História Política na Época Moderna
Ocorrência: 2008/2009 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes:
- Apreendam o conceito de época moderna, de forma a compreenderem as características políticas desta nova era, que se inicia nos finais do século XV;
- Adquiram os conceitos de absolutismo, de modo a serem capazes de identificar este sistema político;
- Reconheçam a importância dos modelos políticos alternativos ao absolutismo, como é o caso dos da Inglaterra e das Províncias Unidas;
- Conheçam e relacionem as diferenças entre o despotismo esclarecido do século XVIII e o absolutismo dos séculos XVI e XVII;
- Identifiquem as diferenças entre revoltas e revoluções e compreendam o porquê dos levantamentos camponeses e urbanos, bem como das guerras revolucionárias na Europa Moderna;
- Adquiram uma visão geral, que lhes permita compreender e relacionar os jogos diplomáticos e político-militares, bem os equilíbrios entre as várias nações europeias.
Programa
0. Os tempos modernos. O nascimento do mundo moderno nos finais do século XV
1. Estruturas e sistemas políticos
1.1. O absolutismo e as monarquias absolutas
1.2. Modelos alternativos ao absolutismo: a Inglaterra e as Províncias Unidas
1.3. O despotismo esclarecido
2. Revoltas e revoluções
2.1. Levantamentos camponeses e urbanos
2.2. Guerras Revolucionárias
3. Conflitos e equilíbrios na Europa Moderna
Bibliografia Obrigatória
LEBRUN; François; Le XVIIe siècle, Armand Colin, 1967. ISBN: Le XVIIe siècle
DENIS, Michel; BLAYAU, Noël ; Le XVIIIe siècle, Armand Colin, 1970
BONNEY, Richard; O absolutismo, Publicações Europa-América, s.d.
JACQUART, Jean; BENNASSAR, Bartolomé; Le XVIe siècle, Armand Colin, 1972
ZAGORIN, Perez; Revueltas y revoluciones en la Edad Moderna, Ediciones Cátedra, 1985-1986
BOIS, Jean-Pierre; L'Europe à l'époque moderne XVIe-XVIIIe siècle, Armand Colin, 2003. ISBN: 2-200-26627-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas: O docente recorrerá ao método expositivo como forma de introdução das temáticas do programa, de forma a suscitar o debate entre os estudantes sobre as matérias tratadas. Ao mesmo tempo, recorrerá, sempre que possível, a material gráfico, de carácter estatístico e cartográfico.
- Nas aulas de orientação tutorial, o docente procurará uma abordagem crítica e problematizante dos conteúdos programáticos, suscitando debate entre os estudantes, de que o docente será o moderador. Promoverá a discussão da bibliografia essencial e o debate das recensões críticas ou analíse de livros ou parte de livros realizados pelos alunos, no decurso do seu trabalho autónomo. As obras a analisar poderão também ser escolhidas pelos estudantes, desde que aceites pelo docente.
Software
Datashow
Palavras Chave
Humanidades > História > História política
Humanidades > História > História moderna
Ciências Sociais > Ciências políticas > Estudos de políticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
52,00 |
|
|
Exame |
Exame |
2,00 |
|
2008-12-20 |
Recensão crítica de um livro ou parte de um livro |
Trabalho escrito |
35,00 |
|
2008-12-20 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas de orientação tutorial |
Frequência das aulas |
7 |
2008-12-20 |
Trabalho Autónomo do aluno |
Estudo autónomo |
66 |
2008-12-20 |
|
Total: |
73,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém a frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados pela legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teste escrito = 80'% + Recensão crítica de um livro ou de parte de um livro = 20% = 100%
Provas e trabalhos especiais
Não se aplica
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não se aplica
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória
Observações
As sessões lectivas, serão sempre efectuadas na Língua Portuguesa. No entanto, os acompanhamentos nas sessões tutoriais, poderão ser feitos em Inglês, Francês, Espanhol ou Italiano para os estudantes estrangeiros cuja língua materna não seja o Português e apresentem manifestas carências na sua compreensão.