Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria

De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria

Título
De par em par na Universidade do Porto: um programa multidisciplinar de observação de aulas em parceria
Tipo
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
Ano
2011
Ata de Conferência Internacional
Páginas: 1-8
Jornada de Inovação Educativa 2011
Universidade de Vigo, Espanha, 10 de junho de 2011
Classificação Científica
FOS: Ciências sociais > Ciências da educação
Outras Informações
Resumo (PT): A observação de aulas em parceria, ou observação de pares é um meio eficaz na melhoria da qualidade do ensino superior. A sua aplicação é comum nas instituições do mundo anglo-saxónico, e reconhecida a nível mundial. Esta comunicação faz a apresentação do programa de observação de aulas em parceria da Universidade do Porto, Portugal. Este programa diferencia-se dos demais pelo seu carácter multidisciplinar, juntando docentes de faculdades diferentes durante as observações, daí resultando uma partilha profunda e diversa de práticas pedagógicas. Após um período experimental de três semestres nas Faculdades de Engenharia e de Psicologia e Ciências da Educação, foi alargado o seu âmbito às restantes faculdades. Este artigo começa por explicar o modelo organizativo projectado, seguido da descrição dos métodos usados para a observação de aulas em parceria e finalizando com o relato do estado de implementação do programa.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Nº de páginas: 8
Tipo de Licença: Clique para ver a licença CC BY-NC
Documentos
Nome do Ficheiro Descrição Tamanho
De par em par 291.74 KB
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

De par em par na UP: o potencial formativo da observação de pares multidisciplinar (2012)
Artigo em Revista Científica Nacional
Amélia Lopes; Ana Mouraz; José Manuel Martins Ferreira; João Pedro Pêgo
Peer observation of teaching at U.Porto: a multidisciplinary approach to peer observation of teaching (2013)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
João Pedro Pêgo; José Manuel Martins Ferreira; Ana Mouraz; Amélia Lopes
Multidisciplinary Peer Observation as a strategy to promote curriculum development awareness among lecturers in Higher Education (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
José Martins Ferreira; Ana Mouraz; João Pedro Pêgo; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira
De Par em Par (2014)
Artigo em Livro de Atas de Conferência Internacional
José Martins Ferreira; João Pedro Pêgo; Ana Mouraz; Amélia Lopes; José Fernando Oliveira; Isabel Ferreira
Recomendar Página Voltar ao Topo