História da Cultura Moderna de Portugal
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
TPs
- Apresentar, em evolução diacrónica e numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da colonização europeia, tendo em conta linhas de rumo, estratégias de actuação e transformações estruturais - nos espaços colonizados e nos colonizadores.
- Interceptar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais da Europa Moderna, para nele buscar contextos explicativos.
- Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica da problemática dos confrontos culturais, da (im)comunicabilidade entre universos civilizacionais e da sensibilidade à diferença na Europa Moderna.
- Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir dos universos socio-económicos e culturais que se entrecruzam.
OTs:
- Consolidar das competências previstas pela unidade curricular
- Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos;
- Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica
- Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.
Programa
I. Níveis de cultura no Portugal Moderno
II. Humanismo em Portugal ou Humanismo Português?
1.Programa cultural
2.Espaços e agentes da divulgação do Humanismo em Portugal
III. A “sabedoria” dos Descobrimentos Portugueses
1. Tipologia de produções culturais associadas aos descobrimentos e à expansão geográfica
2. Produção de saber e estratégias de divulgação nacional e internacional
3. Contributos para uma renovação epistemológica
IV. Reforma e pensamento religioso
1. Reforma católica – programa e agentes
2. Prática religiosa – a vida dos crentes
3. Enquadramento, vigilância e repressão: a actuação pastoral e inquisitorial
5. Incidências na vida cultural e nas sensibilidades colectivas
V.Educação e Ensino
1. Espaços e agentes de formação
2. Programas pedagógicos
3. Níveis de alfabetização
4. Educação e sociedade
VI. Cultura material e quotidiano – quadros de Portugal Moderno
Bibliografia Obrigatória
Mea, Elvira Azevedo; A Inquisição de Coimbra no Século XVI. A Instituição, os Homens e a Sociedade, Fund. Eng. António de Almeida, 1997
Monteiro, Miguel Correia; Os Jesuítas e o ensino médio, 1991
Hespanha, António Manuel; História da Universidade em Portugal, Fund. Calouste Gulbenkian, 1997
Curto, Diogo Ramada (dir.); O Tempo de Vasco da Gama, Difel, 1998
ALVAREZ, Fernando Bouza; Imagen y Propaganda.Capítulos de História Cultural del reinado de Filipe II , Akal, 1998
BARRETO, Luís Filipe ; Caminhos do saber no Renascimento Português. Estudos de história e teoria da cultura, IN_CM, 1985
CARVALHO, Joaquim Barradas de ; A la recherche de la specificité de la Renaissance Portugaise..., FCG-CCP, 1983
BETHENCOURT, Francisco; História das Inquisiões. Portugal, Espanha e Itália, Temas e debates, 1996
BUESCU, Ana Isabel; Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (Séculos XV-XVIII), Cosmos, 2000
FERNANDES , Maria de Lurdes Correia; Espelhos - Cartas e Guias. Casamento e Espiritualidade na Península Ibérica (1450-1700), FLUP, 1995
GOUVEIA, António; Estratégias de interiorização da disciplina in “História de Portugal”, dir. J. Mattoso, Círculo de Leitores, 2000
MARQUES, João Francisco ; A Parenética Portuguesa e a Dominação Filipina, INIC, 1986
PAIVA, José Pedro; Bruxaria e Superstição num país sem “Caça às Bruxas”. 1600-1774, Notícias, 1997
RAMOS, L.A. de Oliveira; Projecções do Reformismo Pombalino in “Sob o signo das Luzes”, 1988. ISBN: IN-CM
SILVA, Francisco Ribeiro da ; Barroco e escolarização. Taxas de alfabetização no Porto nos inícios do século XVIII in “I Congresso Internacional do Barroco. Actas”, UP/Governo Civil do Porto, 1991, pp. 451-461
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docentes; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de conceitos e de bibliografia tida como essencial.
Software
Power Point
Palavras Chave
Humanidades > História > História moderna
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
0,00 |
|
|
Teste escrito de caracter teórico-prático de avaliação das matérias leccionadas |
Exame |
2,00 |
|
2009-07-31 |
Análise bibliográfica de uma obra de referência para a disciplina |
Trabalho escrito |
25,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
Aulas TP |
Frequência das aulas |
52 |
2009-06-06 |
Aulas OT |
Frequência das aulas |
7 |
2009-06-06 |
Tralaho autónomo do aluno |
Estudo autónomo |
76 |
2009-06-06 |
|
Total: |
135,00 |
|
Obtenção de frequência
Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados na legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.
Fórmula de cálculo da classificação final
Exame - 70%
Trabalho de análise bibliográfica - 30%
Provas e trabalhos especiais
Aplicável apenas nos casos previstos pela lei.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Todos os alunos devem cumprir, sem excepções, as mesmas modalidades de avaliação.
Melhoria de classificação
A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.
Observações
Disciplina leccionada em Português. A orientação tutorial de alunos Erasmus poderá, se necessário, ser efectuada em Inglês ou Francês.