Literatura Inglesa I
Ocorrência: 2010/2011 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Inglês
Objetivos
Deslocações:
Espaços e Lugares na Comédia Inglesa
dos sécs. XVI e XVII
Uma das características mais salientes da cultura europeia de inícios da Idade Moderna é a reconfiguração de um sentido de lugar e de espaço – na sua percepção como nas suas representações. Instância maior de apropriação mimética da experiência humana através de uma pluralidade de sistemas de significação reificada nas condições de um espaço – o da cena –, o teatro oferecer-se-á a algumas das analogias culturalmente mais influentes que a referida reconfiguração procurará nas artes.
Objectivos:
Este programa explorará implicações da viragem epistemológica e cultural em causa para a literatura dramática e para o teatro, com destaque para a comédia; e fá-lo-á com referência a textos ilustrativas da variedade estrutural e modal exibida por este sub-género dramático na produção literária e na prática teatral inglesa entre o último quartel do séc. XVI e o primeiro do séc.XVII. O estudo da diversidade evidenciada pela comédia no período em causa será enquadrado por reflexões de ordem teórica – sobre drama, comédia e sátira – bem como de ordem histórico-cultural, por forma a pôr em relevo as grandes determinantes conceptuais e contextuais da produção dramática a ser estudada.
Competências:
O programa apelará para (e desenvolverá) a capacidade de leitura crítica de textos dramáticos. Com vista a produzir alguma uniformização das condições em que estudantes com percursos prévios por vezes bastante distintos serão confrontados com os textos centralmente considerados neste programa, far-se-á uma perspectivação breve de conceitos fulcrais da semiose dramática e teatral - bem como dos contextos históricos directamente relevantes.
Resultados:
No final do semestre os estudantes deverão ter desenvolvido a capacidade de consideração crítica de aspectos-chave da literatura dramática do Renascimento inglês e de pronunciamento informado sobre os conceitos operatórios e os contextos considerados neste programa.
Programa
O programa consistirá no estudo de comédias de William Shakespeare, Ben Jonson e John Fletcher (ver Bibliografia Principal). Este estudo será precedido e/ou acompanhado da consideração crítica de textos relevantes para o entendimento das poéticas do drama e do lugar cultural do teatro na Inglaterra de inícios da Idade Moderna.
Bibliografia Principal
SHAKESPEARE, William. The Merchant of Venice
The Tempest
(recomenda-se que estes textos sejam lidos numa das seguintes edições:
GIBBONS, Brian (gen ed.). The New Cambridge Shakespeare. Cambridge: C.U.P.
PROUDFOOT, Richard et al (gen eds.). The Arden Shakespeare. London: Thomson.
SPENCER, T.J.B. (gen ed.). New Penguin Shakespeare. Harmond¬swor¬th: Pen¬guin.
WELLS, Stanley (gen ed.). The Oxford Shakespeare. Oxford: O.U.P.)
JONSON, Ben. Three Comedies: Volpone, The Alchemist, Bartholomew Fair, ed. Michael Jamieson. Harmondsworth: Penguin, 1966
FLETCHER, John. The Sea Voyage.Three Renaissance Travel Plays, ed. Anthony Parr. Manchester: Manchester U.P., 1995.
The Island Princess, ed George Walton Williams, in Fredson Bowers (ed), The Dramatic Works in the Beaumont and Fletcher Canon, vol.V. Cambridge, C.U.P.,1982. pp.539-669.
Bibliografia Complementar
No início do semestre serão dadas indicações quanto à Bibliografia secundária, incluindo uma lista de disponibilidades bibliográficas da FLUP com relevância directa para este programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tal como se espera de um seminário de pós-graduação, as sessões integrarão uma componente interventiva por parte do docente – mas esperar-se-á também participação activa e regular por parte dos estudantes. Estes deverão desenvolver tarefas de investigação devidamente orientadas pelo docente, mas conduzidas para uma crescente autonomia do esforço investigativo.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
30,00 |
|
|
| trabalho |
Trabalho escrito |
98,50 |
|
2011-02-28 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| estudo |
Estudo autónomo |
20 |
2011-02-28 |
|
Total: |
20,00 |
|
Obtenção de frequência
Elements for Assessment:
1) frequência (mínimo de 75% das aulas);
2) participação activa nas aulas;
3) avaliação oral final.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação a obter dependerá dominantemente da prova oral final, que deverá constituir uma súmula de trabalho anteriormente desenvolvido, por nela se manifestarem competências e saberes adquiridos ao longo do semestre.
Prova oral final: 75%
Participação activa no seminário: 25%
Provas e trabalhos especiais
not applicable
Avaliação especial (TE, DA, ...)
de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino
Melhoria de classificação
de acordo com os regulamentos aplicáveis a este ciclo de ensino
Observações
Sessions will be conducted in English