Resumo: |
Este projecto tem por objectivo o desenvolvimento de uma metodologia integrada aplicável ao planeamento e projecto geométrico e operacional deste tipo de estradas.
Especificamente, o objectivo consiste na identificação de um número limitado de ambientes rodoviários significativamente diferenciados, justificando a adopção de diferentes limites de velocidades e a implementação de condições de circulação específicas, e ainda a identificação de um conjunto de critérios base que possam ser usados para identificar esses diferentes ambientes rodoviários.
Para cada um desses ambientes, será desenvolvido um conjunto de princípios e de soluções padrão suficientemente flexíveis e capazes de integrar diferentes volumes de tráfego e perfis transversais tipo.
Finalmente, será desenvolvido um procedimento orientado para a avaliação do desempenho integrado ao nível de um itinerário completo, capaz de analisar a compatibilidade entre as soluções apontadas para os diferentes trechos que integram esse itinerário
Para implementar esta metodologia, há, no entanto, a necessidade de compreender as interacções entre os diferentes utilizadores da estrada, nomeadamente veículo/condutores e peões, e entre estes e a infraestrutura e o ambiente rodoviário.
Assim, o projecto inicia-se com o desenvolvimento de modelos analíticos capazes de estimar a velocidade do tráfego em regime livre e condicionado pelo tráfego, em estradas de duas vias implantadas em diferentes ambientes rodoviários. Estes modelos constituirão uma ferramenta válida para o desenvolvimento e avaliação das soluções padronizadas, tendo por referência a abordagem da FHWA descrita no HCM2000, mas também para a estimação das gamas previsíveis de dispersão de velocidades.
Os modelos de velocidade serão desenvolvidos recorrendo de forma integrada a duas abordagens. Na primeira será utilizado um simulador de condução, em ambiente controlado, para avaliação da influência de um número restrito de características geométricas da |
Resumo Este projecto tem por objectivo o desenvolvimento de uma metodologia integrada aplicável ao planeamento e projecto geométrico e operacional deste tipo de estradas.
Especificamente, o objectivo consiste na identificação de um número limitado de ambientes rodoviários significativamente diferenciados, justificando a adopção de diferentes limites de velocidades e a implementação de condições de circulação específicas, e ainda a identificação de um conjunto de critérios base que possam ser usados para identificar esses diferentes ambientes rodoviários.
Para cada um desses ambientes, será desenvolvido um conjunto de princípios e de soluções padrão suficientemente flexíveis e capazes de integrar diferentes volumes de tráfego e perfis transversais tipo.
Finalmente, será desenvolvido um procedimento orientado para a avaliação do desempenho integrado ao nível de um itinerário completo, capaz de analisar a compatibilidade entre as soluções apontadas para os diferentes trechos que integram esse itinerário
Para implementar esta metodologia, há, no entanto, a necessidade de compreender as interacções entre os diferentes utilizadores da estrada, nomeadamente veículo/condutores e peões, e entre estes e a infraestrutura e o ambiente rodoviário.
Assim, o projecto inicia-se com o desenvolvimento de modelos analíticos capazes de estimar a velocidade do tráfego em regime livre e condicionado pelo tráfego, em estradas de duas vias implantadas em diferentes ambientes rodoviários. Estes modelos constituirão uma ferramenta válida para o desenvolvimento e avaliação das soluções padronizadas, tendo por referência a abordagem da FHWA descrita no HCM2000, mas também para a estimação das gamas previsíveis de dispersão de velocidades.
Os modelos de velocidade serão desenvolvidos recorrendo de forma integrada a duas abordagens. Na primeira será utilizado um simulador de condução, em ambiente controlado, para avaliação da influência de um número restrito de características geométricas da estrada na velocidade. A segunda basear-se-á na análise estatística das inter-relações entre variáveis ligadas à infraestrutura, ao ambiente envolvente e às condições do tráfego. Serão também estudadas as relações entre a segurança rodoviária e a velocidade, assim como entre a segurança e o volume do tráfego, e características prevalecentes da estrada e sua envolvente
Em paralelo, será desenvolvido um modelo estatístico macro de sinistralidade, baseado nos mesmos dados reais recolhidos para o desenvolvimento de modelos de velocidade e no levantamento histórico dos acidentes registados nesses mesmos trechos.
Finalmente, será apresentada uma metodologia baseada na análise multicritério passível de ser utilizada em fase quer de planeamento quer do projecto rodoviário de um itinerário.
A aplicabilidade destes modelos será validada através de um caso de estudo, onde serão avaliadas as condições de funcionamento de um itinerário rodoviário completo, desenvolvidas e optimizadas algumas estratégias de intervenção baseadas nomeadamente na aplicação de medidas de acalmia do tráfego.
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