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Literatura Inglesa I

Código: MEAAM013     Sigla: LI1

Ocorrência: 2010/2011 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EAAL 1 Plano de Estudos 1 - 5,5 2
EAAM 0 Plano de Estudos 1 - 5,5 2
EAAT 0 Plano de Estudos 1 - 5,5 2
MEAA 18 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 5,5 2

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Deslocações:
Espaços e Lugares na Comédia Inglesa
dos sécs. XVI e XVII

Uma das características mais salientes da cultura europeia de inícios da Idade Moderna é a reconfiguração de um sentido de lugar e de espaço – na sua percepção como nas suas representações. Instância maior de apropriação mimética da experiência humana através de uma pluralidade de sistemas de significação reificada nas condições de um espaço – o da cena –, o teatro oferecer-se-á a algumas das analogias culturalmente mais influentes que a referida reconfiguração procurará nas artes.
Objectivos:
Este programa explorará implicações da viragem epistemológica e cultural em causa para a literatura dramática e para o teatro, com destaque para a comédia; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativas da variedade estrutural e modal exibida por este sub-género dramático na produção literária e na prática teatral inglesa entre o último quartel do séc. XVI e o primeiro do séc.XVII. O estudo da diversidade evidenciada pela comédia no período em causa será enquadrado por reflexões de ordem teórica – sobre drama, comédia e sátira – bem como de ordem histórico-cultural, por forma a pôr em relevo as grandes determinantes conceptuais e contextuais da produção dramática a ser estudada.
Competências:
O programa apelará para (e desenvolverá) a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições em que estudantes com percursos prévios por vezes bastante distintos serão confrontados com os textos centralmente considerados neste programa, far-se-á uma perspectivação breve de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos directamente relevantes.
Resultados:
No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.

Programa

O programa consistirá no estudo de comédias de William Shakespeare, Ben Jonson e John Fletcher (ver Bibliografia Principal). Este estudo será precedido e/ou acompanhado da consideração crítica de textos relevantes para o entendimento das poéticas do drama e do lugar cultural do teatro na Inglaterra de inícios da Idade Moderna.

Bibliografia Principal

SHAKESPEARE, William. The Merchant of Venice
The Tempest
(recomenda-se que estes textos sejam lidos numa das seguintes edições:
GIBBONS, Brian (gen ed.). The New Cambridge Shakespeare. Cambridge: C.U.P.
PROUDFOOT, Richard et al (gen eds.). The Arden Shakespeare. London: Thomson.
SPENCER, T.J.B. (gen ed.). New Penguin Shakespeare. Harmond¬swor¬th: Pen¬guin.
WELLS, Stanley (gen ed.). The Oxford Shakespeare. Oxford: O.U.P.)

JONSON, Ben. Three Comedies: Volpone, The Alchemist, Bartholomew Fair, ed. Michael Jamieson. Harmondsworth: Penguin, 1966

FLETCHER, John. The Sea Voyage.Three Renaissance Travel Plays, ed. Anthony Parr. Manchester: Manchester U.P., 1995.
The Island Princess, ed George Walton Williams, in Fredson Bowers (ed), The Dramatic Works in the Beaumont and Fletcher Canon, vol.V. Cambridge, C.U.P.,1982. pp.539-669.

Bibliografia Complementar

No início do semestre serão dadas indicações quanto à Bibliografia secundária, incluindo uma lista de disponibilidades bibliográficas da FLUP com relevância directa para este programa.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Tal como se espera de um seminário de pós-graduação, as sessões integrarão uma componente interventiva por parte do docente – mas esperar-se-á também participação activa e regular por parte dos estudantes. Estes deverão desenvolver tarefas de investigação devidamente orientadas pelo docente, mas conduzidas para uma crescente autonomia do esforço investigativo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Participação presencial (estimativa) Participação presencial 30,00
trabalho Trabalho escrito 98,50 2011-02-28
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
estudo Estudo autónomo 20 2011-02-28
Total: 20,00

Obtenção de frequência

Elements for Assessment:

1) frequência (mínimo de 75% das aulas);
2) participação activa nas aulas;
3) avaliação oral final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação a obter dependerá dominantemente da prova oral final, que deverá constituir uma súmula de trabalho anteriormente desenvolvido, por nela se manifestarem competências e saberes adquiridos ao longo do semestre.
Prova oral final: 75%
Participação activa no seminário: 25%

Provas e trabalhos especiais

not applicable

Avaliação especial (TE, DA, ...)

de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino

Melhoria de classificação

de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino

Observações

Sessions will be conducted in English
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