Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Carmen Ferreira

Carmen Ferreira

Fotografia de Carmen do Céu Gonçalves Ferreira
Nome: Carmen do Céu Gonçalves Ferreira
Sigla: CCGF
Estado: Ativo
http://orcid.org/0000-0002-8783-933X
Extensão Telefónica: 4145
Telf.Alt.: 226077194
Salas: B245

Funções

Categoria: Professor Auxiliar
Carreira: Pessoal Docente de Universidades
Grupo profissional: Docente
Departamento: Departamento de Geografia
Interrupção: Licença sabática
Início da Interrupção: 01-03-2020
Fim da Interrupção: 31-08-2020

Cargos

Cargo Data de Início
Membro da Comissão Cientifica Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário 2015-10-06
Membro da Comissão de Acompanhamento de Curso Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território 2014-11-14

Apresentação Pessoal

Carmen do Céu Gonçalves Ferreira nasceu no Porto e licenciou-se em Geografia em 1983 pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Foi professora do Ensino Secundário entre 1983 e 1990. Concluíu a profissionalização em exercício, pela Escola Superior de Educação do Porto, no biénio de 1987/1989. É Formadora certificada desde 2004, pelo Concelho Científico-Pedagógico da Formação Contínua nas áreas A16 (Desenvolvimento Económico e Social) e A35 (Geografia). Possui o Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores com obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas (CCP nº F612885/2013), concluído em Julho 2013, pelo Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP).
 
Em 1991, torna-se docente do Departamento de Geografia da FLUP. Apresentou, em 1996, Provas de Mestrado na Universidade de Coimbra, especialização em Geografia Física, com a dissertação “Erosão hídrica em solos florestais. Estudo em povoamentos de Pinus pinaster e Eucalyptus globulus em Macieira de Alcôba – Águeda”. Em 2008 concluíu o Doutoramento em Geografia Física, na Universidade do Porto, com a dissertação que se intitula Degradação do Solo no concelho de Gondomar: uma perspectiva geográfica. Contribuição para a definição de estratégias de planeamento e ordenamento do território.
 
É Auditora de Defesa Nacional, pelo Instituto de Defesa Nacional (IDN) desde 2011, tendo apresentado o Trabalho de Investigação Final intitulado “A Gestão de Águas Transfronteiriças: implicações na Defesa e Segurança Nacional”. Possui Pós-Graduação em Direito e Segurança pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, concluída em 2014, e Título Profissional de Auditor de Segurança Interna.
 
Foi-lhe atribuída uma Bolsa pela Comissão Europeia para participação no Curso sobre “Desertification in a European Context. Physical and Socio-economic aspects, European School of Climatology and Natural Hazards” - Commission of the European Communities, em Outubro de 1993. Em 2015, de Março a Maio, foi Pesquisadora Visitante do Laboratório de Geomorfologia, Geotecnologias e Análise Ambiental (LAGEO) – Universidade Federal Fluminense (UFF), Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, Brasil, financiada pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). 
 
É, atualmente, Professora Auxiliar do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (CEGOT). É membro do Conselho de Departamento de Geografia; membro da Comissão Científica do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário e membro da Comissão de Acompanhamento do Mestrado em Riscos, Cidades e Ordenamento do Território.
 
Desenvolve investigação, docência e orientação de estudantes nas áreas de Degradação e Conservação dos Solos; Hidrologia; Recursos Hídricos e Ordenamento do Território; Conflitos pela água e Riscos Naturais, áreas essas de domínio das suas publicações. 
De acordo com as suas áreas de interesse e investigação é membro da Sociedade Portuguesa da Ciência do Solo (SPCS) e da European Society for Soil Conservation (ESSC), da Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança (RISCOS), bem como da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH).

Áreas de Interesse

  1. Ciências Naturais > Ciências agrárias > Ciência do solo
  2. Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da água
  3. Ciências Naturais > Ciências do ambiente > Ciências da terra > Geografia física

Outros

Categoria: Não definida
Centro de Investigação & Desenvolvimento: Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território - Porto
Faculdade: Faculdade de Letras da Universidade do Porto
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Faculdade de Letras da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2013-10-17 I  Página gerada em: 2019-05-25 às 10:41:24 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais