| Código: | MEAAM015 | Sigla: | LNA1 |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Anglo-Americanos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| EAAT | 0 | Plano de Estudos | 1 | - | 5,5 | 2 | |
| MEAA | 10 | Plano Oficial a partir de 2007/2008 | 1 | - | 5,5 | 2 |
Este programa tem como objetivo levar os estudantes não só a aprofundar e a compreender a consolidação da existência de uma literatura norte-americana, mas também a refletir sobre momentos sócio-culturais e estético-literários marcantes dos séculos XIX e XX nos Estados Unidos da América.
Os estudantes devem adquirir competências teóricas e conceitos chaves que lhes permitam um conhecimento aprofundado sobre o "nascimento" e sobre a existência de um cânone literário americano
O programa partirá do estudo de THE SCARLET LETTER de Nathaniel Hawthorne, como representação de visões de cepticismo e de eleição em relação a um entendimento optimista, quer relativamente às potencialidades da alma humana, quer à própria América. Por sua vez, discutir-se-á Edgar Allen Poe não só como contributo para a consolidação da "nascente" literatura americana,mas também como expressão do mito do Sul e do gótico sulista. No seu segundo momento, este programa abordará,por um lado, o SECOND FLOWERING no contexto do Modernismo Americano e por outro questionará a Renascença Literária Sulista, como expressão de "outra" literatura no contexto da Literatura Americana.
Pela natureza do próprio mestrado serão a aconselhados textos a consultar ao longo do semestre, tendo em vista os diversos aspectos a considerar.
Todas as obras constam no catálogo da Biblioteca.
O curso funcionará em regime de seminário. Aulas teórico-práticas.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 50,00 |
| Prova oral | 50,00 |
| Total: | 100,00 |
É obrigatória a presença em pelo menos 75% das sessoes do seminário.
Média ponderada dos resultados em componentes de avaliação: a) Participação activa nas sessões do seminário 50% b) Apresentação de um trabalho oral 50%
Não aplicável.
Não aplicável.
Não aplicável.
Não aplicável.