Resumo: |
aelucidação de fatores endógenas e exógenos da inovação educativa e da recuperação do diálogo intergeracional. A educação foi um eixo central de desenvolvimento nos últimos 50anos em Portugal. Os professores foram essenciais neste trajeto ao longo do qual deram passos firmes na afirmação do seu profissionalismo [1]. Aqueles que começaram o exercíciodocente nos anos 1970 e que agora chegam ao fim da carreira têm com eles a história real da evolução de um sistema educativo e das suas peripécias; a memória das inovações e da reforma; um conhecimento da escola e da sua transformação e inércia, e das crianças e jovens nas suas diferentes gerações; possuem um conhecimento de dentro (nem sempreconsciente) das dificuldades e oportunidades de melhoria. Toda esta riqueza de conhecimento vivido [2] pode ser um contributo crucial para o estudo dos professores e da mudançaeducativa (social, curricular e política) [3]. Por outro, o envelhecimento do corpo docente, associado à ausência da sua renovação e perda de atratividade da profissão [4], temdificultado o convívio entre gerações de professores [5]. O facto de nos próximos 10 anos cerca de 50% do corpo docente se ir reformar [4] aumenta a necessidade de aprofundar oestudo sobre os processos de diálogo intergeracional. Informado pelo desenvolvimento do profissionalismo dos professores e a valorização da profissão docente [6] [7] [8], esteprojeto tem o objetivo geral de criar resultados de investigação e dispositivos que deem conta de histórias de professores e suas variáveis cruciais para a mudança, e que promovamo diálogo entre antigos e novos professores e a sociedade. São seus objetivos específicos: produzir narrativas de vida que deem conta de dimensões crucias de inovação e mudançano sistema educativos nos últimos 50 anos; promover o diálogo intergeracional na formação de professores e avaliar os seus efeitos; produzir versões digitais multimodais denarrativas de vida e de diálogos intergeracionais "exemplaresR |
Resumo aelucidação de fatores endógenas e exógenos da inovação educativa e da recuperação do diálogo intergeracional. A educação foi um eixo central de desenvolvimento nos últimos 50anos em Portugal. Os professores foram essenciais neste trajeto ao longo do qual deram passos firmes na afirmação do seu profissionalismo [1]. Aqueles que começaram o exercíciodocente nos anos 1970 e que agora chegam ao fim da carreira têm com eles a história real da evolução de um sistema educativo e das suas peripécias; a memória das inovações e da reforma; um conhecimento da escola e da sua transformação e inércia, e das crianças e jovens nas suas diferentes gerações; possuem um conhecimento de dentro (nem sempreconsciente) das dificuldades e oportunidades de melhoria. Toda esta riqueza de conhecimento vivido [2] pode ser um contributo crucial para o estudo dos professores e da mudançaeducativa (social, curricular e política) [3]. Por outro, o envelhecimento do corpo docente, associado à ausência da sua renovação e perda de atratividade da profissão [4], temdificultado o convívio entre gerações de professores [5]. O facto de nos próximos 10 anos cerca de 50% do corpo docente se ir reformar [4] aumenta a necessidade de aprofundar oestudo sobre os processos de diálogo intergeracional. Informado pelo desenvolvimento do profissionalismo dos professores e a valorização da profissão docente [6] [7] [8], esteprojeto tem o objetivo geral de criar resultados de investigação e dispositivos que deem conta de histórias de professores e suas variáveis cruciais para a mudança, e que promovamo diálogo entre antigos e novos professores e a sociedade. São seus objetivos específicos: produzir narrativas de vida que deem conta de dimensões crucias de inovação e mudançano sistema educativos nos últimos 50 anos; promover o diálogo intergeracional na formação de professores e avaliar os seus efeitos; produzir versões digitais multimodais denarrativas de vida e de diálogos intergeracionais "exemplares" e torná-los acessíveis em repositório aberto- para investigação, formação e comunicação com a sociedade. Tendo porpano de fundo as transformações das últimas décadas [1], o atual envelhecimento do corpo docente [4] e as possibilidades abertas pela investigação biográfica para a compreensãodos processos históricos quotidianos, a formação e a comunicação com a sociedade [2][9], o estudo tem três eixos teóricos: construção do profissionalismo dos professores e dainovação educativa; rejuvenescimento do corpo docente e diálogo intergeracional; investigação-biográfico narrativa e criação de repositório aberto [9] [10]. O projeto desenvolve-seem três etapas: Recolha e análise de histórias de vida de professores que iniciaram a sua carreira nos anos 1970 (tendo em conta o género e a abrangência regional);Desenvolvimento e avaliação de projetos de formação inspirados pela investigação-ação promotores do diálogo intergeracional; Criação de um Repositório aberto de Histórias deEnsino e Formação constituído por protótipos das histórias e das experiências formativas em função de eixos emergentes da análise. Para além das tarefas de coordenação e dedisseminação, o estudo é constituído por outras 9 tarefas, em certos momentos coincidentes, mas referidas às etapas acima descritas. A etapa 1 dura 16 meses e organiza-se emduas partes: uma preparatória (T2 Lançamento; T3 Revisão de Literatura; T4 Workshop da equipa sobre metodologia biográfico-narrativa) e outra de recolha e análise das históriasde vida (T5 e T 6). A etapa 2 dura 9 meses e é constituída pela implementação (T7), o desenvolvimento (T8) e |