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Ética e Deontologia Profissional

Código: CC020     Sigla: EDPROF

Ocorrência: 2013/2014 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 102 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 5 52 135
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2013-07-05.

Campos alterados: Resultados de aprendizagem e competências, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Identificar, analisar e clarificar o que aproxima e o que afasta a deontologia do jornalismo da deontologia de outras profissões da comunicação. Dissecar os princípios éticos e critérios morais que inspiram os deveres e direitos da profissão. Observar as relações (sintonia ou confronto) com o Direito. Procurar perceber como, e porquê, as preocupações deontológicas foram emergindo no tempo e no espaço. Estudar a diversidade dos sistemas e instrumentos de regulação e fiscalização deontológicas. Reflectir, baseando-se em princípios democráticos, sobre o papel e responsabilidade desta actividade profissional no todo social, e sobre as suas relações de influência com outros campos sociais (como político, económico, judicial e artístico). Enquadrar globalmente os constrangimentos que se colocam ao campo jornalístico. Discutir dilemas morais que se colocam no desempenho da actividade profissional, visando estimular uma boa capacidade de reflexão ética global, bem como o desenvolvimento da prática profissional de autocrítica, num tempo cada vez mais complexo e exigente.

Resultados de aprendizagem e competências

Competência humanística e cultural: Capacidade de fazer o enquadramento ético-moral dos fenómenos comunicacionais.

Competência profissional: Capacidade de “raciocínio moral” avançado na resolução de conflitos morais que se apresentam no exercício da profissão; Capacidade de orientar-se deontologicamente no meio profissional nacional e internacional

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ética e Deontologia: aspectos gerais
1.1. Ética, Deontologia e Direito
1.2. Desenvolvimento moral
1.3. Campo jornalístico: poder entre poderes

2. Deontologia dos Jornalistas
2.1. Enquadramento histórico
2.2. Diversidade de códigos
2.3. Grandes princípios evocados
2.4. Funções e objectivos
2.5. Mecanismos de responsabilização dos media

3. Profissões da comunicação
3.1. Diferenças, convergências e relações deontológicas

4. Perspectiva empresarial da conduta profissional
4.1. Promoção de códigos de conduta
4.2. Investimento no Provedor

5. Problemáticas éticas e deontológicas da actualidade

Bibliografia Obrigatória

BERTRAND, Claude-Jean; Deontologia dos Media, MinervaCoimbra, 2002
FIDALGO, Joaquim; O Lugar da Ética e da Auto-regulação na Identidade Profissional dos Jornalistas, Fundação Calouste Gulbenkian, 2009
CAMPONEZ, Carlos; Deontologia do Jornalismo: A Autorregulação Frustrada dos Jornalistas Portugueses (1974-2007), Almedina, 2011
Livro de Estilo, Público, Público, 2005
BOURDIEU, Pierre; Sobre a Televisão, Oeiras, Celta Ed., 1997
PATTERSON, Philip, WILKINS, Lee; Media Ethics: Issues and Cases, McGraw-Hill, 2005. ISBN: 0 07 288259 X
SEIB, Philip, FITZPATRICK, Kathy; Public Relations Ethics, Harcourt Brace College Publishers, 1995
PARSONS, Patricia J; Ethics in Publi Relations: A guide to best Practice, Kogan Page. ISBN: 978 0 7494 5332 9
MERCIER, Samuel; A Ética nas Empresas, Porto, Edições Afrontamento, 1999
MORIN, Edgar; O Método VI: Ética, Publicações Europa-América, 2005
Lourenço, Orlando Martins; Psicologia do Desenvolvimento Moral, Coimbra, Almedina, 2002

Bibliografia Complementar

Billy Wilder (dir.); “Ace in the Hole, AKA Big Carnival”, EUA, 1951 (filmografia)
Sydney Pollack (dir.) ; “Absence of Malice”, EUA, 1981
Ron Howard (dir.); “Paper”, EUA, 1994 (filmografia)
Rob Marshall (dir.); “Chicago”, EUA, 2003 (filmografia)
Michael Mann (real.); “O Informador”, EUA, 1999 (filmografia)
Alexander Mackendrick (dir.); “Sweet Smell of Success”, 1957 (filmografia)
Fritz Lang; "Fúria”, EUA, 1936 (filmografia)

Observações Bibliográficas

Outras "fontes e bibliografia" serão indicadas e/ou disponibilizadas pelo docente

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Estudo de casos e discussão de dilemas éticos. O debate nas aulas e em grupo será activamente estimulado, de forma a promover o desenvolvimento moral dos estudantes. Para garantir melhor qualidade e resultados na aprendizagem, preparamos um conjunto de meios auxiliares de ensino. Os alunos são chamados a apresentar trabalhos de pesquisa sobre temas relacionados com o programa da unidade curricular.

Software

não se aplica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 10,00
Prova oral 15,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 15,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 30,00
Frequência das aulas 59,00
Trabalho de investigação 46,00
Total: 135,00

Obtenção de frequência

presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída com exame final é composta por: participação 10% + trabalho de grupo com defesa oral (trabalho escrito 15% + defesa oral 15%) + teste individual (20%) + exame (40%). Exame: o aluno deverá obter um mínimo de 7,5 valores (numa escala de 0 a 20). Entrega de trabalho de grupo fora do prazo limite está sujeita a desconto de 1,5 valores/dia

Avaliação especial (TE, DA, ...)

como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP

Melhoria de classificação

Possibilidade de melhoria apenas no exame, na época de recurso

Observações

Língua de ensino - Português

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