Resumo (PT):
A observação de aulas em parceria, ou observação de pares é um meio
eficaz na melhoria da qualidade do ensino superior. A sua aplicação é comum
nas instituições do mundo anglo-saxónico, e reconhecida a nível mundial. Esta
comunicação faz a apresentação do programa de observação de aulas em
parceria da Universidade do Porto, Portugal. Este programa diferencia-se dos
demais pelo seu carácter multidisciplinar, juntando docentes de faculdades
diferentes durante as observações, daí resultando uma partilha profunda e
diversa de práticas pedagógicas.
Após um período experimental de três semestres nas Faculdades de Engenharia e
de Psicologia e Ciências da Educação, foi alargado o seu âmbito às restantes
faculdades. Este artigo começa por explicar o modelo organizativo projectado,
seguido da descrição dos métodos usados para a observação de aulas em
parceria e finalizando com o relato do estado de implementação do programa.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Nº de páginas:
8
Tipo de Licença: