Leitura da Paisagem
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Geografia |
Ocorrência: 2007/2008 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Reforçar os conhecimentos sobre os conceitos de paisagem.
Realçar a importância da reconstrução das paisagens numa leitura integrada do espaço ao longo do tempo.
Conhecer e interpretar diversos tipos de fontes, desenvolvendo o confronto entre documentos históricos e contemporâneos e a leitura do espaço no terreno.
Desenvolver competências na leitura da paisagem que melhorem o desempenho de uma actividade profissional ligada ao ordenamento do território.
Avaliar o papel da paisagem nas políticas de desenvolvimento
Programa
1. Paisagem - definições e princípios
2. Percepções da Paisagem: o simbólico e o identitário
3. As reconstruções do ambiente natural e da actividade humana
4. Paisagem global, Paisagem natural e Paisagem cultural.
5. Análise geográfica das paisagens
6. Estrutura e Dinâmica da Paisagem
6.1.Caracterização da paisagem.
6.2.Unidades de paisagem: tipos e funções.
7. Paisagem e Património: identidades e modelos
8. Multifuncionalidade da paisagem no desenvolvimento regional e local
Bibliografia Obrigatória
François BÉGUIN; Le Paysage, Flammarion, 1995
Jean-Marie BESSE; Voir la terre, six essais sur le paysage et la géographie, Actes Sud/ENSP, 2000
Maria de BOLOS I CAPDEVILA, coord.; Manual de Ciencia del Paisaje. Teorías, métodos y aplicaciones, Masson, 1992
Denis COSGROVE; Stephen DANIELS, eds.; The Iconography of Landscape, The Cambridge University Press, 1988
R. FORMAN; M. GODRON; Landscape Ecology, Wiley, 1986
Eduardo MARTÍNEZ DE PISÓN et al. ; La Conservación del Paisaje, Fundación Biodiversidad, 2004
Nicolás ORTEGA CANTERO, coord. ; Paisaje, memoria histórica e identidad nacional, Fundación Duques de Soria e Universidad Autonoma de Madrid, 2005
Orlando RIBEIRO; Introdução ao Estudo da Geografia Regional, João Sá da Costa, 1987
Orlando RIBEIRO; Opúsculos Geográficos, I volume – Síntese e Método, Fundação Calouste Gulbenkian, 1989
G. ROUGERIE;N. BEROUTCHAVILI; Geosystémes et Paysages, bilan et methods, Armand Colin, 1991
Simon SCHAMA; Landscape and memory, A. Knopf, 1995
Yi-Fu TUAN; . A study of environmental perception. Attitudes and values., Prentice-Hall, 1974
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Trabalho de campo e aulas teórico-práticas
Tipo de avaliação
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|