Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MEAAM008

Estudos Feministas

Código: MEAAM008     Sigla: EF

Ocorrência: 2007/2008 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Estudos Anglo-Americanos
Curso/CE Responsável: Mestrado em Estudos Anglo-Americanos

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEAA 5 Plano Oficial a partir de 2007/2008 1 - 8 -

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objectivo deste seminário é sensibilizar os alunos para a questão da diferença sexual como uma construção social, mostrando como ela influencia a produção literária e, nesse sentido, estudar a operacionalidade dos Estudos Feministas para um entendimento do fenómeno poético (no seu sentido mais lato).

Programa

Tendo começado a integrar a academia no panorama anglo-americano no final dos anos setenta, os Estudos Feministas forneceram possibilidades de leituras novas do texto literário e uma nova compreensão para o fenómeno estético. A sua constituição enquanto disciplina emergiu dos movimentos feministas da chamada Segunda Vaga, os quais, por sua vez, continuaram (embora revendo) a acção política e social dos movimentos feministas da chamada Primeira Vaga. Se a Primeira Vaga insiste na reivindicação da igualdade, a Segunda Vaga caracterizar-se-á pela reivindicação da diferença. A partir dos anos 90 do século XX, a Terceira Vaga proporá a desconstrução das diferenças, e até a pulverização da própria noção de identidade. De forma a demonstrar a pertinência destas perspectivas, propõe-se o comentário dos textos teóricos mais significativos para os feminismos (Primeira, Segunda e Terceira Vagas), aplicando-os à análise de poemas e contos, que serão fornecidos pela docente ao longo das sessões.

Bibliografia Obrigatória

Macedo, Ana Gabriela, org; Género, identidade e desejo: antologia crítica do feminismo contemporâneo., Cotovia, 2002
Weed, Elizabeth e Naomi Schor, eds; Feminism Meets Queer Theory, Bloomington, Indiana University Press, 2002.
Braidotti, Rosi; Nomadic Subjects: Embodiment and Sexual Difference in Contemporary Feminist Theory , New York: Columbia University Press, 1994.
Woolf, Virginia; A Room of One's Own, London: Penguin , 1945 [1928]

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Regime de seminário

Tipo de avaliação

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 36,00
Total: - 0,00
Recomendar Página Voltar ao Topo