Alemão A1.2
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Alemão
Objetivos
Alemão A1.2 é a continuação de Alemão A1.1. Destina-se aos aprendentes de língua alemã como língua estrangeira que no início do 1º semestre não possuíam conhecimentos prévios desta língua.
Pretende-se que os alunos atinjam um grau de conhecimentos correspondente ao nível A1.2 (utilizador elementar) do Quadro Europeu Comum de Referência (CECR) em todas as competências (compreensão oral, leitura, conversação e escrita).
Programa
Áreas temáticas: orientação espacial, profissões, férias, alimentação, vestuário, corpo e saúde.
Gramática: continuação dos aspectos tratados em Alemão A1.1
1. Pronúncia e ortografia
Relação grafia e fonia
Fonemas do alemão sem correspondência no português
O ritmo na frase alemã
2. A frase
Frases subordinadas
Distribuição dos elementos na frase
3. O verbo
Tempos verbais: presente, tempos do passado
Verbos modais
4. O artigo
Artigos definidos e indefinidos
Elementos de negação
5. O pronome
Pronomes pessoais
Pronomes possessivos
6. O adjectivo
Uso predicativo do adjectivo
Uso determinativo do adjectivo
7. O substantivo
Género dos substantivos
Declinação dos substantivos
8. Funções sintácticas (de acordo com modelo de dependências - DVG)
O verbo e os seus actantes
Planos de construção frásica
Bibliografia:
Bibliografia:
Funk, Hermann / Christina Kuhn / Silke Demme (2009), studio d A1. Deutsch als Fremdsprache. Kurs- und Übungsbuch, 7. Aufl., Berlin, Cornelsen Verlag.
ISBN: 978-3-464-20707-9
Reimann, Monika (2004), Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Mϋnchen, Hueber.
ISBN: 3-19-001575-9
Bibliografia Complementar
Monika Reimann; Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Hueber, 2004. ISBN: 3-19-001575-9
Monika Reimann; Grundstufen-Grammatik für Deutsch als Fremdsprache, Hueber, 2004. ISBN: 3-19-001575-9
Observações Bibliográficas
A bibiografia principal será indicada oportunamente
The main literature will be recommended in due time.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas práticas; estratégias didácticas várias; trabalho em grupo ou individual, trabalho autónomo do aluno, recorrendo a materiais indicados pelo professor.
Nas aulas, dá-se grande importância à participação activa dos alunos.
Software
Word
Power-Point
Word
Power-Point
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
Testes |
Exame |
4,00 |
|
2012-07-14 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Preparação das aulas |
Estudo autónomo |
102 |
|
|
Total: |
102,00 |
|
Obtenção de frequência
Aprovação nos diferentes elementos de avaliação.
Fórmula de cálculo da classificação final
Testes e exercícios de avaliação (orais e escritos): 100%
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as Normas de Avaliação em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as Normas de Avaliação em vigor.
Observações
Unterrichtssprache: Deutsch.
Língua de ensino: Alemão.