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Bibliotecas Públicas

Código: CINF006     Sigla: BP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência da Informação

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência da Informação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CINF 19 Plano Oficial a partir de 2008/2009 3 - 5 50 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se que os alunos apreendam o conceito de Leitura Pública e conheçam o projecto de desenvolvimento da rede de bibliotecas públicas em Portugal implementada no âmbito de uma política nacional de informação. Pretende-se ainda que os alunos compreendam a forma de organização e o funcionamento das bibliotecas públicas e conheçam os processos que permitem avaliar a sua eficiência.

Programa

1.Leitura Pública: conceitos fundamentais
1.1.As bibliotecas públicas e a sociedade da informação.
1.2.O “Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas de Leitura Pública” e outros documentos internacionais.
2.A leitura pública em Portugal
2.1.Política nacional de leitura pública: princípios orientadores.
2.2.Hábitos de leitura em Portugal.
2.3.Rede de Bibliotecas Públicas: criação e desenvolvimento
2.4.A participação dos organismos públicos e associações profissionais (nacionais e internacionais) no desenvolvimento da leitura pública em Portugal.
3.Planeamento e organização dos serviços nas bibliotecas públicas.
3.1.Arquitectura dos espaços, projecto de equipamento e mobiliário
3.2.Constituição da colecção da biblioteca: diversificação dos suportes de informação, avaliação da colecção e aplicação de critérios de selecção.
3.2.1.A importância da criação, desenvolvimento e preservação do “fundo local”.
3.3.Organização e difusão da informação na biblioteca pública.
3.4.Serviços de referência em bibliotecas públicas: análise das fontes de informação fundamentais para bibliotecas públicas e estratégias de pesquisa.
4.As novas tecnologias nas bibliotecas de leitura pública
4.1.Planificação e manutenção de sistemas de comunicação em rede.
4.2.Serviços de referência digitais.
4.3.As novas tecnologias e o acesso à informação para pessoas com incapacidades.
5.A promoção dos serviços da biblioteca
5.1.Implementação de serviços, desenvolvimento de programas e selecção de materiais adaptados às necessidades dos utilizadores.
5.2.Serviços de extensão da biblioteca Pública: a biblioteca itinerante, bibliotecas sazonais, etc.
5.3.Gestão da imagem da biblioteca e divulgação dos serviços.
6.A biblioteca pública em cooperação com outras instituições:
6.1.O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE).
6.2.A cooperação com outras bibliotecas e serviços de informação
6.3.Projectos desenvolvidos no âmbito de programas de apoio internacional.

Bibliografia Obrigatória

BENAVENTE, Ana, coord. ; A literacia em Portugal: resultados de uma pesquisa extensiva e monográfica, FCB/CNE, 1996. ISBN: 972-31-0713-9
FREITAS, E.; SANTOS, M. ; Hábitos de leitura em Portugal: Inquérito sociológico, Dom Quixote, 1992
GASCUEL, Jacqueline ; Um espaço para o livro: como criar, animar ou renovar uma biblioteca, Dom Quixote/BAD, 1987
HOUGHTON, Tony ; Bookstock management in public libraries, Clive Bingley, 1985. ISBN: 0-85157-430-0
IFLA; Directrizes para serviços de bibliotecas para crianças, IFLA, 2003 (Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s10/pubs/ChildrensGuidelines-pt.pdf)
IFLA; Linhas orientadoras dos serviços de bibliotecas para jovens, IFLA, 1999 (http://www.dglb.pt/sites/DGLB/Português/bibliotecasPublicas/documentacaoBibliotecas/Documents/1999_Directrizes_Servicos_Bibliotecas_Para_Jovens.pdf)
IFLA; The role of Public Libraries in lifelong learning - a Project under the section of Public Libraries, IFLA, 2000 (Disponível em: http://www.ifla.org/VII/s8/proj/rolepublib.htm)
IFLA/FAIFE; The IFLA Internet Manifesto, IFLA/FAIFE, 2002 (Disponível em: http://www.ifla.org/III/misc/im-e.htm)
IFLA/FAIFE; Statement on Libraries and Intellectual Freedom, IFLA/FAIFE, 1999 (Disponível em: http://www.ifla.org/V/press/pr990326.htm)
MACHADO, Luís ; Rede Informática de Leitura Pública, BAD, 1994. ISBN: 0007-9421
MAGALHÃES, Ana Maria; ALÇADA, Isabel ; Os jovens e a leitura nas vésperas do século XXI, Caminho, 1994. ISBN: 972-21-0860-3
Manifesto da UNESCO sobre bibliotecas públicas , IBL, 1994
MOURA, Maria José, coord.; Relatório sobre as bibliotecas públicas em Portugal, 1996 (Disponível em: http://rcbp.dglb.pt/pt/ServProf/DocTec/Documents/16_RelatorioRNBP96.pdf)
NUNES, Henrique Barreto ; Da biblioteca ao leitor: estudos sobre a leitura pública em Portugal, AB, 1996. ISBN: 972-82026-10-2
THOMAS, Barbro ; Guidelines for public libraries promoting literacy, UNESCO, 1993 (Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0009/000955/095502eb.pdf)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia será activa e participativa. Cada tema será objecto de uma introdução por parte do docente, com o apoio de informação em texto e meios audiovisuais, seguida de uma fase de debate com os alunos que será o ponto de partida para a realização de trabalhos práticos.

Palavras Chave

Humanidades > Ciência da Informação > Biblioteconomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Peso (%) Data Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa) Participação presencial 56,00
Realização e apresentação de trabalho de investigação Trabalho escrito 40,00 2009-06-06
Exame Exame 2,00 2009-06-06
Total: - 0,00

Componentes de Ocupação

Descrição Tipo Tempo (Horas) Data Conclusão
Preparação para o exame Estudo autónomo 37 2009-06-06
Total: 37,00

Obtenção de frequência

Presença obrigatória em 75% das aulas, excepto nos casos previstos na lei geral e nos regulamentos da FLUP.

Fórmula de cálculo da classificação final

Realização e apresentação dos trabalhos nas aulas = 50%
Exame final= 50%

Provas e trabalhos especiais

Nada a indicar

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor.

Melhoria de classificação

De acordo com as normas em vigor.
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