objetivo pedagógico essencial, tanto mais que esta u.c. faz parte da estrutura curricular do 1.º semestre, altura em que os/as estudantes, frequentemente, ainda não apresentam planos de trabalho bem definidos e respaldados em fundamentada informação bibliográfica.

Palavras Chave

Ciências Sociais > Ciências políticas > Governação
Humanidades > História > História moderna
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 65,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 102,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho de investigação 30,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 5,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida através da presença obrigatória em 75% das unidades letivas.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = TE+PL+AO

TE (Trabalho escrito) = 65%
PL (Práticas Laboratoriais) = 15%
AO (Apresentação oral) = 20%

 

* As Práticas Laboratoriais consistirão na discussão de textos previamente disponibilizados pela docente.
** As normas de realização do trabalho serão apresentadas na primeira aula da Unidade Curricular e devidamente publicadas na página Moodle.

A avaliação é de natureza distribuída, sem exame final, de acordo com as normas de avaliação da FLUP. Como tal, inclui um trabalho escrito (ponderação de 65%), a participação nas aulas, a partir da análise de textos de natureza historiográfica ou de documentação primária, disponibilizados previamente (15%) e a apresentação e discussão do trabalho escrito (20%). Esta fase precede a redação final do texto escrito, de modo a que os/as estudantes consigam incorporar as sugestões realizadas em ambiente de trabalho, na sala de aula.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Através da reformulação do trabalho escrito.

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