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Tic no Ensino da Geografia II

Código: MEG015     Sigla: TEG_II

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2016/2017 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geografia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEG 11 MEG - Plano de Estudos 2 - 6 52 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Alberto Teixeira Gomes Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 3,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 3,00
António Alberto Teixeira Gomes 1,00
José Augusto Alves Teixeira 1,00
Laura Maria Pinheiro de Machado Soares 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
António Alberto Teixeira Gomes 1,00

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Valorizar o uso das TIC como recurso facilitador do processo ensino-aprendizagem.

Mobilizar o conhecimento geográfico e das ferramentas de base tecnológicas para a construção de recursos didáticos.

Diferenciar as principais ferramentas ligadas às geotecnologias.

Construir uma “wiki” que contribua para a gestão de conteúdos programáticos.

Experimentar as principais ferramentas web para a produção de materiais on-line e analógicos.

Participar na construção de espólios de informação geográfica on-line.

Desenvolver métodos e ferramentas de ensino à distância.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos desta UC baseiam-se no conhecimento teórico e na manipulação prática de diferentes ferramentas de TIC que facilitem o tratamento dos conteúdos programáticos da Geografia do ensino básico e secundário e o desenvolvimento orientado e mais individualizado dos alunos.
se na UC de TIC no ensino da Geografia I os estudantes adquiriram conhecimentos e experimentaram as tecnologias disponíveis, aqui prosseguem uma boa parte destes desígnios, mas, acima de tudo, pretende-se que os estudantes, mobilizando o saber geográfico, se posicionem em estados cognitivos de síntese e avaliação através da organização, construção e validação de recursos didáticos criativos cativantes para os alunos do EBS com forte componente de disponibilização “na nuvem”.
Enquanto mediador no processo ensino-aprendizagem, o professor deve procurar estratégias e recursos que, simultaneamente, sejam aliciantes e de fácil acesso pelos alunos. É nesse sentido que esta UC elenca um conjunto de conteúdos que visam, de forma apelativa e inovadora, munir o futuro professor de ferramentas que permitam despertar em cada estudante, em qualquer lugar, a curiosidade pela Geografia.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Mediação da aprendizagem através de instrumentos digitais


1.1 As geotecnologias no ensino da Geografia


1.2 Ensinar e aprender na “nuvem”



  1. Geotecnologias para a sala de aula:


1.1. O WebSIG, Geoinformação num browser.


1.2. As ferramentas do Google e da Here maps.


1.3.Plataformas on-line para a criação de mapas interativos: ArcGis online



  1. Geotecnologia para saídas de campo:


2.1. App Android para smartphones e tablets


2.2. Sistemas de Posicionamento Global ao alcance de todos: o exemplo do geocaching



  1. Plataformas Colaborativas


3.1. O projeto wiki


3.2. A wiki no ensino secundário



  1. Participação na construção de espólios on-line


4.1. Criação de plataformas para saídas on-line e analógicas


4.2 Participar em publicações temáticas para o EBS da Geografia



  1. O Ensino à distância


5.1. O E-learning


5.2. O B-Learning


5.3. O projeto Moodle

Bibliografia Obrigatória

Harvey, F. & Kotting, J.; Teaching Mapping for Digital Natives: New Pedagogical Ideas for Undergraduate Cartography Education, 2011 (Cartography and Geographic Information Science, 38(3), 269-277)
Fill, K.; Designing a learning activity toolkit, Assoc Advanc Computing Education, 2004
Lynch, K.; E-learning for geography's teaching and learning spaces, 2008 (Journal of Geography in Higher Education, 32(1), 135-149)
Theng, Y. et al; Understanding user perceptions on usefulness and usability of an integrated Wiki-G-Portal, 2006 ( In Sugimoto et al (Eds), Digital Libraries: Achievements, Challenges and Opportunities, Proceedings, Vol4312, 507-510. Berlin: Springer-Verlag Berlin)
Pee, N et al; A Computer Game Environment to Encourage Collaborative Learning, Nr Reading: Acad Conferences Ltd, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Centrada numa abordagem teórico-prática, esta UC desenvolve-se em torno de exemplos práticos de casos de estudo de aplicação das TIC ao ensino da Geografia. A par da abordagem a cada ferramenta TIC, os estudantes são chamados a exercitar as suas funcionalidades e a aplicação, para que possam ajuizar da sua utilidade em contextos reais da prática profissional.

Os objetivos e as metodologias, cruzando momentos de exposição com a exercitação e aplicação crítica dos mesmos, visam munir os estudantes de capacidades reflexivas e experimentais para a produção de recursos geográficos de base tecnológica em ambientes web. Ou seja, a exemplificação de conteúdos com casos práticos de sucesso na aplicação de geotecnologias, plataformas colaborativas e organização de informação em formatos mais apelativos permite diversificar a produção de conteúdos didáticos, em particular aqueles que se revelem mais complexos para a aprendizagem da Geografia no EBS.

No sentido de desenvolver o seu papel enquanto mediador e facilitador das aprendizagens, os estudantes, na modalidade de avaliação distribuída sem exame final, serão chamados a elaborar um projeto on-line ancorado num tema de Geografia dos curricula do EBS, no qual deverão incluir materiais previamente selecionados em plataformas colaborativas para a construção de bases de consulta, conceber um espaço web de ensino à distância e gerar um recurso de organização de documentos para a produção de material analógico e digital.

 

Sendo uma UC com forte componente tecnológica, os estudantes serão avaliados através de atividades de concretização prática de cada bloco temático. O facto de esta UC se desenrolar no 2º ano, proporcionará a construção e experimentação supervisionada dos recursos em contexto de sala de aula.

Dado que a UC se apresenta com forte componente prática e de aplicação, a avaliação será distribuída sem exame final.

Software

ArcGis Online
Ms Powerpoint
Here Map creator
Google Earth
Wikiloc
Moodle E-learning

Palavras Chave

Ciências Sociais > Geografia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 30,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de relatório/dissertação/tese 15,00
Estudo autónomo 58,00
Frequência das aulas 39,00
Trabalho de investigação 50,00
Total: 162,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Participação (30%) + Trabalho escrito (30%) + Exercícios experimentais (40%)
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