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História da Cultura Moderna de Portugal

Código: HISTO018     Sigla: HCMOP

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais
Curso/CE Responsável: Licenciatura em História

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
GEOGR 2 Licenciatura em Geografia 2007/2008 3 - 6 -
Pl. Oficial - Minor em História (2008-2011) 3 - 6 -
HIS 1 Plano Oficial - LHIS 4 - 6 -
HISTO 85 Licenciatura em História 1 - 6 -
Pl. Oficial - Hist.c/ Minor em Geografia 2 - 6 -
3
Plano Oficial - História 2 - 6 -
3
LLC 0 Plano Monodisciplinar - Alemão 2 - 6 -
Plano Monodisciplinar - Francês 2 - 6 -
Plano Monodisciplinar - Inglês 2 - 6 -
Plano Monodisciplinar - Espanhol 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

TPs
- Apresentar, em evolução diacrónica e numa perspectiva contextual e comparativa, os quadros gerais da colonização europeia, tendo em conta linhas de rumo, estratégias de actuação e transformações estruturais - nos espaços colonizados e nos colonizadores.
- Interceptar a análise do objecto da disciplina com os quadros gerais - económicos, políticos e culturais da Europa Moderna, para nele buscar contextos explicativos.
- Desenvolver uma abordagem capaz de suscitar uma análise crítica da problemática dos confrontos culturais, da (im)comunicabilidade entre universos civilizacionais e da sensibilidade à diferença na Europa Moderna.
- Apresentar, numa abordagem dialéctica, uma análise histórica perspectivada a partir dos universos socio-económicos e culturais que se entrecruzam.
OTs:
- Consolidar das competências previstas pela unidade curricular
- Desenvolver, através de debates orientados, as capacidades de análise, crítica e exposição de juízos científicos;
- Desenvolver capacidades cognitivas e disponibilizar utensilagens conceptuais e operativas imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica
- Apoiar e orientar estratégias autónomas de aprendizagem.


Programa

I. Níveis de cultura no Portugal Moderno

II. Humanismo em Portugal ou Humanismo Português?
1.Programa cultural
2.Espaços e agentes da divulgação do Humanismo em Portugal

III. A “sabedoria” dos Descobrimentos Portugueses
1. Tipologia de produções culturais associadas aos descobrimentos e à expansão geográfica
2. Produção de saber e estratégias de divulgação nacional e internacional
3. Contributos para uma renovação epistemológica

IV. Reforma e pensamento religioso
1. Reforma católica – programa e agentes
2. Prática religiosa – a vida dos crentes
3. Enquadramento, vigilância e repressão: a actuação pastoral e inquisitorial
5. Incidências na vida cultural e nas sensibilidades colectivas

V.Educação e Ensino
1. Espaços e agentes de formação
2. Programas pedagógicos
3. Níveis de alfabetização
4. Educação e sociedade

VI. Cultura material e quotidiano – quadros de Portugal Moderno

Bibliografia Obrigatória

Mea, Elvira Azevedo; A Inquisição de Coimbra no Século XVI. A Instituição, os Homens e a Sociedade, Fund. Eng. António de Almeida, 1997
Monteiro, Miguel Correia; Os Jesuítas e o ensino médio, 1991
Hespanha, António Manuel; História da Universidade em Portugal, Fund. Calouste Gulbenkian, 1997
Curto, Diogo Ramada (dir.); O Tempo de Vasco da Gama, Difel, 1998
ALVAREZ, Fernando Bouza; Imagen y Propaganda.Capítulos de História Cultural del reinado de Filipe II , Akal, 1998
BARRETO, Luís Filipe ; Caminhos do saber no Renascimento Português. Estudos de história e teoria da cultura, IN_CM, 1985
CARVALHO, Joaquim Barradas de ; A la recherche de la specificité de la Renaissance Portugaise..., FCG-CCP, 1983
BETHENCOURT, Francisco; História das Inquisiões. Portugal, Espanha e Itália, Temas e debates, 1996
BUESCU, Ana Isabel; Memória e Poder. Ensaios de História Cultural (Séculos XV-XVIII), Cosmos, 2000
FERNANDES , Maria de Lurdes Correia; Espelhos - Cartas e Guias. Casamento e Espiritualidade na Península Ibérica (1450-1700), FLUP, 1995
GOUVEIA, António; Estratégias de interiorização da disciplina in “História de Portugal”, dir. J. Mattoso, Círculo de Leitores, 2000
MARQUES, João Francisco ; A Parenética Portuguesa e a Dominação Filipina, INIC, 1986
PAIVA, José Pedro; Bruxaria e Superstição num país sem “Caça às Bruxas”. 1600-1774, Notícias, 1997
RAMOS, L.A. de Oliveira; Projecções do Reformismo Pombalino in “Sob o signo das Luzes”, 1988. ISBN: IN-CM
SILVA, Francisco Ribeiro da ; Barroco e escolarização. Taxas de alfabetização no Porto nos inícios do século XVIII in “I Congresso Internacional do Barroco. Actas”, UP/Governo Civil do Porto, 1991, pp. 451-461

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas TPs: Ensino teórico-prático, com forte apoio de material gráfico, estatístico e cartográfico.
Nas OTs: Abordagem crítica e problematizante dos conteúdos da unidade curricular, integrando a discussão de questões teóricas suscitadas pelos conteúdos curriculares; a promoção de debates entre os alunos, moderados pelo docentes; a apresentação oral de relatórios e de resultados de trabalhos levados a cabo no decurso do trabalho autónomo dos alunos; a discussão de conceitos e de bibliografia tida como essencial.

Software

Power Point

Palavras Chave

Humanidades > História > História moderna

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 0,00
Teste escrito de caracter teórico-prático de avaliação das matérias leccionadas Exame 2,00 2009-07-31
Análise bibliográfica de uma obra de referência para a disciplina Trabalho escrito 25,00
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Aulas TP Frequência das aulas 52 2009-06-06
Aulas OT Frequência das aulas 7 2009-06-06
Tralaho autónomo do aluno Estudo autónomo 76 2009-06-06
Total: 135,00

Obtenção de frequência

Considera-se que o aluno obtém frequência quando cumpridos os requisitos previstos nas normas de avaliação: presença a 75% das aulas, sem prejuízo dos casos contemplados na legislação em vigor. O cumprimento da frequência será aferido através de folhas de presença.

Fórmula de cálculo da classificação final

Exame - 70%
Trabalho de análise bibliográfica - 30%

Provas e trabalhos especiais

Aplicável apenas nos casos previstos pela lei.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Todos os alunos devem cumprir, sem excepções, as mesmas modalidades de avaliação.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação deverá seguir as modalidades de avaliação previstas para a unidade curricular, podendo o aluno refazer ou repetir apenas a ou as provas a que não tenha obtido classificação satisfatória.

Observações

Disciplina leccionada em Português. A orientação tutorial de alunos Erasmus poderá, se necessário, ser efectuada em Inglês ou Francês.
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