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História Política na Época Moderna

Código: HISTO052     Sigla: HPEMOD

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 5 Licenciatura em Geografia 2007/2008 2 - 6 52 162
3
Pl. Oficial - Minor em História (2008-2011) 3 - 6 52 162
HIS 4 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 52 162
HISTO 99 Licenciatura em História 1 - 6 52 162
Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 2 - 6 52 162
Plano Oficial - História 2 - 6 52 162
3
LLC 3 Plano Monodisciplinar - Alemão 2 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Francês 2 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Inglês 2 - 6 52 162
Plano Monodisciplinar - Espanhol 2 - 6 52 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os estudantes:
- Apreendam o conceito de época moderna, de forma a compreenderem as características políticas desta nova era, que se inicia nos finais do século XV;
- Adquiram os conceitos de absolutismo, de modo a serem capazes de identificar este sistema político;
- Reconheçam a importância dos modelos políticos alternativos ao absolutismo, como é o caso dos da Inglaterra e das Províncias Unidas;
- Conheçam e relacionem as diferenças entre o despotismo esclarecido do século XVIII e o absolutismo dos séculos XVI e XVII;
- Identifiquem as diferenças entre revoltas e revoluções e compreendam o porquê dos levantamentos camponeses e urbanos, bem como das guerras revolucionárias na Europa Moderna;
- Adquiram uma visão geral, que lhes permita compreender e relacionar os jogos diplomáticos e político-militares, bem os equilíbrios entre as várias nações europeias.


Programa

0. Os tempos modernos. O nascimento do mundo moderno nos finais do século XV
1. Estruturas e sistemas políticos
1.1. O absolutismo e as monarquias absolutas
1.2. Modelos alternativos ao absolutismo: a Inglaterra e as Províncias Unidas
1.3. O despotismo esclarecido
2. Revoltas e revoluções
2.1. Levantamentos camponeses e urbanos
2.2. Guerras Revolucionárias
3. Conflitos e equilíbrios na Europa Moderna

Bibliografia Obrigatória

LEBRUN; François; Le XVIIe siècle, Armand Colin, 1967. ISBN: Le XVIIe siècle
DENIS, Michel; BLAYAU, Noël ; Le XVIIIe siècle, Armand Colin, 1970
BONNEY, Richard; O absolutismo, Publicações Europa-América, s.d.
JACQUART, Jean; BENNASSAR, Bartolomé; Le XVIe siècle, Armand Colin, 1972
ZAGORIN, Perez; Revueltas y revoluciones en la Edad Moderna, Ediciones Cátedra, 1985-1986
BOIS, Jean-Pierre; L'Europe à l'époque moderne XVIe-XVIIIe siècle, Armand Colin, 2003. ISBN: 2-200-26627-0

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: O docente recorrerá ao método expositivo como forma de introdução das temáticas do programa, de forma a suscitar o debate entre os estudantes sobre as matérias tratadas. Ao mesmo tempo, recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de carácter estatístico e cartográfico.
- Nas aulas de orientação tutorial, o docente procurará uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos programáticos, suscitando debate entre os estudantes, de que o docente será o moderador. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou analíse de livros ou parte de livros realizados pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo. As obras a analisar poderão também ser escolhidas pelos estudantes, desde que aceites pelo docente.

Software

Datashow

Palavras Chave

Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História moderna
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 52,00
Exame Exame 2,00 2008-12-20
Recensão crítica de um livro ou parte de um livro Trabalho escrito 35,00 2008-12-20
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas de orientação tutorial Frequência das aulas 7 2008-12-20
Trabalho Autónomo do aluno Estudo autónomo 66 2008-12-20
Total: 73,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Teste escrito = 80'% + Recensão crítica de um livro ou de parte de um livro = 20% = 100%

Provas e trabalhos especiais

Não se aplica

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não se aplica

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória

Observações

As sessões lectivas, serão sempre efectuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.

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