Gestão de Serviços de Informação
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender e enquadrar organizacionalmente a gestão de um serviço de informação.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o planeamento, organização e avaliação de serviços de informação, independentemente da natureza da informação, fase do ciclo de vida, modo de produção ou suporte em que se encontre registada.
- Conhecer os princípios teóricos e metodológicos para o estudo, análise e avaliação dos processos de gestão de serviços de informação.
- Adquirir a capacidade para aplicar as técnicas de organização e avaliação de serviços de informação
- Compreender e aplicar técnicas, normas e outros instrumentos inerentes à gestão de serviços de informação.
Programa
1. INTRODUÇÃO
1.1. Os Serviços de Informação: da visão clássica à Gestão de Informação de Qualidade
2. POLÍTICAS INTERNACIONAIS E NACIONAIS
2.1. A nível internacional
2.1.1. Organismos internacionais
2.1.2. Política internacionais
2.2. A nível nacional
2.2.1. Sistema Nacional de Arquivos
2.2.2. Sistema Nacional de Bibliotecas
2.2.3. Rede de Arquivos Distritais
2.2.4. Rede de Arquivos Municipais
2.2.5. Rede de Bibliotecas Públicas
2.2.6. Rede de Bibliotecas Escolares (RBE)
2.2.7. Rede de Bibliotecas Universitárias (RUBI)
3. A GESTÃO DE SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
3.1. Gestão: conceitos, modelos, funções e níveis
3.2. A Gestão baseada em projectos
3.2.1. Modelos de ciclo de vida de projectos
3.2.2. Planeamento e controlo de projectos
3.2.2.1. Gestão do Âmbito
3.2.2.2. Gestão da Organização
3.2.2.3. Gestão da Qualidade
3.2.2.4. Gestão dos Custos
3.2.2.5. Gestão do Tempo
3.2.2.6. Gestão dos Riscos
3.2.2.7. Gestão dos Recursos Humanos
3.2.2.8. A Realização de Projectos
3.3. Recursos Materiais
3.4. Recursos Financeiros
3.5. Recursos Humanos
4. A QUALIDADE EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
4.1. Conceitos
4.2. Normas da série ISO 9000
4.3. Normas relativas à gestão de serviços de informação e à gestão da informação ( ISO 15489-1 e 2; ISO/TS 23081-1:2004; ISO/TS 23081-2:2007; NP ISO 11620:2004; NP ISO 11620:2004/A1 2006; prNP 4427: 2003; AS 5090; ISDF; ISIAH; etc.)
4.4. O Sistema de Gestão de Qualidade e a certificação
5. O MARKETING EM SERVIÇOS DE INFORMAÇÃO
Bibliografia Obrigatória
ALLAN, Barbara; Project management : tools and techniques for today's ILS professional, Facet, 2004. ISBN: 1-85604-504-8
BAWDEN, David ; User-oriented evaluation of information systems and services, Aldershot : Gower, 1990. ISBN: 0-566-05209-1
BRYSON, Jo ; Effective library and information centre management, Hampshire : Gower, 1996. ISBN: 0-566-05640-2
BROPHY, Peter ; Quality management for information and library managers, London : Aslib Gower, 1997. ISBN: 0-566-07725-6
BROWN, Mark ; A Gestão de Projectos com Sucesso : planeamento eficaz, como controlar o tempo, gestão dos custos, assegurar a qualidade, Lisboa : Editorial Presença, 1993
CEITIL, Mário ; Gestão de recursos humanos : para o século XXI, Lisboa : Edições Sílabo, 2006. ISBN: 972-618-428-2
CASTELEYN, Mary; WEBB, Sylvia P.; Promoting excellence : personnel management and staff development in libraries, London : Bowker Saur, 1994. ISBN: 0-86291-606-2
DRUCKER, Peter F. ; As Organizações sem fins lucrativos, Lisboa : Difusão Cultural, 1993. ISBN: 972-709-188-1
DUCHEIN, Michel ; Les bâtiments et équipements d'archives, . Paris : Archives Nationales, 1985. ISBN: 2-86000-114-X
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GOODWORTH, Clive ; Técnicas da gestão de pessoal, Lisboa : Editorial Presença, 1990. ISBN: 972-23-1097-6
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HAMILTON, Feona ; Infopromotion : publicity and marketing ideas for the information profession, Aldershot : Gower, 1990. ISBN: 0-566-05577-5
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KOTLER, P. ; Marketing para organizações que não visam o lucro, São Paulo : Atlas, 1994. ISBN: 85-224-0397-X
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MIGUEL, António ; Gestão moderna de projectos, . Lisboa : FCA - Editora de Informática, 2006. ISBN: 978-972-722-502-6
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PINTO, Maria Manuela Gomes de Azevedo ; Uma era, uma visão, um paradigma : da teoria à prática. , Faculdade de Letras , 2005. ISBN: 1645-4936
PIRES, António Ramos ; Qualidade : sistemas de gestão da qualidade, Lisboa : Sílabo, 2004. ISBN: ISBN 972-618-333-2
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REAL, Manuel Luís ; A gestão do Arquivo Municipal do Porto, Gabinete de Estudos a&b, 2006. ISBN: 0873-5670
RANDOLPH, W. Alan; BARRY, Z. Posner ; Planeamento e gestão de projectos, Lisboa : Editorial Presença, 1992
STIELOW, Frederick ; Building digital archives, descriptions, and displays : a how-to-do-it manual for archivists and librarians, New York : Neal-Schuman Publishers, 2003. ISBN: 1-55570-463-8
TEIXEIRA, Sebastião ; Gestão das organizações, Lisboa : McGraw-Hill, 1998. ISBN: 972-773-001-9
TURNER, Rodney J. ; The Handbook of project-based management, Cambridge : McGraw-Hill, 1993
UNESCO; Manifesto da Unesco sobre bibliotecas públicas, 1998. ISBN: 0872-0797
WHITE, Andrew ; E-Metrics for library and information professionals : how to use data for managing and evaluating electronic resource collections, London : Facet, 2006. ISBN: 1-85604-555-2
PINTO, Maria Leonor Cardoso Sérgio; O marketing nas bibliotecas públicas portuguesas, Lisboa : Colibri, 2007. ISBN: 978-972-772-698-1
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas incluirão a exposição da matéria, o comentário e a discussão dos temas desenvolvidos de acordo com o programa, com participação activa dos alunos.
Serão ainda desenvolvidos trabalhos práticos, objecto de relatório escrito e apresentação oral, bem como visitas de estudo.
As aulas serão apoiadas por meios audiovisuais e tecnologia multimédia.
Software
MS VISIO
MS PowerPoint
MS Project
Palavras Chave
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão de recursos
Ciências Sociais > Economia > Estudos de gestão > Gestão da qualidade
Humanidades > Ciência da Informação > Arquivística
Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia
Humanidades > Ciência da Informação > Gestão de Informação
Humanidades > Ciência da Informação > Documentação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Aulas da disciplina (estimativa) |
Participação presencial |
56,00 |
|
|
| Exame Escrito |
Exame |
2,00 |
|
2009-07-31 |
| Trabalho de investigação |
Trabalho escrito |
52,00 |
|
2009-07-31 |
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Componentes de Ocupação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Data Conclusão |
| Preparação para o Exame |
Estudo autónomo |
52 |
2009-07-31 |
|
Total: |
52,00 |
|
Obtenção de frequência
De acordo com as Normas em vigor.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação de frequência: 30% Trabalho (individual ou de grupo) + Exame final: 70% (prova sem consulta, com a duração de 2 horas).
Provas e trabalhos especiais
Nada a indicar.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor.
Observações
Está a ser ponderada a colocação desta disicplina na plataforma de e-learning.