Métodos e Técnicas de Investigação Histórica
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Familiarizar os alunos com procedimentos básicos de investigação em História.
- Sensibilizar os discentes para a aplicação de métodos e técnicas essenciais à construção de conhecimento científico em História.
- Permitir o contacto prático e orientado com procedimentos de pesquisa, crítica e sistematização da informação.
Programa
1. Métodos e técnicas de pesquisa documental e bibliográfica: Arquivos, Bibliotecas, Centros de Documentação
1.1 Princípios de organização em bibliotecas e arquivos
1.2 Instrumentos de pesquisa bibliográfica e documental
1.3. Métodos de pesquisa documental e bibliográfica
1.4 Métodos de citação e referência documental e bibliográfica
2. Métodos e técnicas de tratamento e análise da informação
2.1 Métodos de análise bibliográfica
2.2 Métodos de tratamento de fontes
3. A Construção do Trabalho Científico
Bibliografia Obrigatória
MARQUES, A. H. de Oliveira ; Guia do estudante de História Medieval Portuguesa , ed. Estampa, 1979
BURGUIÈRE, André; Dictionnaire des Sciences Historiques , PUF, 1986 (trad.port.1993). ISBN: 85-312-0295-7 (trad. port.85-312-0295-7)
FRADA, João José Cúcio; Guia prático para a elaboração e apresentação de trabalhos científicos , Edições Cosmos, 1993. ISBN: 972-8081-01-4
ECO, Umberto; Como se faz uma tese em ciências humanas , Editorial Presença, 1995. ISBN: 972-23-1351-7
AZEVEDO, Carlos A. Moreira, AZEVEDO, Ana Gonçalves ; Metodologia Científica. Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos, Ed. Autor, 1996. ISBN: 972-9114-10-2
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Será desenvolvida uma metodologia essencialmente prática, visando a interiorização de procedimentos metodológicos. O espaço da orientação tutorial será preenchido com a apresentação de exercícios em torno dos diferentes aspectos tratados nas aulas que a)potenciem a capacidade de organização da informação de forma coerente, b)façam adquirir a capacidade de sumariar e criticar fontes documentais;c) que capacitem os alunos para a utilização de instrumentos de pesquisa da informação;d) que sensibilizem para o uso adequado de recursos e técnicas informáticas para elaborar a informação.
Palavras Chave
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Humanidades > História
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
45,00 |
|
|
Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica |
Teste |
4,00 |
|
2010-10-06 |
orientação tutorial |
Participação presencial |
7,00 |
|
2010-12-18 |
Utilização de intsrumentos de pesquisa arquivística |
Teste |
6,00 |
|
2010-10-27 |
Exercício de aplicação das normas de referenciação bibliográfica e documental |
Teste |
2,00 |
|
2010-11-10 |
Simulação de um percurso de investigação: da pesquisa bibliográfica à definição de um problema / Trabalho |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2010-11-20 |
Simulação de um percurso de investigação: a pesquisa da fonte documental |
Trabalho escrito |
12,00 |
|
2010-12-08 |
Avaliar a informação: método |
Teste |
4,00 |
|
2010-12-15 |
Visita orientada a um arquivo ou centro documental; trabalho com os instrumentos de pesquisa |
Participação presencial |
6,00 |
|
2010-12-18 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Trabalho autónomo do estudante |
Estudo autónomo |
64 |
2010-12-18 |
|
Total: |
64,00 |
|
Obtenção de frequência
A presença e participação nas aulas e sessões de orientação tutorial será registada em folhas de presença. Os alunos que se encontrem dispensados da frequência das aulas, em virtude do seu estatuto especial, deverão entrar em contacto com a docente no início do semestre.
Fórmula de cálculo da classificação final
Utilização de instrumentos de pesquisa bibliográfica: 10%
Exercício de aplicação das normas de citação bibliográfica e documental: 10%
Utilização de instrumentos de pesquisa documental: 10%
Avaliar a informação: método: 20%
Simulação de um percurso de investigação:Identificação das entidades produtoras de informação (temáticas e cronologias várias):25%
Simulação de um percurso de investigação: pesquisa e análise do potencial da informação25%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Para os casos previstos nas normas de avaliação, como dispensados da frequência das aulas, poderá ser combinado no início do ano lectivo como é que se processará a avaliação, que se compõe das mesmas provas.
Melhoria de classificação
Duas das provas previstas: avaliar a informação e simulação de um percurso de investigação com o peso de 50% cada.