Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Publicações > Visualização > Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do Ensino Superior

Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do Ensino Superior

Título
Variáveis preditoras da indecisividade em estudantes do Ensino Superior
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2015
Autores
Ferreira, Joaquim Armando
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Revista
Vol. 16 1
Páginas: 1-9
ISSN: 1679-3390
Indexação
Classificação Científica
FOS: Humanidades
Outras Informações
Resumo (PT): A indecisividade constitui um tipo de indecisão vocacional que se carateriza por uma dificuldade em efetuar escolhas em vários domínios de vida para além da dimensão da carreira. Pesquisas têm associado à indecisividade um conjunto de caraterísticas psicológicas reveladoras de um menor nível de ajustamento psicológico, como sejam elevados níveis de ansiedade, baixa autoestima, locus de controlo externo e um sentido de identidade pouco desenvolvido. Esta investigação teve como objetivo analisar a capacidade preditiva das variáveis acima assinaladas na indecisividade. Recorrendo a uma amostra de 521 estudantes universitários verificou-se que a equação de regressão explicou 53% da variância da indecisividade. São abordadas implicações para a intervenção com indivíduos indecisivos.
Abstract (EN): Indecisiveness it is a type of career indecision that is characterized by a pervasive difficulty in making decisions regarding several life dimensions besides just career choice. Research has associated indecisiveness with a set of characteristics that indicates lower levels of psychological adjustment, like high levels of anxiety, low self-esteem, external locus of control and a poorly developed sense of identity. This study aimed to analyze the capacity of the variables mentioned above to predict indecisiveness. Using a sample of 521 college students, it was found that the regression equation accounted for 53% of the variance in the indecisiveness scores. Implications for intervention with indecisive individuals are discussed.
Idioma: Português
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Notas: Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v16n1/02.pdf . Indexadores: PsycINFO; SCOPUS; REDALYC (Red de Revistas científi cas de América Latina y el Caribe, España y Portugal); CLASE (Universidad Nacional Autônoma de México); LILACS (Literatura Latinoamericano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde, Brasil); Catálogo LATINDEX; PSICODOC (Universidad Complutense de Madrid); PEPSIC (Portal de Periódicos Eletrônicos em Psicologia); Index Psi Periódicos (CFP/PUCCAMP) (www.bvs.psi.org.br); Disponível nas bibliotecas da Rede Brasileira de Bibliotecas da Área de Psicologia - (ReBAP) - (www.bvs-psi.org.br/rebap)
Documentos
Não foi encontrado nenhum documento associado à publicação com acesso permitido.
Publicações Relacionadas

Dos mesmos autores

Resultados preliminares da adaptação da Vocational Identity Scale (2004)
Poster em Conferência Internacional
Santos, Paulo Jorge; Ferreira, Joaquim Armando

Da mesma revista

Sucesso na transição escola-trabalho: a percepção de finalistas do ensino superior português (2006)
Artigo em Revista Científica Internacional
Diana Vieira; Joaquim Luís Coimbra
Significados atribuídos ao trabalho pelos jovens adultos portugueses do ensino superior: modo crise? (2014)
Artigo em Revista Científica Internacional
Ana Martins; Joaquim Luís Coimbra
Será que sou capaz? Estudo diferencial de auto-eficácia com alunos do nono ano (2010)
Artigo em Revista Científica Internacional
Susana Coimbra; Anne Marie Fontaine
Pedidos, problemas e processos: alguns dilemas da intervenção em consulta psicológica vocacional (2005)
Artigo em Revista Científica Internacional
Inês Nascimento; Joaquim Luís Coimbra

Ver todas (21)

Recomendar Página Voltar ao Topo