| Código: | CC020 | Sigla: | EDPROF |
| Ativa? | Sim |
| Unidade Responsável: | Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação |
| Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências da Comunicação |
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| CC | 102 | Plano Oficial a partir de 2008/2009 | 2 | - | 5 | 52 | 135 |
Identificar, analisar e clarificar o que aproxima e o que afasta a deontologia do jornalismo da deontologia de outras profissões da comunicação. Dissecar os princípios éticos e critérios morais que inspiram os deveres e direitos da profissão. Observar as relações (sintonia ou confronto) com o Direito. Procurar perceber como, e porquê, as preocupações deontológicas foram emergindo no tempo e no espaço. Estudar a diversidade dos sistemas e instrumentos de regulação e fiscalização deontológicas. Reflectir, baseando-se em princípios democráticos, sobre o papel e responsabilidade desta actividade profissional no todo social, e sobre as suas relações de influência com outros campos sociais (como político, económico, judicial e artístico). Enquadrar globalmente os constrangimentos que se colocam ao campo jornalístico. Discutir dilemas morais que se colocam no desempenho da actividade profissional, visando estimular uma boa capacidade de reflexão ética global, bem como o desenvolvimento da prática profissional de autocrítica, num tempo cada vez mais complexo e exigente.
Competência humanística e cultural: Capacidade de fazer o enquadramento ético-moral dos fenómenos comunicacionais.
Competência profissional: Capacidade de “raciocínio moral” avançado na resolução de conflitos morais que se apresentam no exercício da profissão; Capacidade de orientar-se deontologicamente no meio profissional nacional e internacional
1. Ética e Deontologia: aspectos gerais
1.1. Ética, Deontologia e Direito
1.2. Desenvolvimento moral
1.3. Campo jornalístico: poder entre poderes
2. Deontologia dos Jornalistas
2.1. Enquadramento histórico
2.2. Diversidade de códigos
2.3. Grandes princípios evocados
2.4. Funções e objectivos
2.5. Mecanismos de responsabilização dos media
3. Profissões da comunicação
3.1. Diferenças, convergências e relações deontológicas
4. Perspectiva empresarial da conduta profissional
4.1. Promoção de códigos de conduta
4.2. Investimento no Provedor
5. Problemáticas éticas e deontológicas da actualidade
Outras "fontes e bibliografia" serão indicadas e/ou disponibilizadas pelo docente
Estudo de casos e discussão de dilemas éticos. O debate nas aulas e em grupo será activamente estimulado, de forma a promover o desenvolvimento moral dos estudantes. Para garantir melhor qualidade e resultados na aprendizagem, preparamos um conjunto de meios auxiliares de ensino. Os alunos são chamados a apresentar trabalhos de pesquisa sobre temas relacionados com o programa da unidade curricular.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 40,00 |
| Participação presencial | 10,00 |
| Prova oral | 15,00 |
| Teste | 20,00 |
| Trabalho escrito | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Tempo (Horas) |
|---|---|
| Estudo autónomo | 30,00 |
| Frequência das aulas | 59,00 |
| Trabalho de investigação | 46,00 |
| Total: | 135,00 |
presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP
Avaliação distribuída com exame final é composta por: participação 10% + trabalho de grupo com defesa oral (trabalho escrito 15% + defesa oral 15%) + teste individual (20%) + exame (40%). Exame: o aluno deverá obter um mínimo de 7,5 valores (numa escala de 0 a 20). Entrega de trabalho de grupo fora do prazo limite está sujeita a desconto de 1,5 valores/dia
como previsto no Regulamento de Avaliação da FLUP
Possibilidade de melhoria apenas no exame, na época de recurso
Língua de ensino - Português