Estudos Inter-Artes e Representações da Mulher
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objectivos:
Este programa proporá o estudo de diferentes formas de representar a mulher numa variedade de tradições, de media artísticos e de momentos históricos. Para além de familiarizar os estudantes com a obra literária e plástica dos autores considerados, é objectivo do seminário pôr em evidência algumas das noções com maior permanência no discurso teórico e crítico sobre a intermedialidade; bem como salientar a importãncia da ordem das representações nas práticas discursivas das/sobre as mulheres.
Competências:
apelar-se-á para o entendimento das condições sincrónicas e diacrónicas da produção de imagens da mulher em diferentes 'media', através da convocação e emprego criticamente produtivo das noções de representação e intermedialidade.
Resultados:
no final do semestre os estudantes deverão mostrar-se capazes de reflectir de modo histórica e teoricamente sustentado sobre representações da mulher que recorram a mais do que um sistema semiótico.
Programa
Por se integrar num curso centrado nas culturas e literaturas de expressão inglesa, o seminário terá uma forte componente anglófona, no corpus a estudar como também nalgumas das suas principais referências teórico-críticas. Mas esta não será de forma alguma exclusiva, havendo também lugar à consideração de textos e arte-factos com origem noutras tradições literárias e artísticas – nomeadamente de língua portuguesa.
O programa combinará componentes sincrónicas e diacrónicas, sendo estas últimas reportadas dominantemente a tradições europeias do discurso sobre / da representação artística das mulheres. Os estudantes serão convidados a considerar o corpus proposto para estudo num espírito de problematização assente na percepção da inelutável historicidade das representações em causa, como também das contingências que em diferentes momentos marcaram e marcam o reclamar de uma especificidade como a que informa o presente programa.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Tal como se espera de um seminário de pós-graduação, as sessões integrarão uma componente interventiva por parte do docente – mas esperar-se-á também participação activa e regular por parte dos estudantes. Estes deverão desenvolver tarefas de investigação devidamente orientadas pelo docente, mas conduzidas para uma crescente autonomia do esforço investigativo.
Palavras Chave
Humanidades
Humanidades > Literatura
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
a) frequência (mínimo de 75% das aulas);
b) participação activa nas aulas;
c) apresentação e discussão de trabalhos escritos realizados ao longo do semestre
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final (CF) resultará da seguinte fórmula (reportada às “componentes de avaliação” acima identificadas):
(a + b) + [c) x 2] : 3 = CF
Provas e trabalhos especiais
A combinar com os alunos.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas da FLUP.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas da FLUP.
Observações
Língua de ensino: português.
No início do semestre será indicada a lista definitiva dos textos a estudar, bem como as edições e os suportes em que os estudantes lhes poderão aceder.
Serão igualmente dadas indicações quanto à Bibliografia secundária, incluindo uma lista de disponibilidades bibliográficas da FLUP com relevância directa para este programa.