Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Reporter fired for plagiarism : a forensic linguistic analysis of news plagiarism

Reporter fired for plagiarism : a forensic linguistic analysis of news plagiarism

Título
Reporter fired for plagiarism : a forensic linguistic analysis of news plagiarism
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2015
Outras Informações
ID Authenticus: P-011-8VW
Abstract (EN): O plágio tem sido tradicionalmente classificado como um ato imoral e violador das normas éticas, mais do que uma ação ilegal (Garner 2009; Goldstein 2003), e o plágio jornalístico não é exceção. Como referem Coulthard & Johnson (2007), a reutilização de texto por jornalistas, sem atribuição ou com atribuição de autoria inadequada, não é normalmente considerada plágio. A isto acresce o facto de as convenções relativas à reutilização de notícias das agências não serem universais. Porém, as graves consequências inerentes à má prática jornalística (como o caso de Jayson Blair, do The New York Times) mostram que as implicações não se limitam à esfera da ética, mas, pelo contrário, possuem impacto legal, incluindo processos de demissão. Um dos problemas, no entanto, consiste em provar determinada reutilização textual como plágio. Este estudo apresenta os resultados de uma análise linguística forense que pode ser utilizada para provar casos de suspeita de plágio ou para iniciar a investigação de textos insuspeitos. Com o objetivo de identificar os mecanismos utilizados e como pelos jornalistas para comporem os seus próprios textos a partir das notícias das agências, este trabalho compara notícias publicadas na secção Mundo de jornais de referência portugueses com possíveis fontes publicadas em inglês. Os resultados da análise mostram que: (a) a atribuição de autoria é, frequentemente, inadequada, mesmo quando os jornais de referência citam as suas fontes (normalmente, conhecidas agências internacionais); (b) nem sempre existe uma correspondência direta com uma única fonte entre a versão plagiadora e a versão plagiada (indicando reutilização de texto de diferentes media e websites internacionais); e (c) as notícias são plagiadas a partir de textos publicados noutras línguas, constituindo plágio translingue. Conclui-se que a análise linguística forense possui potencial de prova e de investigação em casos de plágio e violação de direito de autor, não só monolingue, mas também translingue.
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

The dawn of the human-machine era: a forecast of new and emerging language technologies (2021)
Relatório Técnico
Sayers, Dave; Sousa-Silva, Rui ; Höhn, Sviatlana
Análise da escrita manual e linguística de um documento histórico (2022)
Outra Publicação em Revista Científica Nacional
Alves, Joana; Regalado, Jaime; Sousa-Silva, Rui; Azevedo, Rui; Carvalho, Áurea Madureira
Legal-Lay Communication: Textual Travels in the Law (2014)
Outra Publicação em Revista Científica Internacional
Sousa Silva, R
The Dawn of the Human-Machine Era: A forecast of new and emerging language technologies (2021)
Outras Publicações
Sayers, D; Sousa-Silva, R; Höhn, S; Ahmedi, L; Allkivi-Metsoja, K; Anastasiou, D; Be¿u¨, ¦; Bowker, L; Bytyçi, E; Catala, A; Çepani, A; Chacón-Beltrán, R; Dadi, S; Dalipi, F; Despotovic, V; Doczekalska, A; Drude, S; Fort, K; Fuchs, R; Galinski, C...(mais 25 autores)

Ver todas (62)

Da mesma revista

Two base generated structures for ditransitives in European Portuguese (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Brito, Ana Maria
The English R coming! The never ending story of Portuguese rhotics (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Veloso, João
Reporter fired for plagiarism : a forensic linguistic analysis of news plagiarism (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Sousa-Silva, Rui
Para uma ontologia dos estudos de tradução (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Hüsgen, Thomas
ENCADEAr: encadeamento automático de notícias (2015)
Artigo em Revista Científica Internacional
Carla Abreu; teixeira, j; Eugénio Oliveira

Ver todas (8)

Recomendar Página Voltar ao Topo