| Código: | CC005 | Sigla: | AMULT |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Tecnologia da Comunicação |
| Ativa? | Sim |
| Página Web: | https://moodle.up.pt/course/view.php?id=340 |
| Unidade Responsável: | Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CC | 102 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 2 | - | 10 | 91 | 270 |
Adquir conhecimento e desenvolver competências na concepção e realização de conteúdos multimédia 2D.
1) Adquirir conhecimento estruturados sobre multimédia digital, novos media, sua caracterização e aplicação.
2) Formar competências em desenvolvimento de conteúdos multimédia com recurso a uma linguagem de programação (javascript).
3) Formar competências na produção e manipulação d informação em diferentes formatos digitais, considerando o armazenamento, a transmissão e o consumo dos conteúdos, adequados aos objectivos de um projecto multimédia.
4) Reconhecer um programa ou ambiente multimédia como uma matriz de elementos media ligados. Conhecer e caracterizar esses elementos media.
5) Desenvolver competências na criação de interfaces digitais aplicando os conceitos estruturais de Design de Comunicação Visual a projectos e suportes multimédia.
6) Desenvolver competências na produção de conteúdos interactivos, através da utilização de um conjunto de ferramentas de autoria.
7) Formar competências na utilização mecânica dos instrumentos de registo e manipulação de imagem: captura e pós-produção em ambiente multi-câmara.
O domínio de ferramentas de desenho vectorial e bitmap é indispensável (por exemplo, leccionado nas disciplinas de Tecnologia dos Media e Design de Comunicação visual).
a) Conteúdos gerais
A produção de conteúdos multimédia online com recurso a ferramentas de autoria. Utilização de ferramentas acessórias de tratamento de imagem, de som e de vídeo. Programação em javascript.
b) Conteúdos específicos sobre tecnologias multimédia
Introdução à Multimédia digital: Definição de multimédia, principais características, principais áreas de aplicação. Definição e caracterização do multimédia digital. Informação multimédia: classificação dos diferentes meios, quanto à natureza, aquisição/sintetização. Fundamentos de programação, introdução à programação em javascript.
c) Conteúdos específicos sobre design multimédia
Análise do texto e da imagem no contexto do design multimédia: aplicabilidade. Desenvolvimento dos princípios de construção de interfaces gráficas: abordagem teórica/prática. Estudo de sistemas visuais interactivos, tipografia dinâmica e imagem digital. Narrativas multimédia. Organização dos conteúdos multimédia no contexto das estruturas de navegação. Organização da informação e a sua disponibilidade ao nível de menus, sub-menus, entre outros.
d) Conteúdos específicos sobre edição e produção de video
Utilização de instrumentos de registo e manipulação de imagem: captura e pós-produção em ambiente multi-câmara.
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Método expositivo para apresentação de conceitos, princípios, afirmações e deduções sobre as matérias leccionadas. Método de ensino problem-based para consolidação dos conceitos e dos princípios leccionados, esclarecimento de dúvidas, aquisição de experiência, maior desenvolvimento de temas. Este método é eminentemente instanciado na realização de exercícios/projectos. Pela natureza projectual da disciplina, a avaliação é realizada de forma contínua através de trabalhos/projectos de carácter teórico/prático, designadamente:
· Componente de design: trabalhos realizados durante as aulas + projecto final.
· Componente de tecnologia: exame teórico/prático intercalar + projecto final
Componente de video: projecto final.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 12,00 |
| Teste | 15,00 |
| Trabalho escrito | 14,00 |
| Trabalho laboratorial | 59,00 |
| Total: | 100,00 |
1. Presença obrigatória em 75% das aulas práticas.
2. Realização obrigatória DE TODOS os trabalhos previstos nas várias componentes da disciplina (Tecnologia, Design e Video) e dentro dos prazos definidos pelos docentes.
3. Obtenção de pelo menos 9.5 valores, segundo o cálculo apresentado no campo 'Cálculo da classificação final' desta ficha de disciplina.
4. A obtenção de uma classificação igual ou inferior a seis (=< 6) valores numa das componentes: tecnologia, design, video, invalida imediatamente a aprovação na disciplina.
Classificações dadas numa escala de 0 a 20.
Design: Avaliação contínua (10%) + Trabalhos (23%)
Tecnologia: exame intercalar (15%) + Projecto de tecnologia (19%)
Video: Assiduidade (2%) + Definição de cargos (5%) + Relatório de actividades (14%) + Trabalho final (grupo) (12%)
A avaliação é contínua e distribuída da seguinte forma:
2 trabalhos da componente de vídeo, a realizar durante o período lectivo do semestre e a entregar em data a definir.
1 prova de avaliação individual, a realizar em data a definir durante o período lectivo do semestre e 1 trabalho prático (projecto) a realizar durante o último mês do semestre e a entregar em data a definir (este trabalho é partilhado com a componente de Design).
2 trabalhos práticos a realizar durante o período lectivo do semestre. 1 trabalho prático (projecto), a realizar durante a parte lectiva do semestre e a entregar em data a definir (este trabalho é partilhado com a componente de tecnologia).
Trabalhos realizados ao longo do semestre, nas componentes de Design e Video. Projecto final realizado nas últimas três semanas da disciplina (aprox. semanas 10-13).
Conforme previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP e no campo de Observações desta ficha de disciplina.
1. Melhoria de classificação distribuída: próximo ano lectivo.
2.Os alunos que pretendam melhorar a classificação devem contactar o responsável da disciplina durante a primeira semana de aulas relativas à edição da disciplina.
Dado o carácter projectual da disciplina, é obrigatória e indispensável a realização de todos os trabalhos previstos nas componentes de Tecnologia, de Design e de Video, dentro dos prazos fixados e entregues nas datas definidas pelos docentes.
A não realização ou a entrega de um trabalho (ou outro elemento de avaliação contínua) fora do prazo definido pelos docentes implica a perda da percentagem total de classificação correspondente a esse trabalho.
Todos os trabalhos práticos devem ser acompanhados regularmente pelos docentes, sob pena de não serem considerados para efeito de avaliação.
Não são aceites inscrições na disciplina após o final da segunda semana de aulas.
Nenhum trabalho pode ser entregue e avaliado após o final do mês de Junho do ano lectivo correspondente a esta edição da disciplina.