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Alemão B2.1

Código: LLC007     Sigla: AB2.1

Ocorrência: 2009/2010 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Germanísticos
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CL 0 Plano Oficial - Variante de Linguística 2 - 6 52 162
LA 7 Pl. Oficial - Líng.Aplicadas-Rel. Empresariais 3 - 6 52 162
Pl. Oficial - Línguas Aplicadas- Tradução 3 - 6 52 162
LLC 16 Plano Bidisciplinar de Inglês/Alemão 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Espanhol 3 - 6 52 162
Plano Bidisciplinar de Alemão/Francês 3 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Alemão 3 - 6 52 162
Plano Port. e Líng. Estrangeira (Alemão) 3 - 6 52 162
Plano de Inglês (Via Ensino) Alemão 3 - 6 52 162
LRI 5 Plano Oficial 3 - 6 52 162
Pl. Oficial - com Minor História 3 - 6 52 162
Pl. Oficial -Minor Est. Alemães 3 - 6 52 162
Pl.Oficial para - Minor Est. Ingleses 3 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Espanhóis 3 - 6 52 162
Pl.Oficial - Minor Est. Franceses 3 - 6 52 162

Língua de trabalho

Alemão

Objetivos

Nesta disciplina, os aprendentes de alemão como língua estrangeira deverão atingir um grau de conhecimentos correspondente ao nível B2.1 (utilizador independente) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).

The object of this course is to enable the students to achieve the level B2.1 (acording to CECR) as to all four basic language skills: oral and reading comprehension, as well as oral and written production.

In diesem Fach sollen die Studenten die im Gemeinsamen Europäischen Referenzrahmen für B2.1 festgelegten Fertigkeiten erwerben (Hörverstehen, Leseverstehen, freies und interaktives Sprechen, Schreiben).


Programa

TEMÁTICAS / THEMES / THEMENBEREICHE:

- Migração e Integração / Migration and Integration / Migration und Integration
- Comunidade / Living together / Zusammen leben
- Mundos de Cultura / Cultural Worlds / Kulturwelten
- Emoções / Feelings / Gefühle
- Um olhar no futuro / Future insights / Ein Blick in die Zukunft

GRAMÁTICA / GRAMMAR / GRAMMATIKTHEMEN:

- Wortstellung im Satz
- Negation
- Modalsätze
- Relativsätze mit "wer" (Wiederholung der Relativsätze)
- Relativpronomen im Genitiv, Präpositionen mit Genitiv
- Adjektive, Verben und Nomen mit Präpositional-Ergänzung
- Nomen-Verb-Verbindungen
- Modalpartikeln
- Modalverbähnliche Verben

Bibliografia Obrigatória

U. Koithan/H. Schmitz/T. Sieber/R. Sonntag/R.-P. Lösche; Aspekte, Lehrbuch 2 (mit DVD), Langenscheidt, 2008. ISBN: 978-3-468-47484-2 ((ohne DVD: 978-3-468-47481-1))
U. Koithan/H. Schmitz/T. Sieber/R. Sonntag/R.-P. Lösche; Aspekte, Arbeitsbuch 2 (mit CD-ROM), Langenscheidt, 2008. ISBN: 978-3-468-47482-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e práticas, estratégias didácticas várias - sempre com o fim de dar o apoio máximo aos estudantes, como individuais e como grupo. Espera-se dos estudantes a autónoma preparação e assimilação das aulas, com a ideia de trabalhar nas respectativas fraquezas individuais. Conforme ao programa, os estudantes podem ser convidados tanto a preparar e presentar trabalhos, como a colaborar em projectos.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa por parte dos alunos para desenvolver as suas capacidades communicativas.

Theoretische und praktische Unterrichtseinheiten wechseln sich ab und verschiedene didaktische Strategien kommen zum Einsatz - immer mit Ziel, die Studenten sowohl als Individuen wie auch als Gruppe bestmöglich zu fördern. Von den Studenten wird erwartet, dass sie eigenständig vor- und nacharbeiten, um individuelle Schwächen zu beheben. Sofern es in der Unterrichtsplanung vorgesehen ist, können die Studenten dazu aufgefordert werden, Referate vorzubereiten und vorzutragen, sowie an Projekten mitzuarbeiten.
Besonderer Wert wird auf eine aktive Mitarbeit im Unterricht gelegt, um die kommunikativen Kompetenzen der Kursteilnehmer weiterzuentwickeln.

Software

Word
Power-Point
Rechtschreibkorrektur für Deutsch

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 56,00
Total: - 0,00

Obtenção de frequência

Frequência de 75% das aulas, excepto nos casos previstos por lei.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota escrita: 50% // Nota oral: 50%
(a especificar pela professora na primeira aula).

1-2 testes de gramática, 1 teste de produção escrita //
1 teste de recepção oral; portfolio da disciplina; presentação oral da "Meldung des Tages"; presentação espontânea dum dialogo cénico (em grupo)/discussão espontânea sobre um tema dado no instante (em grupo); projecto (literatura/filme/música).

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas de avaliação da FLUP:

Os estudantes dispensados de frequência (Art. 9, alínea 3) farão todos os componentes da avaliação que constem das respectivas fichas de disciplina, nomeadamente a avaliação distribuída (ver: Provas e Trabalhos especiais).
O calendário das diferentes provas/trabalhos será publicado na primeira aula e nos sumários desta. É obrigatório combinar pessoalmente com a professora ao princípio do semestre um dia para a "Meldung des Tages".

Melhoria de classificação

De acordo com as normas de avaliação da FLUP.

Observações

E-Mail da professora: deutschtrainer@gmail.com
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