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Estudos Culturais

Código: MEAAM007     Sigla: ECUL

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 7 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 8 3

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

O programa tem como objectivo proporcionar aos estudantes a informação e os instrumentos teóricos necessários à compreensão do distopismo inglês e norte-americano do século XX. Visa despertar nos estudantes a consciência da utilidade das teorias do espaço, definidas no âmbito da Geografia Pós-Moderna, para a compreensão da mensagem distópica contemporânea. Ao longo do curso serão fornecidas aos alunos competências específicas, informação teórica e instrumentos conceptuais que resultarão, no final do seminário, num entendimento crítico e num conhecimento aprofundado de alguns dos mais importantes caminhos dos Estudos sobre a Utopia e dos Estudos sobre o Espaço.

Resultados de aprendizagem e competências


Espera-se que, no final do semestre, os estudantes sejam capazes de aplicar a ferramenta conceptual da área dos Estudos sobre o Espaço a outros objetos utópicos e distópicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

O programa tem um forte enquadramento teórico. Serão analisados textos teóricos fundamentais da área dos Estudos sobre a Utopia, nomeadamente no que respeita ao distopismo contemporâneo, bem como da área dos Estudos sobre o Espaço. Procurar-se-á demonstrar que a percepção negativa do não-lugar distópico decorre, em grande parte, da existência de espaços fechados, vedados à maioria dos indivíduos. Ter-se-á em conta, por outro lado, os pequenos espaços de evasão que os indivíduos vão conseguindo construir, isto é, as heterotopias dentro das distopias. A análise e discussão dos textos críticos ocupará 8 das 15 sessões previstas para este seminário. A aplicação prática das teorias críticas às três obras de leitura obrigatória será levada a cabo pela Docente, com o envolvimento dos estudantes nas 9.ª, 10.ª e 11.ª sessões; nas últimas 5 sessões, os estudantes serão convidados a aplicar essas teorias a um conjunto de obras utópicas sugeridas pela Docente.

Obras de leitura obrigatória:

The Time Machine, H. G. Wells

Nineteen Eighty-Four, George Orwell

The Handmaid's Tale, Margaret Atwood

 

 

Bibliografia Obrigatória

Atwood, Margaret; The Handmaid’s Tale, Vintage , 1996
Wells, H. G.; The Time Machine. The War of the Worlds., Orion, 2004
Orwell, George; Nineteen Eighty-Four, Penguin, 2000. ISBN: 0-14-118247-4

Observações Bibliográficas

Indicam-se apenas os títulos da bibliografia primária. A bibliografia secundária será indicada aos mestrandos no início do ano lectivo.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Procurar-se-á promover um ensino centrado no estudante, proporcionando a descoberta e compreensão dos conteúdos através do debate e de actividades de pesquisa individual e em grupo.

Palavras Chave

Humanidades > Literatura > Literaturas europeias > Literaturas germânicas > Literatura inglesa
Humanidades

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 20,00
Prova oral 20,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

a) Participação ativa no seminário; b) apresentação oral e escrita de um ensaio sobre um tema a acordar com a docente.

É obrigatória a presença em pelo menos 75% das aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Média ponderada de: a) participação activa nas sessões do seminário - 20% b) apresentação de um trabalho oral - 20%; c) elaboração de um trabalho escrito que será apresentado e discutido no final do semestre - 80%

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não aplicável

Melhoria de classificação

Não aplicável

Observações

Língua de ensino: português ou inglês, consoante as características dos alunos inscritos.

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