| Código: | MEAAM007 | Sigla: | ECUL |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Estudos Anglo-Americanos |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Estudos Anglo-Americanos |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MEAA | 7 | Plano Oficial a partir de 2007/2008 | 1 | - | 8 | 3 |
O programa tem como objectivo proporcionar aos estudantes a informação e os instrumentos teóricos necessários à compreensão do distopismo inglês e norte-americano do século XX. Visa despertar nos estudantes a consciência da utilidade das teorias do espaço, definidas no âmbito da Geografia Pós-Moderna, para a compreensão da mensagem distópica contemporânea. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos dos Estudos sobre a Utopia e dos Estudos sobre o Espaço.
Espera-se que, no final do semestre, os estudantes sejam capazes de aplicar a ferramenta conceptual da área dos Estudos sobre o Espaço a outros objetos utópicos e distópicos.
O programa tem um forte enquadramento teórico. Serão analisados textos teóricos fundamentais da área dos Estudos sobre a Utopia, nomeadamente no que respeita ao distopismo contemporâneo, bem como da área dos Estudos sobre o Espaço. Procurar-se-á demonstrar que a percepção negativa do não-lugar distópico decorre, em grande parte, da existência de espaços fechados, vedados à maioria dos indivíduos. Ter-se-á em conta, por outro lado, os pequenos espaços de evasão que os indivíduos vão conseguindo construir, isto é, as heterotopias dentro das distopias. A análise e discussão dos textos críticos ocupará 8 das 15 sessões previstas para este seminário. A aplicação prática das teorias críticas às três obras de leitura obrigatória será levada a cabo pela Docente, com o envolvimento dos estudantes nas 9.ª, 10.ª e 11.ª sessões; nas últimas 5 sessões, os estudantes serão convidados a aplicar essas teorias a um conjunto de obras utópicas sugeridas pela Docente.
Obras de leitura obrigatória:
The Time Machine, H. G. Wells
Nineteen Eighty-Four, George Orwell
The Handmaid's Tale, Margaret Atwood
Indicam-se apenas os títulos da bibliografia primária. A bibliografia secundária será indicada aos mestrandos no início do ano lectivo.
Procurar-se-á promover um ensino centrado no estudante, proporcionando a descoberta e compreensão dos conteúdos através do debate e de actividades de pesquisa individual e em grupo.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 20,00 |
| Prova oral | 20,00 |
| Trabalho escrito | 60,00 |
| Total: | 100,00 |
a) Participação ativa no seminário; b) apresentação oral e escrita de um ensaio sobre um tema a acordar com a docente.
É obrigatória a presença em pelo menos 75% das aulas.
Média ponderada de: a) participação activa nas sessões do seminário - 20% b) apresentação de um trabalho oral - 20%; c) elaboração de um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 80%
Não aplicável
Não aplicável
Não aplicável
Língua de ensino: português ou inglês, consoante as características dos alunos inscritos.