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Economia Política

Código: CC016     Sigla: ECOP

Ocorrência: 2008/2009 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências da Comunicação

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
CC 17 Plano Oficial a partir de 2008/2009 2 - 5 52 135

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Pretende-se continuar com a análise dos instrumentos micro e macroeconómicos que os economistas utilizam para analisar o desempenho da economia como um todo iniciada no âmbito do curso de Introdução à Economia. Adicionalmente pretende-se analisar o impacto das políticas públicas na economia. O conhecimento dos instrumentais económicos permitirá debater alguns tópicos de política macroeconómica.

Programa

Cap. 1 Introdução
Cap. 2 Comportamento da empresa e organização da Indústria
2.1 Produtividade e custos de produção
2.2 Empresas em mercados competitivos
2.3 Empresas em mercados imperfeitos
Cap. 3 Externalidades
3.1 Externalidades e ineficiência de mercado
3.2 Soluções privadas para as externalidades
3.3 Políticas públicas para as externalidades
Cap. 4 Bens públicos e recursos comuns
4.1 Os diferentes tipos de bens
4.2 Bens públicos
4.3 Recursos comuns
Cap. 5 O sistema tributário
5.1 Tributação e eficiência
5.2 Impostos e equidade
Cap. 6 Produção e crescimento
6.1 Crescimento económico mundial
6.2 Produtividade: papel e determinantes
6.3 Crescimento económico e políticas públicas
Cap. 7 Instituições Políticas, Económicas e Financeiras
7.1 Instituições de âmbito “mundial”
7.2 Instituições de âmbito “europeu”
7.3 Instituições de âmbito “nacional”
7.4 Mercados financeiros
Cap. 8 Debates sobre política macroeconómica
8.1 Políticas monetárias e fiscais como instrumento de estabilização da
Economia
8.2 Regras na política monetária e na política orçamental?
8.3 Objectivo do Banco Central Europeu deverá ser taxa de inflação?
8.4 Política fiscal e o nível da dívida pública
8.5 Haverá “vida para além do orçamento”?

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O regime teórico-prático será aproveitado para dinamizar a participação dos alunos nas aulas. Assim, serão disponibilizados materiais de trabalho para permitir maior participação de alunos nas aulas acompanhado de estudo individual dos alunos.

Tipo de avaliação

Obtenção de frequência

Componentes da avaliação continuada: discussão na aula ; questões por escrito ; trabalho de casa; miniteste e teste



OS ALUNOS PODEM BENEFICIAR DO REGIME DA AVALIAÇÃO CONTINUADA NA ÉPOCA DE RECURSO

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação continuada: discussão na aula (5%); questões por escrito (15%); trabalho de casa (20%); miniteste (20%); teste (40%)

Exame: Classificação do teste final

A classificação final do aluno será a maior das duas alternativas. Por outras palavras, o aluno que prossiga com o regime de avaliação continuada nunca será prejudicado, já que se a nota do exame final for superior à média obtida com as componentes da avaliação continuada, ficará com essa nota e não com a determinada pela avaliação continuada.

Observações

Bibliografia:
Samuelson, Nordhaus; Economia, 18ª edição portuguesa, MacGraw-Hill, 2005. ISBN: 8448146190
N. Gregory Mankiw;Introdução à Economia, Editora Campus, 2001. ISBN: 8535208534
Outra bibliografia a indicar no decurso das aulas
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