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Ateliês de Multimédia

Código: CC005     Sigla: AMULT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia da Comunicação

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=340
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 102 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 10 91 270
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2014-02-06.

Campos alterados: Software de apoio à Unidade Curricular, Bibliografia Complementar, Bibliografia Obrigatória

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Adquir conhecimento e desenvolver competências na concepção e realização de conteúdos multimédia 2D.

 

Resultados de aprendizagem e competências

1)       Adquirir conhecimento estruturados sobre multimédia digital, novos media, sua caracterização e aplicação. 

 2)      Formar competências em desenvolvimento de conteúdos multimédia com recurso a uma linguagem de programação (javascript).

 3)      Formar competências na produção e manipulação d informação em diferentes formatos digitais, considerando o armazenamento, a transmissão e o consumo dos conteúdos, adequados aos objectivos de um projecto multimédia.

 4)      Reconhecer um programa ou ambiente multimédia como uma matriz de elementos media ligados. Conhecer e caracterizar esses elementos media. 

 5)      Desenvolver competências na criação de interfaces digitais aplicando os conceitos estruturais de Design de Comunicação Visual a projectos e suportes multimédia. 

 6)      Desenvolver competências na produção de conteúdos interactivos, através da utilização de um conjunto de ferramentas de autoria.

7) Formar competências na utilização mecânica dos instrumentos de registo e manipulação de imagem: captura e pós-produção em ambiente multi-câmara. 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)


O domínio de ferramentas de desenho vectorial e bitmap é indispensável (por exemplo, leccionado nas disciplinas de Tecnologia dos Media e Design de Comunicação visual).

Programa

a) Conteúdos gerais
A produção de conteúdos multimédia online com recurso a ferramentas de autoria. Utilização de ferramentas acessórias de tratamento de imagem, de som e de vídeo. Programação em javascript.

b) Conteúdos específicos sobre tecnologias multimédia 
Introdução à Multimédia digital: Definição de multimédia, principais características, principais áreas de aplicação. Definição e caracterização do multimédia digital. Informação multimédia: classificação dos diferentes meios, quanto à natureza, aquisição/sintetização. Fundamentos de programação, introdução à programação em javascript. 

c) Conteúdos específicos sobre design multimédia 
Análise do texto e da imagem no contexto do design multimédia: aplicabilidade. Desenvolvimento dos princípios de construção de interfaces gráficas: abordagem teórica/prática. Estudo de sistemas visuais interactivos, tipografia dinâmica e imagem digital. Narrativas multimédia. Organização dos conteúdos multimédia no contexto das estruturas de navegação. Organização da informação e a sua disponibilidade ao nível de menus, sub-menus, entre outros.

d) Conteúdos específicos sobre edição e produção de video
Utilização de instrumentos de registo e manipulação de imagem: captura e pós-produção em ambiente multi-câmara. 

Bibliografia Obrigatória

David Flanagan; JavaScript: The Definitive Guide, O'Rilley, 2011. ISBN: 0596805527 (Iremos usar este livro como referência principal hardcopy para a componente de programação.)
Nuno Ribeiro; Multimédia e Tecnologias Interactivas, 5ª ed, FCA, 2012. ISBN: 978-972-722-744-0
Mcmahan, Harry Wayne; Television production: the creative techniques and language of tv today, General Books

Bibliografia Complementar

Tay Vaughan; Multimedia: Making It Work, McGraw-Hill Professional Publishing
Jakob Nielsen; Multimedia and Hypertext: The Internet and Beyond, Academic Press
Mark Elsom-Cook; Principles of Interactive Multimedia, Mc-Graw Hill
Chapman, Nigel; Digital Multimedia , John Wiley and Sons Ltd
Millerson, Gerard; Television production, Focal Press

Observações Bibliográficas

.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo para apresentação de conceitos, princípios, afirmações e deduções sobre as matérias leccionadas. Método de ensino problem-based para consolidação dos conceitos e dos princípios leccionados, esclarecimento de dúvidas, aquisição de experiência, maior desenvolvimento de temas.  Este método é eminentemente  instanciado  na realização de exercícios/projectos. Pela natureza projectual da disciplina,  a avaliação é realizada de forma contínua através de trabalhos/projectos de carácter teórico/prático, designadamente:

·         Componente de design: trabalhos realizados durante as aulas + projecto final.

·         Componente de tecnologia: exame teórico/prático intercalar + projecto final

Componente de video: projecto final.

Software

Codecs video MPEG-4
Browsers com plugins shockwave instalados
Adobe Photoshop e Adobe Premiere
Notepadd++ / Dreamweaver / outro editor de javascript
Google Chrome
XAMPP / WAMPP

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 12,00
Teste 15,00
Trabalho escrito 14,00
Trabalho laboratorial 59,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

1. Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.

2. Realização obrigatória DE TODOS os trabalhos previstos nas várias componentes da disciplina (Tecnologia, Design e Video) e dentro dos prazos definidos pelos docentes.

3. Obtenção de pelo menos 9.5 valores, segundo o cálculo apresentado no campo 'Cálculo da classificação final' desta ficha de disciplina.

4. A obtenção de uma classificação igual ou inferior a seis (=< 6) valores numa das componentes: tecnologia, design, video, invalida imediatamente a aprovação na disciplina.

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificações dadas numa escala de 0 a 20.

Design: Avaliação contínua (10%) + Trabalhos (23%)
Tecnologia: exame intercalar (15%) + Projecto de tecnologia (19%)
Video: Assiduidade (2%) + Definição de cargos (5%) + Relatório de actividades (14%) + Trabalho final (grupo) (12%)

Provas e trabalhos especiais

A avaliação é contínua e distribuída da seguinte forma:

2 trabalhos da componente de vídeo, a realizar durante o período lectivo do semestre e a entregar em data a definir.

1 prova de avaliação individual, a realizar em data a definir durante o período lectivo do semestre e 1 trabalho prático (projecto) a realizar durante o último mês do semestre e a entregar em data a definir (este trabalho é partilhado com a componente de Design).

2 trabalhos práticos a realizar durante o período lectivo do semestre. 1 trabalho prático (projecto), a realizar durante a parte lectiva do semestre e a entregar em data a definir (este trabalho é partilhado com a componente de tecnologia).

Trabalho de estágio/projeto

Trabalhos realizados ao longo do semestre, nas componentes de Design e Video. Projecto final realizado nas últimas três semanas da disciplina (aprox. semanas 10-13).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Conforme previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP e no campo de Observações desta ficha de disciplina.

Melhoria de classificação

1. Melhoria de classificação distribuída: próximo ano lectivo.

2.Os alunos que pretendam melhorar a classificação devem contactar o responsável da disciplina durante a primeira semana de aulas relativas à edição da disciplina.

Observações

Dado o carácter projectual da disciplina, é obrigatória e indispensável a realização de todos os trabalhos previstos nas componentes de Tecnologia, de Design e de Video, dentro dos prazos fixados e entregues nas datas definidas pelos docentes.

A não realização ou a entrega de um trabalho (ou outro elemento de avaliação contínua) fora do prazo definido pelos docentes implica a perda da percentagem total de classificação correspondente a esse trabalho.

Todos os trabalhos práticos devem ser acompanhados regularmente pelos docentes, sob pena de não serem considerados para efeito de avaliação.

Não são aceites inscrições na disciplina após o final da segunda semana de aulas.

Nenhum trabalho pode ser entregue e avaliado após o final do mês de Junho do ano lectivo correspondente a esta edição da disciplina.

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