Resumo (PT):
A partir de exemplares existentes na igreja do antigo convento
de Santa Clara do Porto e de alguns espaços sacros da paróquia de São João
Baptista da Foz do Douro, discorre-se, neste texto, sobre a complexidade
das classifi cações estilísticas na arte da talha e da fragilidade das mesmas
quando confrontadas com a noção de tempo. A mesma obra pode ser portadora de várias vidas, que se acumulam por várias razões: desgaste do uso;
acidentes provocados pela natureza ou mão humana; alterações devocionais
e litúrgicas; novas serventias dos espaços sacros ou simplesmente pelas mudanças do gosto. Procura-se demonstrar a imperativa necessidade do estudo
dos retábulos na diacronia, enquanto realidades orgânicas sujeitas ao devir e
que sofrem, no seu percurso de vida, transformações, adaptações, ocultações,
substituições e mimeses, adquirindo a “forma” que o “tempo” confere aos
objetos, tal como imortalizou George Kubler.
Abstract (EN):
Based on existing examples in the church of the former convent
of Santa Clara do Porto and some sacred spaces in the parish of São João
Baptista da Foz do Douro, this text discusses the complexity of stylistic classifi cations in the gilded woodcarving art and their fragility when confronted
with the idea of time. The same work can be the bearer of several lives that
accumulate for several reasons: wear and tear; accidents caused by nature or
human hand; devotional and liturgical changes; new uses of sacred spaces or simply due to changes of tastes. It seeks to demonstrate the imperative need
for the study of altarpieces in diachrony, as organic realities confronted with
the future. They undergo, in their life course, transformations, adaptations,
concealments, substitutions and mimesis, acquiring the “Shape” that “Time”
gives to objects, as immortalized by George Kubler
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica
Contacto:
Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/19630.pdf