Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM003

Cultura Inglesa

Código: MEAAM003     Sigla: CING

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 8 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 6 55 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Programme aims at examining some basic aspects of British Culture in the second half of the twentieth century: the role of religion and religious feeling in daily life, youth culture and violence, multiculturalism and national identity, conflict and reconciliation in the aftermath of the imperial achievement.  

Resultados de aprendizagem e competências

Os estudantes deverão estar familiarizados no final do curso com os tópicos agendados, sabendo colher e organizar informação a partir das fontes e emprestar de modo crítico forma e substância às questões em consideração. 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

No Nosso Tempo: Faces das Ilhas Britânicas de Hoje.

O programa procura identificar e discutir alguns desenvolvimentos cruciais da cultura britânica da segunda metade do século vinte. Com o contexto histórico como referência, a criação ficcional será olhada enquanto ponto de partida discursivo e como lugar qualificado de documentação de tópicos fundamentais da vida moderna: dilemas da fé e do amor profano (The End of the Affair, 1951, de Graham Greene), a cultura jovem, ruptura social e violência (The Cement Garden, 1978, de Ian McEwan), os lugares e as gentes, a mistura que são os britânicos (London Observed, Stories and Sketches, 1993, de Doris Lessing), depois de 'the Troubles' e no nosso tempo (Amongst Women, 1990, de John McGahern), e os riscos da diversidade e do compromisso multicultural (My Son the Fanatic, 1997, de Hanif Kureishi).  

Bibliografia Obrigatória

Christopher David; british culture - an introduction, routledge, 1999. ISBN: 0-415-14218-0
Ford Boris; Modern Britain, Cambridge University Press, 1992. ISBN: 0521428890
Greene Graham; The End of the Affair, Penguin Books, 2004. ISBN: 0142437980
Kureishi Hanif; My Son the Fanatic, Faber and Faber, 1997. ISBN: 0-571-19234-3
Lessing Doris; London Observed - Stories and Sketches, Flamingo, 1992. ISBN: 0586092269
Marwick Arthur; British Society since 1945, Penguin Books, 1982
McEwan Ian; The Cement Garden, Picador, 1978. ISBN: 033029575X
McGahern John; Amongst Women, Faber and Faber, 1990. ISBN: 0-571-14284-2

Bibliografia Complementar

Clarke Peter; Hope and Glory: Britain 1900-1990, Penguin Books, 1997. ISBN: 357910864
Freeman John; Britain, Granta Books, 2012. ISBN: 978-1-905881-56-7

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Componente expositiva; discussão na aula - introdução de tópicos relevantes e debate. Os estudantes serão incentivados a enriquecer a lista aberta de livros e referências e a orientarem a sua pesquisa de acordo com os seus interesses e inclinações.

Palavras Chave

Humanidades > História
Humanidades > Literatura
Ciências Sociais > Estudos culturais > Estudos anglo-saxónicos

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 60,00
Participação presencial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 132,00
Total: 132,00

Obtenção de frequência

Os estudantes deverão participar em 75% das sessões agendadas, nelas intervir regularmente e oferecer um trabalho final para discussão e avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Trabalho final - 60%; participação nas aulas - 40%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Recomendar Página Voltar ao Topo