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Bibliotecas Públicas

Código: CINF006     Sigla: BP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2013/2014 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 29 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos apreendam o conceito de Leitura Pública e conheçam o projecto de desenvolvimento da rede de bibliotecas públicas em Portugal implementada no âmbito de uma política nacional de informação. Pretende-se ainda que os alunos compreendam a forma de organização e o funcionamento das bibliotecas públicas e conheçam os processos que permitem avaliar a sua eficiência.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer o projeto da Rede de Bibliotecas Públicas em Portugal.

Conhecer os objetivos de uma biblioteca pública.

Compreender o funcionamento da biblioteca pública e a sua relação com o cidadão.

Compreender as vantagens do uso das tecnologias na recolha, organização, armazenamento e difusão da informação.

Perceber as vantagens da cooperação da biblioteca pública com outras instituições.

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Nada a indicar

Programa

1 Leitura Pública: conceitos fundamentais 1.1. As bibliotecas públicas e a sociedade da informação. 1.2. O “Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas de Leitura Pública” e outros documentos internacionais. 2 A leitura pública em Portugal 2.1. Política nacional de leitura pública: princípios orientadores. 2.2. Hábitos de leitura em Portugal. 2.3. Rede de Bibliotecas Públicas: criação e desenvolvimento 3 Planeamento e organização dos serviços nas bibliotecas públicas. 3.1. Arquitectura dos espaços, projecto de equipamento e mobiliário 3.2. Constituição da colecção da biblioteca. 3.2.1. A importância da criação, desenvolvimento e preservação do “fundo local”. 3.3. Organização e difusão da informação na biblioteca pública. 3.4. Serviços de referência em bibliotecas públicas. 4 As novas tecnologias nas bibliotecas de leitura pública 4.1. Planificação e manutenção de sistemas de comunicação em rede. 4.2.Serviços de referência digitais. 4.3. As novas tecnologias e o acesso à informação para pessoas com incapacidades. 5 A promoção dos serviços da biblioteca 5.1 Serviços de extensão da biblioteca Pública: a biblioteca itinerante, bibliotecas sazonais, etc. 5.2 Uma nova imagem para os serviços da biblioteca publica. 6 A biblioteca pública em cooperação com outras instituições. 6.1. O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).

Bibliografia Obrigatória

BENAVENTE, Ana, coord. ; A literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, FCB/CNE, 1996. ISBN: 972-31-0713-9
FREITAS, E.; SANTOS, M. ; Hábitos de leitura em Portugal: Inquérito sociológico, Dom Quixote, 1992
GASCUEL, Jacqueline ; Um espaço para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca, Dom Quixote/BAD, 1987
HOUGHTON, Tony ; Bookstock management in public libraries, Clive Bingley, 1985. ISBN: 0-85157-430-0
IFLA; Directrizes para serviços de bibliotecas para crianças, IFLA, 2003 (Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s10/pubs/ChildrensGuidelines-pt.pdf)
IFLA; Linhas orientadoras dos serviços de bibliotecas para jovens, IFLA, 1999 (http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/bibliotecasPublicas/documentacaoBibliotecas/Documents/1999_Directrizes_Servicos_Bibliotecas_Para_Jovens.pdf)
IFLA; The role of Public Libraries in lifelong learning - a Project under the section of Public Libraries, IFLA, 2000 (Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s8/proj/rolepublib.htm)
IFLA/FAIFE; The IFLA Internet Manifesto, IFLA/FAIFE, 2002 (Disponível em: http://www.ifla.org/III/misc/im-e.htm)
IFLA/FAIFE; Statement on Libraries and Intellectual Freedom, IFLA/FAIFE, 1999 (Disponível em: http://www.ifla.org/V/press/pr990326.htm)
MACHADO, Luís ; Rede Informática de Leitura Pública, BAD, 1994. ISBN: 0007-9421
MAGALHÃES, Ana Maria; ALÇADA, Isabel ; Os jovens e a leitura nas vésperas do século XXI, Caminho, 1994. ISBN: 972-21-0860-3
Manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas , IBL, 1994
MOURA, Maria José, coord.; Relatório sobre as bibliotecas públicas em Portugal, 1996 (Disponível em: http://rcbp.dglb.pt/pt/ServProf/DocTec/Documents/16_RelatorioRNBP96.pdf)
NUNES, Henrique Barreto ; Da biblioteca ao leitor: estudos sobre a leitura pública em Portugal, AB, 1996. ISBN: 972-82026-10-2
THOMAS, Barbro ; Guidelines for public libraries promoting literacy, UNESCO, 1993 (Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0009/000955/095502eb.pdf)
000095802. ISBN: 972-8436-05-X

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas conciliam a exposição teórica, apresentações e discussão de grupo. Os trabalhos orais e escritos dos alunos deverão ser o reflexo da análise e reflexão critica sobre as leituras propostas pelo docente.

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 50,00
Trabalho escrito 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 41,00
Frequência das aulas 52,00
Trabalho de investigação 40,00
Total: 133,00

Obtenção de frequência

Realização e apresentação do trabalho 50%, exame final escrito 50% 

Fórmula de cálculo da classificação final

Realização e apresentação dos trabalhos nas aulas = 50%

Exame final= 50%

Provas e trabalhos especiais

 Os estudantes trabalhadores não estão dispensados de cumprir todas as componentes de avaliação.

Trabalho de estágio/projeto

Nada a indicar

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes trabalhadores não estão dispensados de cumprir todas as componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.

Observações

Nada a indicar

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