História da Historiografia
Ocorrência: 2009/2010 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Nota prévia: Esta cadeira visa abordar e problematizar o passado do Ramo de Saber que é o nosso, com especial incidência sobre figuras e correntes que, cronologicamente, se situam entre o século XVII e a actualidade.
Objectivos:
1) Patentear aos estudantes a actual fisionomia disciplinar da HH.
2) Propor uma dada cronologia (sécs. XVII-XX) e justificá-la devidamente.
3) Dotar os estudantes com os conhecimentos essenciais sobre um determinado elenco de “Escolas históricas” (Iluminismo, Romantismo, “Escola Metódica”, Marxismo, Annales / Nova[s] História[s], “Nova[s]” História[s] Política[s], Post-Modernidade historiográfica…).
4) Em complemento a 3), precaver os escolares quanto ao uso vulgar e acrítico de deterninados outros conceitos em HH, v.g. Historicismo, Positivismo, Nova História (sem mais)…
5) Familiarizar os alunos de HH com textos – historiográficos – de autores marcantes do programa proposto.
6) Se há um lugar para os historiadores nas sociedades contemporâneas, que aos estudantes de HH seja dado compreender porquê: tal o derradeiro objectivo.
Programa
1. A História da Historiografia: um estatuto novo para uma velha disciplina ?
2. Os alvores da «crítica histórica» e da moderna erudição – breve percurso: de Jean Mabillon à Revolução Francesa.
3. A Historiografia das Luzes: propostas e impasses.
4. Caminhos de Oitocentos.
4.1. Revolução Francesa, Liberalismo(s) e Historiografia.
4.2. Historiografia e movimentos culturais: Romantismo, Positivismo et alia.
4.3. Historiografia e Nacionalidades: Estado-Nação e Estado/Patrão.
4.4. O «método» e a(s) «escola(s) metódica(s)».
5. As revoluções historiográficas do século XX.
5.1. Marxismo e Historiografia.
5.2. Os Annales: nascimento e evolução de um movimento historiográfico.
5.3. Dos Annales à(s) «Nouvelle(s) Histoire(s)»...
6. Relance pelas Historiografias da segunda metade de Novecentos: modernidades e arcaísmos (ou talvez não...).
7. Post-modernidade e Historiografia.
9. Que Historiografia para o século XXI ?
9.1. A contextualização em Ciências Humanas nas últimas décadas: do questionamento ao ressurgimento ?
9.2. Tempos singulares: o regresso do acontecimento num Mundo a acontecer.
9.3. Nos alvores de um novo século: que hora para os historiadores ?
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL (complemento)
BOURDÉ (Guy) e MARTIN (Hervé), Escolas (As) Históricas, trad. port., Mem Martins, Europa-América, 1990.
BRAUDEL (Fernand), História (A) e as Ciências Sociais, trad. port., Lisboa, Presença, 1972 (com reeds.).
CARBONELL (Charles-Olivier), Historiografia, trad. port., Lisboa, Teorema, 1987.
Certezas e Incertezas da História, ed. G. GADOFFRE, trad. port., Lisboa, Pensamento, 1988.
EVANS (Richard J.), Em Defesa da História, trad. port., Lisboa, Temas e Debates, 2000.
Fazer História, dir. Jacques LE GOFF e Pierre NORA, 1. Novos problemas, 2. Novas contribuições, 3. Novos objectos, Amadora, Bertrand, 1977-1981-1987.
FURET (François), Oficina (A) da História, trad. port., Lisboa, Gradiva, [1987].
SALES (Véronique)
, Historiens (Les), Paris, Armand Colin, 2003 (há trad. port.).
Bibliografia Obrigatória
BÉDARIDA, François (Dir.); Histoire (L') et le métier d'historien en France, 1945-1975, Maison des sciences de l'homme, Paris, 1995. ISBN: 2-7351-0681-0
BURKE, Peter (Org.); Escrita (A) da História. Novas perspectivas, trad. port., 2.ª ed., UNESP, São Paulo, 1992. ISBN: 85-7139-027-4
RÉMOND, René (Dir.); Être historien aujourd'hui , Erès / UNESCO, Paris, 1988. ISBN: 92-3-202546-9
ANDRES-GALLEGO, Jose (Dir.); New History, Nouvelle Histoire. Hacia una Nueva Historia, ACTAS, Madrid, 1993. ISBN: ISBN: 84-87863-16-7
DUMOULIN, Olivier; Rôle (Le) social de l'historien. De la chaire au prétoire, Albin Michel, Paris, 2003. ISBN: 2-226-13484-0
PROST, Antoine; Douze leçons sur l'histoire, Seuil, Paris, 1996. ISBN: 2-02-028546-0
BARROS, Carlos (Dir.); Historia a debate, 4 vols. , Historia a Debate, Santiago de Compostela, 1995. ISBN: 920572-2-X
SCHMITT, Jean.Claude; OEXLE, Otto Gerhard (Dir.); Tendances (Les) actuelles de l'histoire du Moyen Âge en France et en Allemagne, Publications de la Sorbonne, Paris, 2003. ISBN: 2-85944-388-6
OEXLE, Otto-Gerhard; Historisme (L') en débat. De Nietzsche à Kantorowicz, trad. franc., Aubier, Paris, 2001. ISBN: 2-70072313-9
BOUTIER, Jean; JULIA, Dominique (Dir.); Passés recomposés. Champs et chantiers de l'Histoire, Autrement, Paris, 1995. ISBN: 2-86260-516-6
HARTOG, François; XIXe (Le) siècle et l'Histoire. La cas Fustel de Coulanges, PUF, Paris, 1988. ISBN: 2 13 041874 0
BURGUIÈRE, André (dir.); Dictionnaire des sciences historiques, PUF, Paris, 1986. ISBN: 2 13 039361 6
ROMANO, Ruggiero (Dir.); Enciclopédia Einaudi, 1. memória -História, ed. port., iN/CM, Lisboa, 1984
PASAMAR ALZURIA, Gonzalo; Historiografia e ideologia en la postguerra espanola. La ruptura de la tradicion liberal, Universidad de Zaragiza, Prensas Universitarias, Saragoça, 1991. ISBN: 84-7733.274-6
BARROS, Carlos (Dir.); Historia a debate (II), 3 vols. , Historia a Debate, Ponte Ulla-Vedra, A Coruña, 2000. ISBN: 84-9311576-0-0
LACHAUD, Frédérique; LESCENT-GILES, Isabelle; RUGGIU, François-Joseph (Ed.); Histoires d'outre Manche. Tendances récentes de l'historiographie britannique, Presses de l'université de Paris-Sorbonne, Paris, 2001. ISBN: 2-84050-185-6
Bibliografia Complementar
GUERREAU, Alain; Avenir (L') d'un passé incertain. Quelle Histoire du Moyen Age au XXIe siècle ?, Seuil, Paris, 2001. ISBN: ISBN: 2-02-049697-6
Observações Bibliográficas
Indicações bibliográficas específicas serão fornecidas no início de cada tema do programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição teórica dos (e diálogo sobre os) temas do programa; leitura e comentário crítico de textos historiográficos.Palavras Chave
Humanidades > História > História das ciências sociais
Humanidades > História > História da ciência
Humanidades > História > História contemporânea
Humanidades > História > História social
Humanidades > História > História política
Tipo de avaliação
Avaliação por exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
70,00 |
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Total: |
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0,00 |
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Obtenção de frequência
Presença em 75% das aulas, excepto nos casos previstos por Lei.Fórmula de cálculo da classificação final
Exame final: 100%.
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável.Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento em vigor.Melhoria de classificação
Através de repetição do exame final.