Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MESTAL02

Estudos Alemães, Empregabilidade e Promoção de Competências

Código: MESTAL02     Sigla: EAEPC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Estudos Alemães

Ocorrência: 2024/2025 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Alemães

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MESTAL 20 MESTAL - Plano Oficial em vigor 1 - 3 25 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Carlos Morais Teixeira Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,00
Trabalho de Campo: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,00
José Carlos Morais Teixeira 1,00
Trabalho de Campo Totais 1 1,00
José Carlos Morais Teixeira 1,00

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Fornecer conhecimentos práticos sobre o funcionamento de diferentes campos profissionais relevantes para perfis de formação em Germanística e promover um maior autoconhecimento, tendo em vista a formulação de hipóteses informadas, alternativas e individualizadas de futuro laboral.

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes serão dotados de ferramentas práticas que os tornarão mais capazes de definir de forma inteligente e criativa o seu futuro profissional.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

N.a.

Programa

Escrita científica; investigação e Ensino; Tradução; Jornalismo; Turismo; Comunicação Intercultural; Diplomacia; Tipografia.

Bibliografia Obrigatória

Rothwell, A., Jewell, S. / Hardie, M.; Self-perceived employability: Investigating the responses of postgraduate students. , Journal of Vocational Behavior 75(2), 152-161, 2009
Urwin, P. & Di Pietro, G ; The impact of research and teaching quality inputs on the employment outcomes of postgraduates. , Higher Education Quarterly 59, 275-295., 2005

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas terão uma componente teórica, dedicada aos diferentes campos laborais referidos no programa, seguida de uma componente prática, com o apoio de profissionais dos campos selecionados. Dar-se-á grande importância à participação ativa por parte dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 25,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

75% das sessões letivas

Fórmula de cálculo da classificação final

Média das notas do Relatório 1 (50%) e do Relatório 2 (50%) = 100%

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplicar-se-á a modalidade que resulta do disposto no artigo 4.º, n.º 1, al. c): (a) aos estudantes a quem seja reconhecido o estatuto ENEE; e, (b) a outros estudantes desde que os mesmos preencham os necessários requisitos e manifestem esta intenção ao docente da UC em data compatível com a calendarização da FLUP.

Melhoria de classificação

Apenas será possível realizar melhoria a um dos dois relatórios.
Recomendar Página Voltar ao Topo